Qual é a verdadeira prosperidade?

15 de janeiro de 2016

Qual é a verdadeira prosperidade?


     "Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: comer, e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, em que trabalhou debaixo do sol, todos os dias da sua vida que Deus lhe deu porque esta é a sua porção"; (Ec 5.18).

     Existem dois grupos: Deus deixa o todo homem (genericamente falando) que vive na Terra viver, trabalhar e ter as suas riquezas. Esse é o primeiro grupo.  Mas, existe também o segundo grupo. O grupo dos homens que temem a Deus e que trabalham em prol do Seu Reino. Esses  (a qual eu me incluo) além de terem de Deus desfruto aqui agora na terra, também terão na Eternidade com Cristo. "E quanto ao homem, a quem Deus deu riquezas e fazenda e lhe deu poder para delas comer, e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus"; (Ec 5.19). O dicionário da língua portuguesa define o vocábulo, a palavra PROSPERIDADE da seguinte forma: Prosperidade é a qualidade de ser uma pessoa próspera, de quem é próspero. A prosperidade é uma combinação, uma junção, uma congregação  de 4 fatores primordiais. (1) Riquezas; (2) Saúde; (3) Amizades; (4) Paz. Uma pessoa próspera é aquela que consegue equilibrar esses 4 fatores! Infelizmente algumas pessoas limitam a prosperidade somente aos bens financeiros, que é apenas 1 desses fatores. Não adianta ter riquezas sem ter saúdeSe uma pessoa tem dinheiro, mas está em fase terminal de câncer. Com certeza essa pessoa daria todo o dinheiro que ela possui para curar-se. Não adianta ter riquezas sem ter saúde, e não ter amigosNão teria graça nenhuma, não teria sentido algum! Afinal compartilhar com quem? 


      Alguém pode questionar, indagar, perguntar: E a família? Família esta incluso em amizade. 1º tem que haver a amizade, tem que ser amigo de seus familiares. Essa combinação de riquezas, saúde e amizades é o que algumas pessoas chamam de prosperidade! Mas não esta completo. Ainda falta um fator. Não adianta ter riquezas, saúde, amigos e não ter paz! A verdadeira prosperidade é coadunar tudo isso em relação a Deus! O homem tem que estar bem em seu ser completo: Alma, espírito e corpo. E sem a presença de Deus é impossível se ter paz! Equilibrando esses 4 fatores, se obtém a prosperidade. Dentro do fator riquezas está o aspecto financeiro. O que é o sucesso financeiro? É quando uma pessoa tem dinheiro para realizar tudo o que ela deseja! Quando uma pessoa deixa de realizar alguma coisa por falta de dinheiro, é porque ela ainda não alcançou a independência financeira. 

Existem 4 níveis financeiros!

     1º O nível da sobrevivência - A própria palavra si define por si mesma. Nesse nível a pessoa esta sobrevivendo, ela esta recebendo hoje para pagar o que ela gastou ontem. E geralmente a pessoa chega à conclusão de que ela esta gastando mais do que ela esta ganhando. 2º O nível trocando seis por meia duzia - É o nível conhecido como 6 por seis, a pessoa gasta aquilo que ela esta ganhando “Elas por elas”, “Fica tudo igual”.  Não sobra nada. 3º O nível debaixo do colchão - A pessoa consegue ganhar mais do que ela gasta, sobra alguma coisa. So que ela não sabe fazer essa sobra render. Não sabe administrar, não sabe como aplicar. Então essa sobra é quardada em algum lugar provisoriamente como reserva. Essa sobra não é investida, não gera rendimentos. 4º O nível da independência - Infelizmente conforme estatísticas, somente uma minoria de 13% da população mundial consegue adquirir, chegar ao alcance desse nível financeiro.  Mas não é esse o caminho que eu quero te incentivar a caminhar, trilhar. E para entender essa consciência de prosperidade, você terá que aprender certos princípios importantíssimos para o seu entendimento. 

   Alguns pensamentos, crenças e valores contrários a prosperidadeNós temos que entender muito bem a essas questões! Afinal gastar, ganhar, economizar, receber, comprar, vender, emprestar e investir. Faz parte de leis que funcionam e são atuantes em qualquer lugar desse mundo. Leis que deveriam ser ensinadas para as pessoas apartir do jardim de infância. Infelizmente a maioria das pessoas nascem, vivem e morrem sem aprender a utiliza-lás! Existe também a questão da matemática financeira. Infelizmente algumas pessoas não gostam de soma de números. E dificilmente, com algumas raras exceções uma pessoa que não gosta de contar números se torna uma pessoa milionária. Como adquirir a consciência de prosperidade? Como fazer o dinheiro trabalhar para você, invés de você trabalhar pelo dinheiro. Essa consciência permite a uma pessoa viver nesse mundo com ou sem riquezas financeiras. É claro, e evidente que é mais fácil de se realizar algo nessa vida com dinheiro, do que sem dinheiro. Mas existêm pessoas que vivem nesse mundo de uma maneira muito boa, sem necessariamente terem muito dinheiro. 
     
Graça & Paz.

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.