E havia fome naquela terra?

15 de fevereiro de 2014

E havia fome naquela terra?


   “E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra”; (Gn 12.10). 

     1º DEUS FAZ A PROMESSA Todas as vezes que Deus faz uma promessa para alguém, Ele coloca uma prova equivalente e proporcional a promessa. Exemplo: Ele te promete prosperidade, haverá necessidades, ele te promete uma companhia abençoada, aparecerão más companhias. Deus faz uma promessa a Abrão, Ele promete uma terra. “E apareceu o Senhor e disse: À tua semente darei esta terra”; (Gn 12.7a). Abrão já tinha terra, o que ele queria mesmo era um filho. Ele armou uma tenda e edificou um altar. “E moveu se dali para a montanha a banda do oriente de Betel e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor e invocou o nome do Senhor”; (Gn 12.8). 2º DEUS MANDA UMA PROVA - “E havia fome naquela terra”; (Gn 12.10a). Deus dá a terra para Abrão, e agora vem fome sobre essa terra! Deus da à promessa e manda a prova de imediato para Abrão.  "E desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali”; (Gn 12.10b). Abrão não confiou em Deus! Afinal estava no começo da sua chamada. Veio à fome sobre a terra e ele em vez de clamar ao Senhor para mandar chuva sobre essa terra, ele preferiu descer ao Egito. Descer ao Egito é o mesmo que perder a fé é a mesma coisa que dizer para Deus que não confiamos na sua providência. Se Abrão pedisse a Deus chuva, Deus com certeza mandaria. Mas não, ele preferiu descer ao Egito, para peregrinar (percorrer, viajar) ali. 

    Ele foi peregrinar porque o Egito (tipologia do mundo) não era o seu lugar, não era a sua terra. Abrão já tinha uma terra dada por Deus. NO EGITO ABRÃO MENTE“E aconteceu que, chegando ele para entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher:  Ora, bem sei que és mulher formosa à vista”; (Gn 12.11).  Quando se esta no Egito usa-se as regras do Egito. Quando se esta no mundo usa-se as regras do mundo! Ex: Mentira, engano, trapaça etc. Mal Abrão chegou ao Egito, ou melhor “chegando ele para entrar no Egito” Já adquiriu um espírito de mentira: “Dize, peço te, que és minha irmã”; (Gn 12.13a). Ela  não era 100% irmã de Abrão (mesmo pai e mesma mãe). Na realidade Sarai era meia irmã de Abraão. No Oriente casavam-se entre irmãos e sobrinhos (código de Hamurabi), prática que mais tarde a lei de Moisés proibiu, por considerá-la incestuosa. “E, na verdade, é ela também minha irmã, filha de meu pai, mas não filha da minha mãe; e veio a ser minha mulher”; (Gn 20.12). Aprenda algo muito importante. Nunca minta! Principalmente ao seu respeito. Que seja metade ou inteira, mentira é mentira! Abrão lançou a palavra no mundo espiritual, e quando se lança a palavra ela se cumpre. Sabe por quê? Porque a palavra é a moeda do mundo espiritual. “E aconteceu que, entrando Abrão no Egito, viram os egípcios a mulher, que era mui formosa. E viram-na os príncipes de Faraó e gabaram-na diante de Faraó; e foi a mulher tomada para a casa de Faraó”; (Gn 12.14,15). NÃO RECEBA PRESENTES DO INIMIGO“E fez bem a Abrão por amor dela; e ele teve ovelhas, e vacas, e jumentos, e servos, e servas, e jumentas e camelos”; (Gn 12.16). Na mentira Satanás enriquece a pessoa! Mas sai muito caro. Egito é um tipo do mundo e Faraó é um tipo de Satanás. Faraó deu riquezas e presentes para Abrão.  E o pior é que Abrão aceitou! Meu irmão não aceite presentes de Satanás! O que ele te dá ele vai te cobrar, de uma forma ou de outra ele vai te cobrar. No meio dos presentes, vacas, ovelhas, jumentos, jumentas, servos e servas.  Satanás deixa uma armadilha para Abrão. Ele deixa um trunfo que ele iria usar na hora certa! Ele da para Abrão uma pequena serva, uma menininha chamada Agar. E nos sabemos o que aconteceu com Abrão e com a nação de Israel por causa desta serva Agar.  Ela concebeu a Ismael, e não era este o filho que Deus prometerá a Abrão. Os descendentes de Ismael são até hoje os inimigos da nação de Israel.
  
     DEUS FERE A FARAÓ POR CAUSA DE SARAI“Feriu, porém, o Senhor a Faraó com grandes pragas e a sua casa, por causa de Sarai, mulher de Abrão. Então, chamou Faraó a Abrão e disse: Que é isto que me fizeste? Por que não me disseste que ela era tua mulher? Por que disseste: É minha irmã? De maneira que a houvera tomado por minha mulher; agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te. E Faraó deu ordens aos seus varões a seu respeito, e acompanharam-no, a ele, e a sua mulher, e a tudo o que tinha”; (Gn 12.17-20). ABRÃO TEVE QUE VOLTAR AO INICIO“E fez as suas jornadas do Sul até Betel, até ao lugar onde, ao princípio, estivera a sua tenda, entre Betel e Ai; até ao lugar do altar que, dantes, ali tinha feito; e Abrão invocou ali o nome do Senhor”; (Gn 13.3,4). Satanás não pode desfazer a obra de Deus na sua vida, mas se voce deixar ele pode atrasa-lá. Temos que estar no centro da vontade de Deus. Deus so tem compromisso com quem tem compromisso com Ele. O tempo que Abrão esteve no Egito, ele não fez holocaustos para Deus! Quando se esta no mundo o cristão não da o dízimo ao Senhor, não oferta, não adora a Deus. Abrão teve que voltar até ao inicio o local, até o altar que antes ele tinha feito. “E edificou ali um altar ao Senhor e invocou o nome do Senhor”; (Gn 12.8). Abrão passou desnecessariamente por vários transtornos para no fim da história retornar ao local ao qual ele não deviria ter saido, e ainda trazendo uma Agar com ele. NÃO SAIA DA TERRA "Subiu, pois Abrão do Egito”; (Gn 13.1). Porque antes ele havia descido; "E desceu Abrão ao Egito”; (Gn 12. 10). Não deixe o local que Deus te colocou, mesmo que venha fome sobre a terra, Deus esta contigo! Ele vai te sustentar, não desanime. Deus tem compromisso com quem permanece no lugar a onde Ele quer. Não desça ao Egito não volte para o mundo. Voce tem que vencer esta situação!

ABRÃO MENTE, PELA SEGUNDA VEZ Abrão não confiou em Deus e desceu ao Egito! Abrão não venceu a tentação e o que é pior ele mente novamente a cerca de Sarai. Antes ele havia mentindo a Faraó, agora ele mente a Abimeleque, rei dos filisteus. “E partiu Abraão dali para a terra do Sul e habitou entre Cades e Sur; e peregrinou em Gerar. E, havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã, enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara. Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite, e disse-lhe: Eis que morto és por causa da mulher que tomaste; porque ela está casada com marido. Mas Abimeleque ainda não se tinha chegado a ela; por isso disse: Senhor, matarás também uma nação justa?”; (Gn 20.1-4). Deus havia fechado totalmente as Madres das mulheres do povo de Abimeleque por causa de Sara. “E orou Abraão a Deus, e sarou Deus a Abimeleque, e à sua mulher, e as suas servas, de maneira que tiveram filhos; Porque o Senhor havia fechado totalmente todas as madres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão”; (Gn 20.17,18).

     ISAQUE MENTE TAMBÉMAssim como Abrão deu legalidade a Satanás, Isaque faz a mesma coisa. “E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi-se Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar. E apareceu-lhe o Senhor e disse: Não desças ao Egito. Habita na terra que eu te disser; peregrina nesta terra, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e à tua semente darei todas estas terras e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão, teu pai”; (Gn 26.1-3). É serio! A situação se repete so que agora não é com Abrão, e sim com o seu filho Isaque. Desta vez, Deus interveio em pessoa! Com Abrão Deus não interveio, deixou o próprio Abrão decidir. “E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra”; (Gn 12.10). Mas com Isaque não, Ele desceu do Seu trono e veio Pessoalmente falar com ele:  "E apareceu-lhe o Senhor e disse: Não desças ao Egito”. Satanás de novo não, você enganou a Abrão, mas com Isaque será diferente. Quebre toda a maldição que o inimigo por ventura atormenta a tua família. Se o teu pai fumava, voce não vai fumar! Se o teu pai bebia, voce não vai beber! Se tua mãe mentia voce não vai mentir! Se alguem da tua família roubava e se prostituia voce não vai fazer nada disso! Porque Deus em pessoa esta nesta situação te ajudando e dizendo não para Satanás.  O Inimigo não desiste, ele tenta novamente! Abrão mentiu a respeito de Sarai:"E aconteceu que, chegando ele para entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista”; (Gn 12.11). Isaque também mente"E, perguntando-lhe os varões daquele lugar acerca de sua mulher, disse: É minha irmã; porque temia dizer: É minha mulher; para que porventura (dizia ele) me não matem os varões daquele lugar por amor de Rebeca; porque era formosa à vista”; (Gn 26.7). O espírito de mentira que agiu em Abrão age agora em Isaque! Ele mente igual ao seu pai. Abrão não venceu a este espírito de mentira e ele pode atuar em Isaque. MAS ISAQUE NÃO DESCEU AO EGITOIsaque escutou a voz de Deus e não desceu ao Egito. Ele quebrou a maldição da mentira e nunca mais mentiu a cerca de Rebeca. O que aconteceu com Isaque?. "E semeou Isaque naquela mesma terra e colheu, naquele mesmo ano cem medidas, porque o Senhor o abençoava. E engrandeceu-se o varão e ia se engrandecendo, até que se tornou mui grande. E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam”; (Gn 26.12-14).
 
Graça & Paz.

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.