Você já lançou a sua rede?

15 de agosto de 2014

Você já lançou a sua rede?


     “E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas porque mandas, lançarei a rede”; (Lc 5.5). 

     Começar alguma coisa ou algo não é fácil. Agora recomeçar é muito mais difícil, é muito mais complicado. Quando começamos temos o combustível da vontade, somos guiados pelos sonhos. Recebemos uma injeção de metas e propósitos. Temos o desejo do que temos que fazer. Agora é a hora, é tudo ou nada. Nós não colocamos obstáculos, barreiras ou distâncias, não existem cálculos de dificuldades ou fracasso. Vou fazer e pronto. Bem, recomeçar já é muito diferente. Já não temos a força inicial do começo. Os sonhos se tornaram pesadelos. Agora existem cálculos, já são medidas as barreiras, já não é mais na emoção e sim na razão. Somos mais cuidadosos por causa da experiência anterior não bem sucedida. Afinal agora é recuperar ou aprender com o que foi perdido, juntar o resto do que foi quebrado, os cacos do que não deu certo.Tanto começar como recomeçar é possível. Basta tomarmos uma atitude séria e drástica. “E aconteceu que, apertando-o a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré. E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes”; (Lc 5.1,2). 

     Quando a multidão chegou para ouvir a Palavra. A multidão estava tão sedenta, carente e necessitada, que ela quase não deixou espaço para Jesus se mover. 

Não deixe a tua necessidade e tua ansiedade ser maior do que a ação de Jesus na tua vida. Jesus viu! Uma palavra simples de 3 letras (viu). No meio de uma situação em que Ele estava cercado pela multidão. Ele teve uma ampla visão. O que você esta vendo? Diante da multidão que nos cerca, nos temos que ter uma ampla visão. Nos temos que gravar nas nossas mentes, em nossos corações. Jesus conhece todas as nossas necessidades, fracassos e frustrações. Ele conhece, Ele Sabe, Ele vê. Deus não esta alheio, você que acha que Deus não esta nem ai pra você. Ele esta te vendo, te contemplando. Ele vai restaurar a sua situação. Haverá começo ou recomeço. Como Jesus transforma os nossos fracassos em benção? Uma noite de frustração e de tristeza, numa manha cheia de alegria? Deus esta colhendo estas lágrimas que caem agora do seu rosto e transformando em alegria! Jesus te ama, Ele conhece a intimidade dos seus problemas! Jesus teve discernimento de toda aquela situação. Ele viu os barcos ancorados, as redes vazias e os pescadores frustrados, fracassados. Jesus tomou então uma atitude! “E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu lhe que o afasta-se um pouco da terra”; e assentando-se, ensinava do barco multidão”; (Lc 5.3). Participação, envolvimento. O Deus que nos servimos não fica simplesmente sentado em seu alto e sublime trono. Ele te vê e participa do que ocorre na sua vida. Jesus entrou no barco. Entrou na história da vida daqueles pescadores. Ele fez diferença em suas vidas quando eles estavam tristes e fracassados. Jesus faz toda a diferença quando estamos tristes e fracassados. Jesus viu os barcos e os pescadores. Depois ele foi ate a eles e entrou no barco. Jesus observou as suas frustrações. Trabalharam a noite inteira e não pegaram nada, nenhum peixinho se quer eles haviam apanhado. Nada estava dando certo. Eles estavam limpando as redes e preparando o barco para a próxima jornada. Imagine o desgaste físico daqueles pescadores. Sem falar no desgaste mental: Afinal sem peixe para vender, sem dinheiro para pagar as contas. Jesus entrou no barco de Pedro e disse: “Pedro faz um pequeno gesto, empurre o barco. Dê um pequeno empurrão. Quando nos valorizamos as pequenas coisas, Deus realiza grandes milagres em nossas vidas. Depois do pequeno gesto de empurrar o barco, Jesus disse: Vamos agora para uma outra esfera, uma nova dimensão, para um outro nível. Vamos ás águas profundas: 

     “E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto,  e lançai as vossas redes para pescar”; (Lc 5.4). Jesus queria influenciar os conceitos, a mentalidade dos que estavam dentro do barco e aos que estavam fora do barco. Jesus sabia que é necessário haver uma mudança, para então poder observar a uma realidade maior. Jesus venceu as suas mentes, as quais estavam encarceradas em situações limitadas por eles mesmos. Temos que adaptar a nossa realidade as coisas de Deus. Assim não veremos fracassos e derrotas. E isso só ocorre através do ensino e praticidade da Palavra. Simão (Pedro) era um grande pescador, tinha uma companhia de pesca. Mas ele precisava ter a sua mente aberta para dimensões maiores e inexplicáveis. Você é movido pela Palavra e não por situações.   Tem que haver mudança de mentalidade. Pare de determina as situações da sua própria perspectiva de vida. “Tem que ser desse jeito, tem que ser dessa forma”; “Eu penso assim e pronto”; “Não aceito de outra maneira”. Os pescadores recomeçaram a pesca. Agora não é um começo e sim um recomeço. Eles estão novamente de volta à pesca. Você é um profissional, um especialista e habilitado em uma área de ofício ao qual você fez dela o sustento para a tua família.  E parece que tudo terminou nessa palavra “não deu certo”. Não pesquei nada, não resolvi  nada. Talvez você possa estar pensando: “Eu fiz o possível para manter o meu casamento, não há mais nada há fazer”. Joga a rede novamente. Ou alguém que você conhece esta internado no CTI, é somente desligar os aparelhos. Você já parou de orar e interceder. Joga a rede novamente. Quando você jogar a rede, saiba que você irá pescar. A rede não voltará vazia. Jesus esta te mandando lançar a rede. Não tenha medo, você é mais do que vencedor em Cristo Jesus. Joga a tua rede nas águas profundas neste momento. "E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas porque mandas, lançarei a rede”; (Lc 5.5). 

     Pedro foi humilde, Senhor eu sou pescador experiente, entendo de mar. Também entendo de peixe e pesca, e não esta adiantando nada, não estou pegando nada. Jesus eu tenho entendimento e reconheço o que faço e nada esta dando certo. Não tenho apanhado nada! Se não houver mudança no caráter, não haverá respeito ao Senhorio de Jesus. Então não terá fé para recomeçar e lançar a rede novamente. Porque mandas! A Palavra de Deus é que faz a diferença em nossos atos e ações. Tem que haver obediência a Palavra. O mundo esta sem chão, a multidão esta sedenta, carente. Muitos de nos já tivemos fracassos, derrotas, situações de desespero, mas um dia Jesus viu o estado pecaminoso do homem na terra, veio de encontro ao homem. Jesus restaurou as nossas vidas. Mudou a nossa história. “E fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique”;  (Lc 5.6,7). Quando Jesus venceu as frustrações e fracassos daqueles pescadores. Houve um recomeço, aconteceu uma restauração e foi fácil encher as redes e os barcos. São muitas variedades de peixes! Haverá benção de Deus em todas as áreas da tua vida.
  
Graça & Paz.

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.