As suas metas são realidades?

15 de abril de 2015

As suas metas são realidades?


     “E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia”; (Dn 1. 8).

     Tudo começa, tudo se inicia em um sonho! Tem muitas pessoas que nem sonham mais! Já outras sonham 24 horas por dia. Tenha metas (alvo, mira, objetivo, finalidade, propósito). A coisa mais importante que é a sua vida. Você ainda não planejou nada para viver? Quem falha em planejar, planeja em falhar! Viva o hoje e planeje o seu amanhã! Se eu lhe pergunta o que você ira fazer daqui a pouco talvez você ate me responda. Mas como você estará daqui a 5, 4, 3, 2, 1 ano. Daqui a um mês, uma semana? Amanhã de manhã? Saiba escolher. Decida o que você quer da “tua” e“na” tua vida. Muitas pessoas sabem o que elas não querem, não é mesmo? Mas não sabem o que elas realmente querem. (1) Nada ocorre na sua vida, sem a sua própria participação! Nem mesmo milagres. (2) Ter metas na vida é fundamental para transforma os sonhos em realidades. (3) Pensamentos geram sentimentos que geram comportamentos. Analisaremos 8 TIPOS DE METAS, as quais eu considero importantíssimas para a realização de seus sonhos. É essencial que aja equilíbrio entre essas metas! 1ª META / PROFISSIONAL– “E que tivessem habilidade para viver no palácio do rei”; (Dn 1.4). Faça tudo com amor e excelência! Mesmo que no momento você não esteja gostando do que você esta fazendo. Aprenda algo nesta situação! Daniel almejou ser alguém na vida: Estou diante do rei? Não vou ficar somente servindo! A sua família é importante! Tem que haver um equilíbrio, se você só trabalhar enfartará ou então entrará em depressão. 

     2ª META / PESSOAL– “E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia”; (Dn 1. 8).  A meta tem que ser tua! Se você esta cursando, estudando, fazendo Medicina por causa do papai, ou da mamãe, não vai dar certo. 1º Faça uma meta que seja sua. 2º E que você goste, tenha prazer em realizar. Se você não estiver satisfeito e feliz, será difícil de atingir as outras pessoas do seu convívio cotidiano. 3ª META / ESPIRITUAL – “Ora, deu Deus a Daniel graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos”; (Dn 1. 9). Nós vivemos em um mundo físico, mas que sofre influências espirituais. Você tem que ter este entendimento! Você tem que orar, jejuar! A batalha é vencida no mundo espiritual. A vitória é conquistada com a boca no pó e joelho no chão. 4ª META / SOCIAL– “Então, disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel (Beltessazar), Hananias (Sadraque), Misael (Mesaque) e Azarias (Abede-Nego)”; (Dn 1. 11). Daniel escolheu as suas amizades. Com quem você anda? Com quem você se envolve? Quem são os seus amigos? Se você quer voar como águia não ande em galinheiro! Nadar contra a correnteza já não é fácil, imagine com alguém pendurado no seu pescoço. 5ª META / FÍSICA – “E, ao fim dos dez dias, pareceram os seus semblantes melhores; eles estavam mais gordos do que todos os jovens que comiam porção do manjar do rei”; (Dn 1. 16). Corpo saudável, mente saudável! A mente não esta na cabeça, na cabeça está o cérebro, a mente esta por todo o corpo. Tem pessoas que só tem meta física. Pensam somente no corpo. Homens! Um dia a musculatura vai embora. Mulheres!,! A garantia do seio de silicone é somente de 10 anos! 6ª META / EDUCACIONAL “Ora, a esses quatros jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda visão e sonhos”; (Dn 1. 17). Toda aprendizagem depende dessas 4 Fases. Todo processo de aprendizagem ocorre em fases (estágios, etapas).

     (A) IGNORÂNCIA – A pessoa não sabe o quanto ela não sabe. Exemplo: Se uma pessoa não é piloto de avião, ela não sabe o conhecimento que ela precisa ter para pilotar o avião. Esta pessoa não tem nenhuma dúvida de nada, porque ela não sabe nada de pilotagem. Essa pessoa se matricula em uma escola de pilotagem. Ela passa a adquirir conhecimento, a ter, a aprender as noções básicas de como pilotar um avião. Ela esta apta para a 2ª fase. (B) CONSCIÊNCIA – Agora a pessoa sabe o quanto que ela não sabe. Ela se tornou conscientemente incompetente (Ela tem a consciência de que era ignorante em pilotar). Se essa pessoa se interessar em continuar a ser instruída em pilotar avião, tirar a licença de pilotagem (brevê) e completar as horas necessárias de vôo. Estará apta para a 3ª fase. (C) CONHECIMENTO – Essa pessoa adquiriu o conhecimento de como pilotar. E com a prática ela alcançará a última fase de aprendizagem. Você se lembra de quando você aprendeu a dirigir um automóvel? Você entrou no carro, assentou-se, olhou para baixo e viu três pedais, o acelerador, a embreagem e o freio. E você pensou: “Estou com um problema? Só tenho dois pés”.Provavelmente, você olhou para a pessoa que estava ao seu lado no banco do passageiro da frente e disse: “Não conversa comigo, porque eu estou dirigindo”.Sem falar nos retrovisores dianteiros e laterais. Era complicado! Mas, você foi melhorando, praticando e adquirindo experiência. Ela esta apta para a 4ª fase. (D) SABEDORIA – Após concluir o curso de pilotagem, a pessoa já sabe pilotar, ela é um piloto. Você já tirou a sua carteira de motorista, você agora já dirige sem nenhum problema. Já esta tudo nos reflexos, sentidos e instintos. E codificados em seu cérebro. É a fase da sabedoria. Você não sabia o quanto que você sabe. Agora que você sabe! Uma dica importantíssima que os mestres e professores deveriam saber e entender nos seus alunos. Entre a fase da CONSCIÊNCIA e a fase do CONHECIMENTO existe uma coisa chamada “CONFUSÃO”. Se você não tem noção nenhuma de uma determinada coisa, ou algo. Você não tem confusão em relação a ela. Confusão é um sinal de que o conhecimento está chegando! Esta confuso? Não se preocupe, continue o conhecimento esta perto!

     7ª META / FAMILIAR – “Ó Deus de meus pais, eu te louvo e celebro porque me deste sabedoria e força; e, agora, me fizeste saber o que te pedimos, porque nos fizeste saber este assunto do rei”; (Dn 2.23). A formação do nosso caráter ocorre em 3 Fases; (absorção, modelação e socialização). A nossa personalidade depende 75% de nossa base familiar ou de quem nos criou. Casamento saudável, família e filhos saudáveis. Os Seus filhos são tão importantes quanto você! Os nossos filhos não são nossos! Eles crescem e vão embora, igual nós fomos. Ocorre então: A SÍNDROME DO NINHO VAZIO: Os pais passam a vida inteira em função dos filhos, e quando eles vão embora viverem as suas vidas. O esposo olha para a sua esposa e não sabem o que fazer, pois sempre viveram em função dos seus filhos. 8ª META / FINANCEIRA – “Então o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitos e grandes presentes, e o pôs por governador de toda a província de Babilônia, como também por principal governador de todos os sábios de Babilônia”; (Dn 2.48). Dinheiro é importante! Nós vivemos em um mundo físico. Mas tem pessoas que são capazes de fazer qualquer coisa por causa de dinheiro. Deus sempre engrandeceu, engrandece e engrandecerá aos seus ungidos. 1º se recebe para depois dar. Nós so damos o que já recebemos!

OS 5 SEGREDOS EM RELAÇÃO ÀS METAS

     1º SEGREDO / PRIORIDADE – Nós vivemos de acordo com as nossas prioridades. Quando você diz: “Eu não tenho tempo para fazer isso”, é porque não é sua prioridade fazer. Quando você tiver, realmente, uma prioridade, eu lhe garanto que você vai encontrar tempo para fazer. Se eu te disser: Arrume a essa sua garagem bagunçada, que eu lhe dou uma viagem de uma semana para o Bahamas? Bem lhe garanto que em 3 horas a sua garagem estará bem limpa! 2º SEGREDO / LOCALIZAÇÃO – Se você me ligar e disser: “Você poderia me fazer um favor e me apanhar aqui onde eu estou?”. Eu vou responder: ”Claro que sim”. E vou lhe perguntar: ”A onde você esta?”.Se você responder: “Eu não se a onde eu estou”. Vai ficar difícil de te ajudar, não é mesmo. A onde você esta em relação a sua meta? Ela é em curto prazo (uma corrida de 100 metros) ou ela é em longo prazo (uma maratona de 2 horas)? Se for uma meta longa, você não vai ficar triste, por que o seu patrão brigou com você hoje no trabalho, não é mesmo? Afinal terão mais dias pela frente, lembre-se é uma maratona. 3º SEGREDO / DATA – Quer que alguma coisa aconteça na sua vida? Estipule, determine uma data! Sabe aquele livro que você comprou, pôs na prateleira e que “algum dia” irá ler? Ele está empoeirado há anos porque “algum dia” não existe no calendário. É um dia que nunca vai chegar. Se você dissesse: “Vou lê-lo até o final do mês”, você arrumaria tempo para fazê-lo, Mas como você diz que algum dia irá lê-lo, seu subconsciente responde: perfeitamente, quando algum dia chegar, nós leremos o livro. 4º SEGREDO / COMPROMISSO – Você tem que estar comprometido com a sua meta. Estar comprometido é muito mais do que estar envolvido. No café da manhã de um hotel servem-se ovos com bacon: a galinha estava envolvida, dando os ovos, ao passo que o porco estava comprometido com o bacon, ele teve que morrer! 5º SEGREDO / AMBIÇÃO – Ambição não é ruim! É boa, desde que você não passe por cima das pessoas para atingir as suas metas. Seja uma pessoa ambiciosa, queira vencer. Pense grande, atire alto! Mire na lua, por que se você errar, mesmo assim ainda estará acertando algumas estrelas.

Graça & Paz.

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.