Você ainda pede porção dobrada do Espírito?

15 de julho de 2014

Você ainda pede porção dobrada do Espírito?


     “Então Elias tomou a sua CAPA, e a DOBROU, e feriu as águas, as quais se dividiram para as duas bandas; e passaram ambos em seco. Sucedeu, pois, que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim”; (2 Rs 2.8,9). 

     Você ainda pede porção dobrada do Espírito Santo para Deus? Bem até o final deste estudo talvez você mude a sua opinião! Vamos entender algumas passagens bíblicas antes de adentrarmos no assunto em si. “Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos (concordantemente) no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”; (At 2.1-4). Entre as 8.109 promessas espalhadas pelos 66 livros da Bíblia Sagrada que são contáveis. Esta é uma das TRÊS maiores promessa feitas por Deus. (1ª) A SEMENTE DA MULHER“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”; (Gn 3.15). (2ª) O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO; (o texto citado acima; At 2.1-4). (3ª) O RETORNO DE JESUS - “E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir”; (At 1.10,11). 

      QUAL FOI O 1º TRABALHO DO ESPÍRITO SANTO? “No princípio, criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”; (Gn 1.1,2). É a 1ª referência ao Espírito de Deus na BÍBLIA SAGRADA, deixando bem claro e testificando como desde o início Ele já estava atuante. A palavra hebraica (merachêfet) aqui traduzida por “se movia”; “aquecia”; ou “pairava”. É uma palavra rara utilizada somente em dois textos da Bíblia Sagrada. No texto de Gênesis e em Deuteronômio. “Como a águia desperta o seu ninho, se move sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas”; (Dt 32.11). O QUE É UM AMBIENTE SEM FORMA? O que é forma? É a Maneira, o jeito, configuração, aparência, aspecto, estado. Imagine um lugar de trabalho que não é quadrado, nem redondo? Nem alto nem baixo, nem largo e nem estreito? Sem configuração. Sem aparência. Sem aspecto? Sem jeito. O QUE É UM AMBIENTE VAZIO? Que nada contém; Que não tem ocupantes; desocupado. Falta algo, privado, carente, destituído, vão, fútil. Não se tem nenhuma ferramenta ou instrumento que o auxilie na execução do trabalho. O QUE É UM AMBIENTE COM TREVAS? Escuridão total. Não se enxerga luz. Ação maligna. Obscuridade. Local sinistro. O QUE É UM ABISMO? Profundeza de que não se conhece o fundo. Literalmente ninguém quer estar  em um abismo. Era sobre e nessa situação que o Espírito Santo trabalhava. O Espírito Santo é especialista no impossível!

     O ESPÍRITO SANTO FOI RETIRADO DA TERRA; “Então, disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne”; (Gn 6.3a). Porque o homem  era mau, pecava. O Espírito Santo tentou trabalhar com o homem. O homem não deu ouvido, atenção ao Espírito Santo. Deus mandou o dilúvio. Mas a humanidade antediluviana não ficaria sem a Palavra de Deus, falada por homens piedosos tais como Enoque e Noé. Deu retirou o Espírito antes da confusão e do caos total. Salvando a Noé e os seus familiares e arrebatando Enoque para Ele. Assim acontecerá, será novamente quando o Espírito Santo for retirado e com Ele a Igreja será tirada da terra antes da Grande tribulação. O Espírito Santo voltou ao Céu para trabalhar entre as rodas dos querubins no Trono de Deus. A ação do Espírito Santo estaria restringida daí em diante. Esta terrível sentença sobre os homens somente seria revogada no dia de Pentecostes. “Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos (concordemente em outras versões) no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”; (At 2.1-4). Mas, o Espírito Santo gostou de trabalhar com os homens, Ele sentiu saudades do homem, então Ele vinha de vez em quando, pouco a pouco para estar com o homem. Ele não morava mais aqui mais vinha assim mesmo, quando alguém se colocava a disposição de deixar Ele trabalhar com ele. O livro mais “pentecostal” do antigo Testamento é o de Juízes. Temos relatos de como que alguns homens foram usados pelo Espírito de Deus para realizarem maravilhas em Nome de Deus. O Espírito veio sobre Otniel e Jefté. Revestiu a Gideão. Se apossava possantemente de Sansão. Eu ainda não encontrei na Bíblia alguém que recebeu sobre ele o Espírito Santo e não realizou algo impossívelAté mesmo Sansão que foi usado a força pelo Espírito fez alguma coisa. “Depois, teve esta mulher um filho e chamou o seu nome Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou. E o Espírito do Senhor começou a impelir de quando em quando para o campo de Dã, entre Zorá e Estaol”; (Jz 13.24,25).

O Espírito do Senhor tinha que LITERALMENTE  e possantemente se apossar de Sansão. “E, vindo ele a Leí, os filisteus lhe saíram ao encontro, jubilando; porém o Espírito do Senhor possantemente se apossou dele, e as cordas que ele tinha nos braços se tornaram como fios de linho que estão queimados”; (Jz 15.14). “Então, o Espírito do Senhor se apossou dele tão possantemente, que o fendeu de alto a baixo, como quem fende um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito”; (Jz 14.6). Se na tua vida você não esta fazendo nada de impossível. É porque você não esta deixando o Espírito Santo de Deus trabalhar na tua vida. Davi foi a guerra com 5 pedrinhas e uma funda. Não levou espada. Por que o Espírito estava sobre ele. Gideão tinha 32.000 homens venceu com 300. Porque o Espírito Santo estava sobre ele. Josué derrubou as muralhas de Jericó dando voltas e fazendo barulho. Porque o Espírito Santo estava sobre ele. José interpretava sonhos. Porque o Espírito Santo estava sobre ele. Daniel não foi comido pelos leões. Porque o Espírito Santo estava sobre ele. NO ANTIGO TESTAMENTO O ESPÍRITO SANTO ERA DADO EM PORÇÕES; “E saiu Moisés, e falou as palavras do Senhor ao povo, e ajuntou setenta homens dos anciãos do povo e os pôs em roda da tenda. Então, o Senhor desceu na nuvem e lhe falou; e, tirando do Espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o Espírito repousou sobre eles, profetizaram”; (Nm 11.24,25). Não era qualquer pessoa que tinha o Espírito Santo. Preste atenção na lamentação de Moisés: “Tomara que todo o povo do Senhor fosse profeta, que o Senhor lhes desse o seu Espírito!”; (Nm 11.29b). O máximo de unção e virtude do Espírito Santo, que existiu no Antigo Testamento foi e era a PORÇÃO DOBRADA. Eliseu desejou realizar e realizou o dobro do que Elias fez. Mesmo assim o Espírito Santo ainda estava em Sua fase de ação e atuação limitada sobre a vida do homem. Afinal, mesmo em dose dupla sobre a vida do Profeta Eliseu, o Espírito ainda não podia habitar, na vida de Eliseu. Mesmo ele tendo porção dupla do Espírito. A atuação do Espírito ainda era em “porções”.

     NO NOVO TESTAMENTO HÁ AÇÃO & ATUAÇÃO do Espírito é totalmente diferente! João Batista foi o 1º o a receber esta promessa. Que promessa é esta? Que ele já seria cheio do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe Isabel. “Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe”; (Lc 1.15). Os discípulos só receberam o Espírito Santo após Jesus ter sido glorificado“Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo”; (Jo 20.21,22). Agora não é mais sobre! E nem em vez em quando, ou porções, muito menos em possessão. PORÇÃO DOBRADA NEM PENSAR. Agora é dentro, é permanente. Na atual dispensação de habitação o Espírito Santo é dado sem medida. “... não lhe dá Deus o Espírito por medida”; (Jo 3.34). Jesus teve que rogar, (implorar, insistir) ao Pai. “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre”; (Jo 14.16). Jesus rogou ao Pai porque Deus havia retirado o Seu Espírito Santo da terra e não mais o daria ao homem”;( Gn 6.3a). Mas Jesus rogando ao Pai, disse: “Pai, não é para o mundo é para os meus”“O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós”; (Jo 14.17). “Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, pois não lhe dá Deus o Espírito por medida”; (Jo 3.34). Me explica uma coisa com toda sinceridade? Como pedir PORÇÃO DOBRADA do Espírito Santo, se Ele agora é dado sem medida! O anticristo ainda não se manifestou por causa da presença do Espírito Santo na terra, quando Deus arrebatá-lo, tirá-lo da terra, a Igreja irá subir junto com Ele. “Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e pela nossa reunião com ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o Dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o  qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco? E, agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste ( O ESPÍRITO SANTO) até que do meio seja tirado”; (2 Ts 2.1-7). Não peça mais PORÇÃO DOBRADA do Espírito Santo. Desfrute da plenitude do Espírito Santo de Deus na tua vida. Lembre-se: Você é templo do Espírito Santo. Não tema. “... porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo”; (1 Jo 4.4). 

Graça & Paz.

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.