> Você esta no jardim ou na floresta?
Deerfield Beach; Florida, USA -

Você esta no jardim ou na floresta?


   “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs ali o homem que tinha formado”; (Gn 2.7,8). 

     Deus plantou um jardim. Se eu fosse relatar passagens bíblicas que mostram a Deus guardando o homem! Colocando o homem em um lugar seguro! Este estudo não acabaria! Mas o Espírito Santo ministrou ao meu coração sobre esta passagem! Amém! Quero denotar (observar) aqui a diferença entre colocar e plantar. PLANTAR: Enraizar; Semear: Cultivar; Amanhar (disciplinar com amor); Arrotear (educar; instruir). Introduzir no ânimo, estabelecer, fundar, instituir, edificar, fixar. COLOCAR:  Pôr em qualquer lugar. Deus criou um lugar para Adão e Eva, o Éden! O Éden era o lugar doméstico, da relação íntima, do lugar de regras, de disciplina. Devemos preparar lugar para que Deus possa operar. Devemos nos refugiar na Casa de Deus. A Igreja é o Éden de Deus nos dias da graça, e a árvore da vida é Cristo. Quando a Bíblia fala que aquele que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará é uma profecia para nós, hoje. O esconderijo do Altíssimo é a Igreja de Cristo. É na Igreja de Cristo que estamos escondidos. Fora dele, a vida é selvagem. Na Igreja de Cristo a vida é a vida dos domésticos da fé. TEMOS UMA LUGAR PREPARADO AQUI NA TERRA E TAMBÉM NO CÉU; “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também”; (Jo 14.1-3). Nós estamos vivendo dias difíceis, nos temos que estar preparados. Deus agrada quando todos nós os fiéis cremos que Ele tem um lugar especial para comungar com os seus santos. Todos nós precisamos saber que Deus não pode trabalhar em nossas vidas se nós não estivermos refugiados no lugar que Ele preparou para nós. Vemos que quando Deus está criando todas as coisas, depois que Ele dá início as Suas obras elementares, Ele cria uma grande floresta. 

(1º) DEUS CRIA A FLORESTA
“E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nela sobre a terra. E assim foi. E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom”; (Gn 1.11,12). A grande floresta é o tipo do mundo, suas montanhas, seus países, seus continentes, suas culturas e suas doutrinas. Perceba que Deus não cria o homem quando Ele cria a floresta. (2º) DEUS CRIA OS ANIMAIS (CÉU, TERRA E ÁGUA)“E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies, e toda ave de asas conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. E foi a tarde e a manhã: o dia quinto. E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e bestas-feras da terra conforme a sua espécie. E assim foi”; (Gn 1.20-24). (3º) DEUS FORMA AO HOMEM; “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”; (Gn 2.7). (4º) DEUS CRIA O JARDIM“E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs ali o homem que tinha formado”; (Gn 2.8). 

     O HOMEM NÃO QUER VIVER NO JARDIM,  QUER VIVER NA FLORESTAE nesta floresta! Deus põe os animais selvagens que representam os ímpios, os homens que ele ama, mas que não querem aquilo que é doméstico e santo. Não querem compromisso com Deus! Não querem o jardim, querem a floresta. Estas pessoas ímpias querem  independência de Deus. Eles querem tudo aquilo que extrapola a educação, a ética e o dever. A independência da disciplina cristã é estabelecer uma cultura livre de todo tipo de regras e bons costumes. A floresta é a porta da rebelião. DEUS CRIOU O JARDIM DEPOIS DA FLORESTAPerceba que Ele somente criou o jardim do Éden depois de já ter criado a floresta. A floresta estava formada com todos os seus encantos e todas as suas belezas e surpresas. Era lindo ver toda aquele mundo de espécies que se reproduziam e viviam. Mas tudo isso estava ligado a uma engrenagem chamada lei da sobrevivência. Não havia disciplina. A única ordem era a ordem dos instintos. Não havia regras escritas, não havia normas. Era a lei da sobrevivência. A VIDA FORA DO JARDIMDeus estabeleceu leis espirituais, morais, biológicas e naturais para que as obedeçamos. Na floresta (mundo) As pessoas vivem sem elas. Mas no Éden estaremos  protegidos “se” nos as obedecermos. Quando uma pessoa decide a buscar as suas próprias decisões sem buscar o conselho dos pais, do seu pastor, da sua igreja, dos seus amigos, dos seus irmãos mais chegados,  resolvendo ignorar estas bênçãos que há para aqueles que vivem no refúgio de Deus. Esta pessoa está rejeitando o Éden de Deus e optando por uma vida sem as leis de Deus. Esta optando a viver na floresta. A vida fora do Éden é um retrato para aqueles que deixam a Igreja. Muitas vezes por pequenas coisas, não estavam olhando para o alvo que é Cristo. Quantas pessoas vivem um falso Éden, (não nasceram de novo) continuam a praticar as mesmas coisas de antes. Outras não conseguem ver, sentir o que Deus esta realizando nas suas vidas. Deus esta trabalhando na vida da pessoa e a ela esta murmurando.
  
     NÓS NÃO PODIAMOS MAIS RETORNAR A ESTE JARDIMFoi proibida a nossa entrada por causa do pecado de Eva e Adão!  Deus havia expulsado o homem do seu jardim. Havia uma espada inflamada que mataria qualquer um que tentasse entrar no jardim. O homem agora teria que viver na floresta (mundo). Pela misericórdia de Deus. Pois se Adão e Eva retornassem ao jardim e comessem da árvore da vida eterna em pecado. O homem seria então eternamente pecador, não ocorreria assim a sua remissão. “E, havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida”; (Gn 3.24). Mas eu tenho uma noticia boa para você. Não tem mais perigo, não tem mais espada. Agora nós podemos entrar, Jesus foi transpassado por esta espada. Para que hoje a Palavra atingisse o nosso coração! “Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. E, pelo Espírito, foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei, ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra, pois já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos, luz para alumiar as nações e para glória de teu povo Israel. José e Maria se maravilharam das coisas que dele se diziam. E Simeão os abençoou e disse a Maria, sua mãe: Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel e para sinal que é contraditado (e uma espada traspassará também a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos de muitos corações”; (Lc 2.25-35). 

Graça & Paz.

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.