Quem é o Espírito Santo?

15 de novembro de 2015

Quem é o Espírito Santo?

     “Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um”; (1 Jo 5.7). 

     A pessoa que aceita o Senhor Jesus Cristo como o Seu único e suficiente salvador. Passa a ter um direito especial e divino, que as outras pessoas que ainda não o aceitaram não possuem. A pessoa passa a ter o direito de receber em seu espírito humano a presença da Pessoa do Espírito Santo que é a 3ª Pessoa da Divindade e passa a ser guiado por Ele. O estudo referente à doutrina da 3ª Pessoa da Divindade o “Espírito Santo” é chamado de Pneumatologia, doutrina também conhecida como Paracletologia. A atual dispensação em que vivemos é  a dispensação da graça, governada pela ação e atuação do Espírito Santo. A Bíblia ensina que, antes da parousia de Cristo, a Sua 2ª vinda, é a tarefa do Espírito Santo de adornar a Igreja, a Noiva de Cristo, para o iminente encontro com Ele. Portanto, precisamos de instruções adequadas a respeito da natureza e dos mistérios do Espírito Santo, com todas as bênções que Ele nos traz. Precisamos saber tudo o que Ele pode e quer Ser na Igreja como um todo, e em cada um cristão individualmente. Os que são batizados com o Espírito Santo precisam saber tudo acerca Dele e de Seu Ministério, pois uma coisa, é havermos recebido uma maravilhosa experiência. E  outra bem diferente é estarmos aptos para falar dela a outros, de modo inteligível e convincente. Necessitamos, portanto, de termos uma plena aptidão para expressar com segurança não somente para defendermos a nossa posição relativa à esta importante doutrina, como também conduzir outros à mesma experiência que desfrutamos.     

     O Espírito Santo realiza a obra de Deus em nós e por nós, e através de nós, à medida que nós o conhecemos, pela experiência e pela doutrina. Não somente o Pai e o Filho foram ou têm sido alvos da incompreensão dos homens, mas também o Espírito Santo. Até mesmo alguns grupos religiosos, que se consideram cristãos, negam Ser o Espírito Santo uma das Pessoas que formam a Divindade, supondo-o Ser uma mera influência provinda de Deus. Outros, mesmo admitindo a Sua personalidade divina, desconhecem a extensão do Seu ministério na Igreja e na vida dos cristãos individualmente. O Espírito Santo é a ligação direta com Deus, Ele nos revela os mistérios de Jesus Cristo, Ele traz a salvação ao mundo e zela pelo aperfeiçoamento dos cristãos, para a parousia de Jesus Cristo.    

O espírito santo é uma pessoa 

     A Psicologia atribui à personalidade a uma forma corpórea física. Entretanto, Deus é Espírito, sem necessidade de um corpo físico, de uma matéria. Identifica-se como uma pessoa alguém que manifeste qualidades, como o falar, o sentir e o fazer alguma coisa racional (intelecto, vontade e sentimento). O Espírito Santo é uma Pessoa, com a Sua própria individualidade. Ele é a 3ª Pessoa da Divindade. Ele é Deus! O ESPÍRITO SANTO PENSA“E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos”; (Rm 8.27). O ESPÍRITO SANTO TEM VONTADE PRÓPRIA“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer”; (1 Co 12.11). O ESPÍRITO SANTO SENTE TRISTEZA“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção”; (Ef 4.30). O ESPÍRITO SANTO INTERCEDE“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”; (Rm 8.26). O ESPÍRITO SANTO ENSINA“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”; (Jo 14.26). O ESPÍRITO SANTO FALA“Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus”; (Ap 2.7). O ESPÍRITO SANTO DIRECIONA“E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu”; (At 16.6,7). O ESPÍRITO SANTO CONVENCE“Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado”; (Jo 16.7-11). 

     O Espírito Santo e as Suas três principais tarefas para o mundo“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo: do pecado”; (Jo 16.8). O Espírito Santo e as Suas três principais tarefas para a Igreja. “Mas, quando vier aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade,  porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar”; (Jo 16.13,14). O Espírito Santo não vem habitar na vida da pessoa em partes. Ele vem habitar na pessoa com toda a Sua plenitude, todos os Seus atributos divino. “Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, pois não lhe dá Deus o Espírito por medida”; (Jo 3.34). O Espírito Santo é a Unidade de toda a DivindadeHá um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos”; (Ef 4.4-6). “E há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos”; (1 Co 12.5,6). O Espírito Santo é uma das Pessoas de Deus. Surge então uma pergunta? Deus habita em mim? Sim! Ele habita em você. Em tua vida, em teus negócios, em tua casa, e em tua família. Ele veio para mudar totalmente a sua maneira de viver.
  
Graça & Paz.


Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.