Você tem reserva de azeite?

15 de julho de 2013

Você tem reserva de azeite?


   “Então o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro! Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E, depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, senhor, abre-nos a porta! E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir”; (Mt 25.1-13).     

   Faço-lhe duas perguntas simples e objetivas? O Senhor Jesus terá 5 virgens (noivas) , ou somente uma Virgem (Noiva)? Subirão 5 igrejas ou somente uma Igreja? Resposta: Uma só Noiva, uma só Igreja! Então, quem são essas 5 virgens (noivas), ou o que essas 5 virgens representam na realidade? Significados do vocábulo virgem: Que se conserva; incorruptível; Imaculado; Novo; Inocente; Intacto; Inviolado; Puro. 

 A IGREJA É ESSA VIRGEM (A NOIVA) O CORPO MISTÍCO DE CRISTO; “Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo”; (Ef 5.25-28). “Levanta os olhos ao redor e olha; todos estes que se ajuntam vêm a ti; vivo eu, diz o Senhor, que de todos estes te vestirás, como de um ornamento, e te cingirás deles como noiva”; (Is 49.18). “Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, me cobriu com o manto de justiça, como um noivo que se adorna com atavios (turbante sacerdotal; em outras traduções) e como a noiva que se enfeita com as suas jóias”; (Is 61.10). “Porque, como o jovem se casa com a donzela (virgem; em outras traduções), assim teus filhos se casarão contigo; e, como o noivo se alegra com a noiva, assim se alegrará contigo o teu Deus”; (Is 62.5). Essa parábola é uma tipologia, uma representação do Reino dos Céus e não propriamente para o  arrebatamento da Igreja em si. Essa parábola retrata sobre o trabalhos dos 5 ministérios na edificação da Igreja, o corpo mistico de Cristo. “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”; (Ef 4.11,12). 

     É uma heresia contextual relacionar essa passagem ao arrebatamento da Igreja. Jesus esta se referindo aos 5 ministérios prudentes e aos 5 ministérios imprudentes. Os que trabalhão em prol do Reino e os que trabalhão em prol de si mesmo. Todas as 10 virgens tinham lâmpadas acesas com azeite? Sim ou não? Claro que sim! “E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam (ou seja, as 5 virgens loucas tinham azeite em suas lâmpadas, mas não tinham vasilhas com reservas de azeite)”; (Mt 25.8). As prudentes – Tinham lâmpadas acesas com azeite, (+) mais as vasilhas de azeite. As loucas – Tinham as lâmpadas acesas com azeite, (–) sem as vasilhas de azeite. A reserva de azeite são para os momentos ministeriais difíceis, pois todo ministério terá sempre uma fraqueza, um ponto vulnerável. Todas elas de certa forma “cochilaram” e “dormiram”. “As loucas, tomando as suas lâmpadas (Acesas com azeite nas lâmpadas), não levaram azeite consigo (vasilhas com reservas de azeite). Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram”; (Mt 25.3-5). Observamos que as prudentes estavão preparadas. Elas tinham vasilhas com reserva de azeite, estavão pensando no futuro, visão ampla, buscavam a unção. Isso foi a diferença a “unção”. “E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta”; (Mt 25.10). Analisemos a este texto bíblico: “Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro!”; (Mt 25.6). É uma heresia concluir que o horário da meia noite seria a hora exata da vinda de Jesus.  O contexto posterior do texto se explica por si mesmo: “Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir”; (Mt 25.13). Este versículo sim, se refere ao arrebatamento da Igreja! Os outros versículos anteriores estão se referindo ao Reino dos Céus, ao qual a Igreja faz parte. Os 5 ministérios serão arrebatados juntamente com a Igreja para dentro da Cidade de Ouro, mas comparecerão ao local dentro da Cidade a onde será celebrada as bodas do Cordeiro, ou seja a presença do Noivo, antes da entrada da Noiva. Nós pastores daremos contas de nossas ovelhas. Quando? No momento ao qual estivermos do ao lado do Noivo como os seus amigos. E a Noiva estará caminhando majestosa em direção ao Noivo, e os 5 Ministérios, os seus amigos estarão em pé ao seu lado.  
  
      “Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil”; (Hb 13.17). O PROFETA JOÃO BATISTA É AMIGO DO NOIVO  “Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele. Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já essa minha alegria está cumprida. É necessário que ele cresça e que eu diminua”; (Jo 3.28-30). O APÓSTOLO PAULO É AMIGO DO NOIVO  “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo”; (2 Co 11.2). O EVANGELISTA JOÃO VIU E CONTEMPLOU A NOIVA NAS BODAS DO CORDEIRO; “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus”; (Ap 19.7,8). As 5 virgens prudentes (Tipologia dos 5 ministérios prudentes) são amigos do Noivo, pois através da ação do Espírito Santo cuidaram e embelezaram a Noiva para o momento das bodas. Nós estaremos ao lado do Noivo, enquanto a Igreja (Noiva) se adentra ao casamento.

Graça & Paz.

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.