O que são os olhos da fé?

15 de dezembro de 2013

O que são os olhos da fé?


     “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais”; (Gn 3.1-7).

      O homem é no seu ser completo a constituição de três elementos, alma, espírito e corpo. 2/3 destes elementos são de essência espiritual, o espírito e a alma. E 1/3 é de natureza física, o corpo. A morte física é a separação do espírito, da alma e do corpo. (1ª) MENTIRA; “Então, a serpente disse à mulher: certamente não morrereis”; (Gn 3.4). Satanás sempre limita ao homem utilizando 1/3 dele. Ele utiliza o pó, o corpo. Antes do homem pecar ele tinha 2/3 espirituais contra 1/3 físico. Sabendo disso, Satanás contou a verdade em 1/3, Adão e Eva não morreram fisicamente. Satanás mentiu em 2/3, mas morreram espiritualmente e moralmente.


Perderam a comunhão com Deus, o Criador. A morte física é a separação da alma, espírito e corpo. A morte espiritual é a separação de Deus, e a morte eterna será a condenação final para aqueles que não aceitarem a Jesus Cristo. 

(2ª) MENTIRA; “Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos”; (Gn 3.5). Quando Deus formou ao homem, Ele colocou os olhos em 1/3 do homem, no corpo, no físico. Mas os 2/3, restantes também têm olhos. Os olhos do espírito se chamam discernimento, (não confundir com instinto ou intuição). Deus quando formou ao homem deixou os seus olhos da alma fechados, para abri-lós no momento certo. Estes são os olhos que Satanás se referia quando enganou a Eva. E não aos olhos físicos. A mulher estava vendo a árvore. (literalmente). Os olhos físicos o homem já possuía. “E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela”; (Gn 3.6). Deus nos ama tanto que mesmo pecando, Ele nos da uma coisa maravilhosa no lugar dos olhos da alma, que foram abertos prematuramente. Deus nos da algo que nem os anjos podem ter. Deus da ao homem os olhos da fé. Seguem algumas passagens bíblicas de Deus abrindo os olhos espirituais de algumas pessoas, em momentos que somente os olhos físicos delas estavam abertos e elas enchergavam somente as dificuldades e as tribulações.“Então, se levantou Abraão pela manhã, de madrugada, e tomou pão e um odre de água, e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela foi-se, andando errante no deserto de Berseba. E, consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores. E foi-se e assentou-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que não veja eu morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou. E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o Anjo de Deus a Agar desde os céus e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do rapaz desde o lugar onde está. Ergue-te, levanta o moço e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação. E abriu-lhe Deus os olhos; e viu um poço de água, e foi-se, e encheu o odre de água, e deu de beber ao moço. E era Deus com o moço, que cresceu; e habitou no deserto, e foi flecheiro”; (Gn 21.14-20).

      “E ele disse: Vai e vê onde ele está, para que eu envie e mande trazê-lo. E fizeram-lhe saber, dizendo: Eis que está em Dotã. Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais vieram de noite e cercaram a cidade. E o moço do homem de Deus se levantou mui cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu”; (2 Rs 6.13-17). “E eis que, no mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia que distava de Jerusalém sessenta estádios, (estádio =180 metros x 60 estádios = 10.800 metros; 10 quilometro e 80 metros) cujo nome era Emaús. E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem”; (Lc 24.13-16). “E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o e lho deu. Abriram-se-lhes, então, os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. E disseram um para o outro: Porventura, não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? E, na mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém e acharam congregados os onze e os que estavam com eles”; (Lc 24.30-33). Satanás tenta minar a nossa fé, porque ele sabe que a fé é o elo principal do homem com Deus. Então ele coloca sofismas para tirar a fé do homem; Astrologia, drogas, horóscopo, espiritismo, magia e bruxaria. Satanás abriu os olhos do homem para estes sofismas. O que é um sofisma? São falácias, mentiras, argumentos aparentemente verdadeiros mas não conclusivos, que para alguns são mais fáceis e imediatos para resolverem as suas questões.

3ª MENTIRA

     “E sereis como Deus, sabendo o bem e o mal”; (Gn 3.5b). É a independência total de Deus. Pedir a Deus para que? Nós podemos fazer, realizar tudo isso sem Deus! É o homem cada vez mais confiando no seu si mesmo, e cada vez mais se afastando de Deus. E o homem sem Deus não é nada. Foi um momento crítico na história, quando Adão e Eva se desviaram da árvore da vida e escolheram a árvore da ciência do bem e do mal. Desde então, a aquisição de conhecimento tem sido o único e essencial objetivo do homem. Nos últimos dois ou três séculos isto tem expressado numa sempre crescente ênfase na Ciência. Esta explosão de Ciência não tem, contudo, resolvido os mais básicos problemas da humanidade: tais como a injustiça, crueldade, guerras, pobreza, doenças, racismo e a fome. De fato, de algum modo ela os tem aumentado. A Ciência tem fornecido ao homem armas de destruição em massa que poderiam aniquilar e converter todo o planeta terra em ruínas e desolação. De várias formas e maneiras diferentes o homem tem estabelecido regras, normas religiosas e sistemas de adoração tão completos e auto-suficientes que não existe, não há mais a necessidade de Deus. Isto é a verdade de alguns modelos que várias das maiores religiões do mundo tem praticado; o Judaísmo, o Islamismo, o Budismo e até de algumas versões falsas do Cristianismo. Em todas essas religiões as pessoas podem ficar tão satisfeitas com suas próprias regras, normas e procedimentos que se tornam independentes do próprio Deus. Isso explica porque zelosas pessoas religiosas, são na maioria das vezes as mais lentas a responder a graça oferecida pelo Evangelho de Jesus Cristo. Portanto, infelizmente essas três mentiras de Satanás continuam afetando ao homem até os dias de hoje, até os dias hodiernos!

Graça & Paz.

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.