Não incomodes o Mestre?

15 de julho de 2016

Não incomodes o Mestre?


     “E aconteceu que, quando voltou Jesus, a multidão o recebeu, porque todos o estavam esperando. E eis que chegou um varão de nome Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa; porque tinha uma filha única, quase de doze anos, que estava à morte. E, indo ele, apertava-o a multidão”; (Lc 8.40-42). 

     “E aconteceu que, quando voltou Jesus”; (Lc 8.40a). Jesus tinha acabado de retornar de Gadara, onde Ele expulsou uma legião de quase 2000 demônios, que possessavam a um jovem gadareno, ao qual Jesus salvou, e ainda lhe deu um ministério evangelístico naquela região. Ele acabará de chegar pelo mar da Galileia (mar de Tiberíades ou lago de Genesaré) que de mar não tinha nada. Naquela região há somente lagos ou rios, exceto o mar Mediterrâneo. “A multidão o recebeu, porque todos o estavam esperando (nós estamos esperando Jesus, Ele prometeu vir nos buscar) ”; (Lc 8.40b). Todos os esperavam na praia, por que havia a notícia que o barco atracaria ali na cidade de Cafarnaum entre a praia de Naum e a praia da cidade de Tiberíades. Uma homenagem ao imperador romano Tibério, feita por Herodes Antipas. “E eis que chegou um varão de nome Jairo, (ou Jair;[gr]. Significa: iluminado), que era príncipe (no sentido; de principal, o primeiro, o líder) da sinagoga e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa”; (Lc 8.41). Chegou Jairo a praia da cidade de Cafarnaum, que também era conhecida como a aldeía ou vila de Naum. Jairo prostrou-se aos pés de Jesus e rogou-lhe “suplicou, com lágrimas”. Jesus por favor eu lhe peço, eu te imploro: Vai até a minha casa! E ele diz o motivo a Jesus! “Porque tinha uma filha única, quase de doze anos, que estava à morte”; (Lc 8.42a). 


     São estes pequenos detalhes que me fazem amar a Palavra de Deus! Porque que a Bíblia Sagrada, fez questão de citar que era uma filha única? Porque a Bíblia faz questão de citar a idade da menina? Porque que a Bíblia faz questão de citar a posição social do cidadão? Jairo era um príncipe, o principal, o primeiro, o líder da Sinagoga. Chegar diante de Jesus e prostra-se e rogar diante Dele? Isto não é de um entendimento racional, e sim espiritual! Jairo entendia do Pentateuco. Jairo entendia das leis Mosaicas e Daviticas. Ser príncipe era um título de alta confiabilidade. Judeu, marido de uma judia so ter uma filha? Não era um recém nascido, não. A Bíblia cita a idade exata da menina: 12 anos! Jairo estava dizendo para Jesus: "Mestre eu e a minha esposa tentamos ter filhos e não conseguiamos, esta menina nasceu, ela é um milagre de DeusNós só temos ela, é vergonhoso para mim e a minha esposa não deixarmos semente”. Levando em conta que o homem judeu queria ter um varão, um macho e não uma menina, quanto mais somente uma filha. Pense comigo: Precisava de Jesus ir a casa de Jairo para curar a menina? Sim ou não! Jesus não precisava de ir na casa de Jairo. Ele não foi até a casa do centurião que também era da mesma cidade de Jairo, Cafarnaum.

      “E foi Jesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou-lhe o centurião uns amigos, dizendo-lhe: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado: e, por isso, nem ainda me julguei digno de ir ter contigo; dize, porém, uma palavra, e o meu criado sarará”; (Lc 7.6,7). “E, voltando para casa os que foram enviados, acharam são o servo enfermo”; (Lc 7.10). Jesus não precisava ir até a casa de Jairo! Mas, Jesus se dirigia em sentido a casa de Jairo, ele estava indo na direção da casa de Jairo. E a multidão o apertava! “E, indo ele, apertava-o a multidão”; (Lc 8. 42b). A multidão além de apertar, também oprimia (violência, afligir, opressão). Muito pior do que somente apertar. “Estando ele ainda falando, chegou um da casa do príncipe da sinagoga, dizendo: A tua filha já está morta; não incomodes o Mestre”; (Lc 8.49). Satanás costuma tentar nos desanimar durante a nossa caminhada. Satanás certamente viu a perseverança de Jairo e usou de seus métodos para tentar fazê-lo desistir, para minar a sua fé. Satanás enviou um mensageiro para trazer a trágica notícia. Jairo poderia até ter pensado em desistir. Ele poderia ter dito: Jesus, agora não, não preciso mais de Ti. Quando eu Te pedi, Tu não quiseste ouvir a minha voz, agora não quero mais. Minha filha já morreu, ela já esta morta! Jesus, o Senhor não me atendeu na hora em que eu queria. Agora já é tarde. Está você esperando um milagre de Jesus e tem a impressão de que Ele está demorando? Sabe por quê? Talvez porque você ainda tenha que aprender algo muito importante. O nosso tempo não é o tempo de Deus. Ele sabe a hora certa de agir. O kairós (Eternidade de Deus) não é o nosso chronus (tempo físico). Jesus tem preparado algo melhor e maior para você. Jairo creu, ele estava confiante no milagre (ele estava igual a você, que esta lendo essa mensagem profética agora, confiante na tua vitória). Por isso teve o privilégio de ouvir a maravilhosa palavra que saiu da boca de Jesus. “Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva”; (Lc 8.50). Jesus somente disse: “Não temas, crê somente”. Em outras palavras: “Jairo, não fique preocupado, não tenha medo, apenas creia em Mim, confie em Mim, descanse em Mim”. “E, entrando em casa, a ninguém deixou entrar, senão a Pedro, e a Tiago, e a João, e ao pai e a mãe da menina”; (Lc 8.51). Você tem que ter as pessoas certas do teu lado, pessoas que falam a tua língua. Verdadeiros companheiros! Pessoas que você sabe que pode contar com elas. Pessoas que não vão te desanimar. Ao chegar na casa de Jairo, Jesus encontra a um grupo de pranteadores.

      “E todos choravam e a pranteavam; e ele disse: Não choreis; não está morta, mas dorme. E riam-se dele, sabendo que estava morta”; (Lc 8.52,53). Eles imediatamente pararam de chorar, e passaram a dar risadas. Não de alegria, mas sim de escárnio das palavras de Jesus. Existem aquelas pessoas que riem de nossas adversidades! Como profeta de Deus eu te declaro! “Esta situação que voce esta passando agora não é para morte, descanse em Deus”. Esses que agora riem, verão a glória de Deus na tua vida! Jesus entrou na casa de Jairo, e onde Jesus entra, entra o poder e a vitória. Jesus é Deus todo poderoso, e não há nada que Deus não possa fazer. Jesus estava dentro da casa e dentro da vida de Jairo, dessa forma não há lugar para o temor. A morte não tem poder diante Dele, a enfermidade não pode prevalecer. Os vícios, as drogas, a miséria desta vida não têm forças diante de Jesus. Observaremos a essa mesma passagem que se encontra também, no Evangelho de Marcos: “E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina e os que com ele estavam e entrou onde a menina estava deitada”; (Mc 5.40).  Quem foi os que saíram? Quem não tem fé. Quem não crê não pode ver os milagres de Jesus! Mas, glória a Deus existêm as pessoas que tem fé e sabem que Jesus vai agir! Essas pessoas, Jesus as toma para si, essas pessoas seguem a Jesus. Assim que aquelas pessoas que pesavam o ambiente saíram! O milagre pode acontecer! Jesus não faz milagres para incrédulos. Pelo contrário até os tira para que não sejam parte, testumunhas de um ato tão glorioso e maravilhoso que somente pode ser efetuado, realizado pelo Espírito Santo. Jairo creu em Jesus! “Mas ele, pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina. E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou”; (Lc 8.54,55). Jesus disse; Talita cumi;que traduzido é: “Menina a ti te digo: levanta-te”. Jesus pega a morte que estava na casa de Jairo e ressuscita aquela menina para honra e glória do Seu Nome. A única coisa que você precisa fazer é crer. Eu creio que o que Deus já esta fazendo em tua vida, é algo tão maravilhoso e poderoso. Que não apenas aqueles que riam de você, mas até você ficará maravilhado com o milagre. 

Graça & Paz.

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.