E disse-lhe: Qual é o teu nome?

15 de outubro de 2014

E disse-lhe: Qual é o teu nome?


     “E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque. E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha. Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um varão, até que a alva subia. E, vendo que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa; e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se me não abençoares. E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. Então, disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste”; (Gn 32.22-28). 

     Alguns detalhes importantes, Jacó passou somente a metade do que possuía? Não! Ele passou tudo o que tinha; “E fez passar tudo o que tinha”; (vs 23b). O que Jacó tinha? “E tomou as suas duas mulheres (Léia, Raque ), e as suas duas servas (Zilpa, Bila), e os seus onze filhos (Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom e José), e passou o vau (trecho raso de um rio, que se pode passar a pé ou a cavalo ) de Jaboque”; (vs 22). Observação: Benjamim não havia ainda nascido, e Diná não foi contada. Jacó ficou com muita gente? Não! Ele ficou só: "Jacó, porém, ficou só”; (vs 24a). Deus faz algo intrigante! Ele faz uma pergunta para Jacó: "Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó”; (vs 27). Jacó responde para Deus! O meu nome é Jacó!   

     O significado do nome de Jacó mais conhecido é enganador, mas é este mesmo o significado correto? (יעקב) Pronuncia-se (Ya'aqov). O nome (יעקב) (Ya'aqov) a primeira letra (י) (Yod) não faz parte da raiz, mas é um prefixo usado para flexões verbais. Por isso a raiz do nome é (עקב) e pronuncia-se ('aqev). A palavra (עקב) ('aqev) significa calcanhar. “E, depois, saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso, se chamou o seu nome Jacó”; (Gn 25.26). Como a raiz do nome é "Calcanhar" e acrescenta-se a esta raiz a letra י (Yod) que é um prefixo verbal, transformando esta palavra em um verbo que no idioma português não tem sentido exato, mas cujo significado seria algo como: "Ele agarrou no calcanhar", fato tão marcante que o nome dado a ele foi Jacó. De onde surgiu o significado de "Enganador"? A raiz do verbo "enganar" no hebraico: (עקב) pronuncia-se ('aqav), apesar de calcanhar pronunciar-se ('aqev) e a raiz do verbo enganar pronunciar-se 'aqav, o fato do hebraico não ter vogais faz com que "calcanhar" e "enganar" se escreva do mesmo modo, já que a única diferença entre elas seria o "e" em ('aqev) e o "a" em ('aqav): (עקב) calcanhar ('aqev); (עקב) raiz do verbo enganar ('aqav). Portanto Jacó também é traduzido como "enganador", pois vem da raiz do verbo "enganar" em hebraico ('aqav). Independemente desta dissertação bíblicamente entendemos que Jacó enganou a seu pai Isaque portanto se tornando “enganador”.

"Então, disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste”; (vs 28). nto, Jacó era príncipe? Não! Mas ele lutou como um príncipe. Jacó não era ainda príncipe, mas já lutava como se fosse. Jacó ja brigava antes de nascer! "E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu. E os filhos lutavam dentro dela; então, disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi-se ao Senhor. E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor”; (Gn 25.21-23). Havia uma preferência por filhos dentro da casa de Isaque, Jacó se identificava com a sua mãe Rebeca (cozinheiro, pele lisa, voz fina). Esaú se identificava com o seu pai Isaque (caçador, pele peluda, voz grossa). "E cresceram os meninos. E Esaú foi varão perito na caça, varão do campo; mas Jacó era varão simples, habitando em tendas. E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó”; (Gn 25.24-28). JACÓ TINHA ALGUMAS QUESTÕES MAL RESOLVIDAS - (1) Jacó enganou a Esaú, comprando a sua primogenitura por um guisado de lentilhas. (2) Enganou o seu pai Isaque recebendo a benção de Esaú. (3) Teve que fugir da face de seu irmão Esaú, o qual queria mata ló. (4) Teve que fugir para as terras do seu tio Labão. Qual era o principal problema de Jacó? Jacó estava sempre em crise, à crise deslocava Jacó. Mas a principal crise de Jacó tinha um nome; ela se chamava Esaú; "E levantou Jacó os olhos e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com ele”; (Gn 33.1). Se não bastasse somente Esaú, havia ainda mais 400 homens.

     Ele passou tudo o que tinha e ficou sozinho com Deus; “E fez passar tudo o que tinha. Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um varão, até que a alva subia”; (Gn 32.23,24). O vale da indecisão, o momento de decidir o que fazer da vida! Jacó tinha Labão na sua retaguarda e Esaú em sua vanguarda. E agora Deus? Atitudes que determinaram a benção de Jacó! “E ordenou-lhes, dizendo: Assim direis a meu senhor Esaú: Assim diz Jacó, teu servo: Como peregrino morei com Labão, e me detive lá até agora. E tenho bois, e jumentos, ovelhas, e servos e servas; e enviei para o anunciar a meu senhor, para que ache graça a teus olhos. E os mensageiros tornaram a Jacó, dizendo: Fomos a teu irmão Esaú; e também ele vem a encontrar-te, e quatrocentos varões com ele. Então, Jacó temeu muito e angustiou-se; e repartiu em dois bandos o povo que com ele estava, e as ovelhas, e as vacas, e os camelos. Porque dizia: Se Esaú vier a um bando e o ferir, o outro bando escapará”; (Gn 32.4-8). Jacó temia pela sua família, os seus servos e os seus animais. Tudo o que ele possuía, tudo o que tinha! Jacó quer dar tudo em troca da sua reconciliação com o seu irmão Esáu! “Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú, porque o temo, para que porventura não venha e me fira e a mãe com os filhos”; (Gn 32.11). OS 7 ANOS DE TRABALHO POR LÉIA“E aconteceu que pela manhã, ver que era Léia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que, pois, me enganaste? E disse Labão: Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita. Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos servires comigo”; (Gn 29.25-27). MAIS 7 ANOS DE TRABALHO POR RAQUEL;; “E Jacó fez assim, e cumpriu a semana desta; então, lhe deu por mulher Raquel, sua filha. E Labão deu sua serva Bila por serva a Raquel, sua filha. E entrou também a Raquel, e amou também a Raquel mais do que a Léia; e serviu com ele ainda outros sete anos”; (Gn 29.28-30). E DEPOIS MAIS 6 ANOS PARA ADQUIRIR FAZENDAS (RIQUEZAS); 20 ANOS DE TRABALHO POR UM PERDÃO, POR UMA RECONCILIAÇÃO.“Tenho estado agora vinte anos na tua casa; catorze te servi por tuas duas filhas e seis anos por teu rebanho; mas o meu salário tens mudado dez vezes”; (Gn 31.41).  Vau de Jaboque (hb), significava “travessia”; Jacó mudou o nome daquele lugar para Peniel. “E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva”; (Gn 32.30). 

Graça & Paz. 

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.