Tome sobre si a sua cruz e siga-me?

15 de julho de 2016

Tome sobre si a sua cruz e siga-me?


   “Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me”; (Mt 16.24). 

     Este texto bíblico dito pelo proprio Jesus esta relatado nos Evangelhos sinópticos. Os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, são assim conhecidos porque permite uma ótica de relatos diferentes de um mesmo ocorrido, dada a semelhança de suas versões. “E, chamando a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”; (Mc 8.34). E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”; (Lc 9.23). Antes de aprofundarmos no conteúdo do texto vamos entender um pouco sobre o que a palavra cruz significa, simboliza, representa. Cruz significa: Aflição, trabalho, infortúnio, morte, desgraça, sofrimento e condenação. Mas para nós cristãos a cruz representa vitória, ela é o nosso símbolo de redenção. “Então, disse Jesus aos seus discípulos”; (Mt 16.24a). Jesus deu oportunidades para todos (a multidão e os discípulos). Mas muitos que estavam na multidão não o entenderam e não se tornaram discípulos.


     (1) Multidão: Não querem compromisso com Jesus, querem ver o que vai acontecer, so querem ser abençoados e receberem o milagre, a vitória. (2) Discípulos: Querem participar do milagre, querem abençoar outras vidas, querem ser igual a Jesus, querem seguir os passos do Mestre. “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo”; (Mt 16.24b). Renunciar ou negar a si mesmo é ser desprovido de todo sentimento faccioso como a inveja, vaidade, ciúmes, avareza, soberba, ira, vingança, vícios e outros sentimentos abomináveis ao Senhor. Renunciar ou negar a si mesmo é oferecer o outro lado da face, é perdoar e amar os vossos inimigos, bendizer os que vos maldizem, fazer bem aos que vos odeiam e orar pelos que vos maltratam e vos perseguem. “Tome sobre si a sua cruz e siga-me”; (Mt 16.24c). O mesmo texto relatado no Evangelho de Lucas é bem claro e especifico: e tome cada dia a sua cruz”; (Lc 9.23). Jesus esta nos ensinando algo muito profundo neste momento através de Sua Palavra. 

     É como se nós colocássemos nome a nossa cruz. Tudo aquilo que por ventura possa estar nos aborrecendo, chateando, entristecendo.  Para alguns talvez o nome da cruz seja: Desemprego, solidão, liberar perdão. Para outros talvez seja a falta de um documento importante, infelicidade no casamento, incompreensão dos filhos, insatisfação financeira, insucesso no trabalho, vícios. “E siga-me”; (Mt 16.24d). Jesus é bem claro e objetivo: Pegue a sua cruz e siga-me! Vem apos mim, ou seja segue-me, com a sua cruz, vem seguindo os meus passos, fica de olho em mim, não fica olhando para a sua cruz, so continua me seguindo! Olhe bem para a sua cruz diária. Você verá aonde eu vou coloca-lá, ou melhor, aonde eu irei deixa-lá, somente continua seguindo os meus passos. Para, pense, reflita! Jesus deixou a cruz no calvário, a cruz ficou na terra, Jesus voltou para o Céu sem a cruz. O que nós aprendemos com isso? Aprendemos que ninguém chegará ao céu com a sua cruz, no céu não vai haver nenhum tipo de sofrimento. Jesus quer te mostrar que a cruz fica na terra. Sabe por quê? Porque um dia você irá descansar sobre essa cruz que agora você carrega! Entenda que a sua cruz é lenha para o seu sacrifício! 

     “E tomou Abraão a lenha do holocausto e pô-la sobre Isaque, seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos”; (Gn 22.6). 

Isaque era tipo de Cristo levando a cruz e Abraão o tipo do Pai. Isaque ia se encurvando levando aquele peso! Mas ele não reclamou, Isaque  levou a lenha sozinho nas costas. Jesus levou a cruz sobre os ombros para que nós fossemos salvos. Não reclame de carregar a sua cruz diária! Carregar a lenha, não é fácil, mas será por um tempo! Esta cruz tem que ficar no Calvário, ela não pode passar do Calvário. Jesus levou a cruz de Jerusalém ao Calvário! Depois Ele ficou livre da cruz. Tem gente que já passou do Calvário e continua carregando a cruz, não a deixou no Calvário como Cristo. Deixe a sua cruz no Calvário e você verá o peso de glória que virá sobre a tua vida. Durante um tempo você ira levar a cruz sobre os ombros, as pessoas terão pena de você, mas elas não estão entendendo o que esta acontecendo. Isaque não pediu ao seu pai Abraão para levar a lenha sabe por que? “E vieram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar, e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha”; (Gn 22.9). Chegará o dia em que você irá deitar sobre a lenha. Por um tempo você irá carregá-la mas chegará o dia em que você ira descansar sobre tudo o que você passou. Não tenha inveja de quem já chegou- lá, não te compare a outros, leva a sua lenha! Porque um dia você ira descansar sobre esta mesma lenha que te feriu, que te foi pesada.  Essa cruz que você hoje carrega, amanhã será a sua vitória.

Graça & Paz.

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.