O que é "Epistemologia" conhecimento?

1 de abril de 2018

O que é "Epistemologia" conhecimento?


     “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam.Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus”;(1 Co 2.9-11).

     Epistemologia (gr) “episteme” + “logia”. É a área da filosofia da ciência que trata da natureza, da origem e validade do conhecimento, e estuda também o grau de certeza do conhecimento cientifico nas suas diferentes áreas, com o objetivo principal de estimar a sua importância para o espírito humano. É a área da filosofia cientifica relacionada ao conhecimento, a Epistemologia se firma na Apologética de responder uma pergunta básica: Como sabemos o que sabemos? Se firmando na base de qualquer sistema de pensamento, pois até se responder “como” se sabe alguma coisa não faz sentido se dizer “o que” se sabe realmente. Existem diferentes visões sobre o conhecimento epistemológico. Mas sem consultar a Palavra de Deus não se obtem resultado algum. Pois somente a Palavra de Deus responde de maneira coerente, de uma forma concreta e completa sobre essa questão. Afinal quem formou o homem? 

     Outra forma de aprendizagem é o conhecimento empírico, cujo significado reporta ao conhecimento adquirido através da observação. É uma forma de conhecimento resultante do senso comum, por vezes baseado na experiência, sem necessidade de comprovação científica. Ou seja, uma defesa Apologética de que todo o conhecimento vem através dos sentidos e instintos que se apoia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos. O conhecimento empírico de uma forma mais simples de se explicar é aquele conhecimento adquirido durante toda a vida, no dia-a-dia, que não tem comprovação científica nenhuma. As vezes adquirido através de tentativas e erros, repassado familiarmente pelos pais é caracterizado pelo senso comum, e cada um compreende à sua maneira. Que se baseia na experiência ou dela resulta. Que resulta da prática, da observação e não da teoria. O que a Palavra de Deus ensina a respeito do conhecimento epistemológico ou empírico? 

     Os sentidos e instintos humanos não podem nos revelar o conhecimento da verdade, nem tampouco através da nossa própria razão (Mente & Coração), mas somente Deus através do Seu Espírito pode nos revelar o conhecimento da verdade. Nós através de seus mandamentos, estatutos e leis podemos conhecer, praticar e vivencia a verdade. Deus através de seus atributos divinos conhece, controla e esta em todas as coisas, somente baseado, firmado, estabelecido na Sua Palavra. O Homem pode extrair conceitos universais de conhecimentos em prol de toda criação e criatura. Ninguém pode afirmar nenhum conceito universal à parte da Palavra de Deus, sem respaldo da Palavra de Deus. Precisamos partir de uma primícia em nosso pensamento, essa base é a Palavra de Deus, a única base para a verdade. Alguns podem argumentar como nós sabemos que a Palavra de Deus é verdadeira, se não defendermos a nossa base, desta forma já não é a nossa base de fé. E se aceitarmos que a Filosofia, Psicologia comprovem a veracidade da Palavra de Deus a parte dela, logo estamos considerando a ciência humana superior à Palavra de Deus. 

     “Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento, e se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria, da sua boca vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; escudo é para os que caminham na sinceridade, para que guardem as veredas do juízo e conserve o caminho dos seus santos. Então, entenderás justiça, e juízo, e equidade, e todas as boas veredas. Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será suave à tua alma”; (Pv 2.1-10). 

     A Palavra de Deus é a fonte do nosso conhecimento, não é uma escolha arbitrária, pois a Palavra de Deus não apenas explica sobre o conhecimento, mas também sobre a realidade (metafísica) sobre ética e as demais áreas de importância em nossa visão do mundo, a Palavra de Deus explica todas as coisas visíveis e invisível de maneira raciona e clara. “Aquele que fez o ouvido não ouvirá? E o que formou o olho, não verá? Aquele que argüi as nações não castigará? E o que dá ao homem o conhecimento, não saberá? O Senhor conhece os pensamentos do homem, que são vaidade”; (Sl 94.9-11).

Todos os outros sistemas de pensamento que tentam justificar ao homem em seu ser completo falham ao explicar o homem fora do paradigma, do âmbito de Deus. “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”; (1 Ts 5.23). 

Graça & Paz.

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.