1 de julho de 2023

O QUE REPRESENTAM AS 4 FACES DOS QUERUBINS?


“E o primeiro animal era semelhante a um leão; e o segundo animal, semelhante a um bezerro; e tinha o terceiro animal o rosto como de homem (rosto de homem?); e o quarto animal era semelhante a uma águia voando”; (Ap 4.7). Bíblia de Estudo Pentecostal.

Jesus Cristo & Os Quatro Evangelhos. Os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são considerados “Os Evangelhos Sinópticos” por causa de suas semelhanças de “versões”. O Evangelho de João é único e específico ao revelar as obras do ministério de Cristo em sua Divindade. Cada um dos Quatro Evangelhos relatam uma das faces dos querubins para a manifestação do ministério de Jesus Cristo. O Evangelho de Lucas entre os Quatro Evangelhos é o único que contém uma coordenação exegética dos fatos. Teófilo era gentil e rico, ele contratou ao Dr. Lucas, único escritor gentil do Novo Testamento, para realizar uma coordenação minuciosa dos fatos ocorridos à cerca do ministério de Jesus. “Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra, pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio, para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado”; (Lc 1.1-4). Bíblia de Estudo Pentecostal. As Quatro Faces dos Querubins são as manifestações dos Ministérios de Jesus Cristo nos Quatro Evangelhos. “E tinham mãos de homem debaixo das suas asas, aos quatro lados; e assim todos quatro tinham seus rostos e suas asas. Uniam-se as suas asas uma à outra; não se viravam quando andavam; cada qual andava diante do seu rosto. E a semelhança do seu rosto era como o rosto de homem; e, a mão direita, todos os quatro tinham rosto de leão, e, a mão esquerda, todos os quatro tinham rosto de boi, e também rosto de águia, todos os quatro”; (Ez 1.8-10). Bíblia de Estudo Pentecostal.

O Evangelho de Lucas é o Selo de Autenticidade. Existe um selo de autenticidade no Evangelho de Lucas. Todos os milagres e fatos ocorridos, realizados no ministério de Jesus foram conferidos e confirmados minuciosamente pelo doutor Lucas. Um paralítico foi curado! Vamos realizar um laudo médico, conversar com ele para registrar como é que foi que aconteceu para assim relatarmos os fatos e autenticá-los. O Evangelho de Mateus é representado na face de Leão. Jesus Cristo é Rei, filho de Davi, o descendente direto ao trono de Israel. “E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim”; (Lc 1.31-33). Bíblia de Estudo Pentecostal. “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo;  sendo rei, reinará e prosperará, e praticará o juízo e a justiça na terra”; (Jr 23.5). Bíblia de Estudo Pentecostal. Jesus Cristo é descendente direto de Abraão. “E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão. Pelo que convinha que, em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo”; (Hb 2.15-17). Bíblia de Estudo Pentecostal. Jesus Cristo e o sacerdócio de Melquisedeque; “E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e este era sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dízimo de tudo”; (Gn 14.18-20). Bíblia de Estudo Pentecostal. 

A genealogia é real em ordem crescente. “Livro da geração de Jesus Cristo, Filho de Davi, Filho de Abraão.  Abraão gerou a Isaque, e Isaque gerou a Jacó, e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos, e Judá gerou de Tamar a Perez e a Zerá, e Perez gerou a Esrom, e Esrom gerou a Arão. Arão gerou a Aminadabe, e Aminadabe gerou a Naassom, e Naassom gerou a Salmom, e Salmom gerou de Raabe a Boaz,  e Boaz gerou de Rute a Obede, e Obede gerou a Jessé. Jessé gerou ao rei Davi, e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias. Salomão gerou a Roboão, e Roboão gerou a Abias, e Abias gerou a Asa, e Asa gerou a Josafá, e Josafá gerou a Jorão, e Jorão gerou a Uzias, e Uzias gerou a Jotão, e Jotão gerou a Acaz, e Acaz gerou a Ezequias. Ezequias gerou a Manassés, e Manassés gerou a Amom, e Amom gerou a Josias, e Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para Babilônia. E, depois da deportação para a Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel, e Salatiel gerou a Zorobabel, e Zorobabel gerou a Abiúde, e Abiúde gerou a Eliaquim, e Eliaquim gerou a Azor, e Azor gerou a Sadoque, e Sadoque gerou a Aquim, e Aquim gerou a Eliúde, e Eliúde gerou a Eleázar, e Eleázar gerou a Matã, e Matã gerou a Jacó, e Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo”; (Mt 1.1-16). Bíblia de Estudo Pentecostal. O Evangelho de Marcos é representado na face de Bezerro (Boi); Jesus Cristo é servo e não existe uma genealogia, servo não tem direito, não tem genealogia.            

O Evangelho de Lucas é representado na face de Homem. Jesus Cristo é o Filho do Homem, Ele é a "Semente da Mulher". A genealogia humana esta em ordem decrescente;“E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Eli, e Eli de Matate, e Matate, de Levi, e Levi, de Melqui, e Melqui, de Janai, e Janai, de José, e José, de Matatias, e Matatias, de Amós, e Amós, de Naum, e Naum de Esli, e Esli, de Nagai,  e Nagai, de Máate, e Máate, de Matatias, e Matatias, de Semei, e Semei de José, e José, de Jodá, e Jodá de Joanã, e Joanã, de Resá, e Resá, de Zorobabel, e Zorobabel, de Salatiel, e Salatiel, de Neri, e Neri, de Melqui, e Melqui, de Adi, e Adi, de Cosã, e Cosã, de Elmadã, e Elmadã, de Er, e Er de Josué, e Josué, de Eliézer, e Eliézer, de Jorim, e Jorim, de Matate, e Matate, de Levi, e Levi de Simeão, e Simeão, de Judá, e Judá de José, e José, de Jonã, e Jonã, de Eliaquim, e Eliaquim de Meleá, e Meleá de Mená, e Mená, de Matatá, e Matatá de Natã, e Natã, de Davi, e Davi, de Jessé, e Jessé, de Obede, e Obede, de Boaz, e Boaz, de Salá, e Salá de Naassom, e Naassom, de Aminadabe, e Aminadabe, de Admim, e Admim, de Arni, e Arni, de Esrom, e Esrom, de Perez, e Perez, de Judá, e Judá, de Jacó, e Jacó, de Isaque, e Isaque, de Abraão, e Abraão, de Terá, e Terá, de Naor, e Naor, de Seruque, e Seruque, de Ragaú, e Ragaú, de Faleque, e Faleque, de Éber, e Éber, de Salá,  e Salá de Cainã, e Cainã, de Arfaxade, e Arfaxade, de Sem, e Sem, de Noé, e Noé, de Lameque, e Lameque, de Matusalém, e Matusalém, de Enoque, e Enoque, de Jarede, e Jarede, de Maalalel, e Maalalel, de Cainã, e Cainã, de Enos, e Enos, de Sete, e Sete, de Adão, e Adão, de Deus”; (Lc 3.23-38). Bíblia de Estudo Pentecostal. O Evangelho de João é representado pela face de Águia. Jesus Cristo é Deus.“No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”; (Jo 1.1-3). Bíblia de Estudo Pentecostal. Não existe nenhuma genealogia crescente ou decrescente. O Evangelho de João representa a Divindade de Jesus Cristo, Ele é a terceira Pessoa da Divindade, Ele é Deus. O Evangelho de João retrata há Tabernaculização do Verbo, Ele tabernaculou, habitou entre nós se tornando o Templo do Deus Vivo.

OUTROS ESTUDOS QUE COMPLETAM A ESSE:

JESUS CRISTO? O MISTÉRIO OCULTO? A SEMENTE DA MULHER?

O QUE É TIPOLOGIA? O QUE É TIPO E ANTÍTIPO?

 A ARCA NA CASA DE OBEDE-EDOM? O TABERNÁCULO DE OBEDE–EDOM?    

SACERDÓCIO DE LEVI? SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE?

CONHECEU, PREDESTINOU, CHAMOU, JUSTIFICOU E GLORIFICOU?

ANJOS? APARÊNCIA? CLASSIFICAÇÃO? HIERARQUIA?

Atenciosamente.

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.