1 de julho de 2023

O QUE REPRESENTAM AS 4 FACES DOS QUERUBINS?


“E o primeiro animal era semelhante a um leão; e o segundo animal, semelhante a um bezerro; e tinha o terceiro animal o rosto como de homem (rosto de homem?); e o quarto animal era semelhante a uma águia voando”; (Ap 4.7). 

Jesus Cristo & Os Quatro Evangelhos. Os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são considerados “Os Evangelhos Sinópticos” por causa de suas semelhanças de “versões”. O Evangelho de João é único e específico ao revelar as obras do ministério de Cristo em sua Divindade. Cada um dos Quatro Evangelhos relatam uma das faces dos querubins para a manifestação do ministério de Jesus Cristo. O Evangelho de Lucas entre os Quatro Evangelhos é o único que contém uma coordenação exegética dos fatos. Teófilo era gentil e rico, ele contratou ao Dr. Lucas, único escritor gentil do Novo Testamento, para realizar uma coordenação minuciosa dos fatos ocorridos à cerca do ministério de Jesus. “Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra, pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio, para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado”; (Lc 1.1-4). As Quatro Faces dos Querubins são as manifestações dos Ministérios de Jesus Cristo nos Quatro Evangelhos. “E tinham mãos de homem debaixo das suas asas, aos quatro lados; e assim todos quatro tinham seus rostos e suas asas. Uniam-se as suas asas uma à outra; não se viravam quando andavam; cada qual andava diante do seu rosto. E a semelhança do seu rosto era como o rosto de homem; e, a mão direita, todos os quatro tinham rosto de leão, e, a mão esquerda, todos os quatro tinham rosto de boi, e também rosto de águia, todos os quatro”; (Ez 1.8-10). 

O Evangelho de Lucas é o Selo de Autenticidade. Existe um selo de autenticidade no Evangelho de Lucas. Todos os milagres e fatos ocorridos, realizados no ministério de Jesus foram conferidos e confirmados minuciosamente pelo doutor Lucas. Um paralítico foi curado! Vamos realizar um laudo médico, conversar com ele para registrar como é que foi que aconteceu para assim relatarmos os fatos e autenticá-los. O Evangelho de Mateus é representado na face de Leão. Jesus Cristo é Rei, filho de Davi, o descendente direto ao trono de Israel. “E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim”; (Lc 1.31-33). “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo;  sendo rei, reinará e prosperará, e praticará o juízo e a justiça na terra”; (Jr 23.5). Jesus Cristo é descendente direto de Abraão. “E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão. Pelo que convinha que, em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo”; (Hb 2.15-17). Jesus Cristo e o sacerdócio de Melquisedeque; “E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e este era sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dízimo de tudo”; (Gn 14.18-20). 

A genealogia é real em ordem crescente. “Livro da geração de Jesus Cristo, Filho de Davi, Filho de Abraão.  Abraão gerou a Isaque, e Isaque gerou a Jacó, e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos, e Judá gerou de Tamar a Perez e a Zerá, e Perez gerou a Esrom, e Esrom gerou a Arão. Arão gerou a Aminadabe, e Aminadabe gerou a Naassom, e Naassom gerou a Salmom, e Salmom gerou de Raabe a Boaz,  e Boaz gerou de Rute a Obede, e Obede gerou a Jessé. Jessé gerou ao rei Davi, e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias. Salomão gerou a Roboão, e Roboão gerou a Abias, e Abias gerou a Asa, e Asa gerou a Josafá, e Josafá gerou a Jorão, e Jorão gerou a Uzias, e Uzias gerou a Jotão, e Jotão gerou a Acaz, e Acaz gerou a Ezequias. Ezequias gerou a Manassés, e Manassés gerou a Amom, e Amom gerou a Josias, e Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para Babilônia. E, depois da deportação para a Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel, e Salatiel gerou a Zorobabel, e Zorobabel gerou a Abiúde, e Abiúde gerou a Eliaquim, e Eliaquim gerou a Azor, e Azor gerou a Sadoque, e Sadoque gerou a Aquim, e Aquim gerou a Eliúde, e Eliúde gerou a Eleázar, e Eleázar gerou a Matã, e Matã gerou a Jacó, e Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo”; (Mt 1.1-16). O Evangelho de Marcos é representado na face de Bezerro (Boi); Jesus Cristo é servo e não existe uma genealogia, servo não tem direito, não tem genealogia.            

O Evangelho de Lucas é representado na face de Homem. Jesus Cristo é o Filho do Homem, Ele é a "Semente da Mulher". A genealogia humana esta em ordem decrescente;“E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Eli, e Eli de Matate, e Matate, de Levi, e Levi, de Melqui, e Melqui, de Janai, e Janai, de José, e José, de Matatias, e Matatias, de Amós, e Amós, de Naum, e Naum de Esli, e Esli, de Nagai,  e Nagai, de Máate, e Máate, de Matatias, e Matatias, de Semei, e Semei de José, e José, de Jodá, e Jodá de Joanã, e Joanã, de Resá, e Resá, de Zorobabel, e Zorobabel, de Salatiel, e Salatiel, de Neri, e Neri, de Melqui, e Melqui, de Adi, e Adi, de Cosã, e Cosã, de Elmadã, e Elmadã, de Er, e Er de Josué, e Josué, de Eliézer, e Eliézer, de Jorim, e Jorim, de Matate, e Matate, de Levi, e Levi de Simeão, e Simeão, de Judá, e Judá de José, e José, de Jonã, e Jonã, de Eliaquim, e Eliaquim de Meleá, e Meleá de Mená, e Mená, de Matatá, e Matatá de Natã, e Natã, de Davi, e Davi, de Jessé, e Jessé, de Obede, e Obede, de Boaz, e Boaz, de Salá, e Salá de Naassom, e Naassom, de Aminadabe, e Aminadabe, de Admim, e Admim, de Arni, e Arni, de Esrom, e Esrom, de Perez, e Perez, de Judá, e Judá, de Jacó, e Jacó, de Isaque, e Isaque, de Abraão, e Abraão, de Terá, e Terá, de Naor, e Naor, de Seruque, e Seruque, de Ragaú, e Ragaú, de Faleque, e Faleque, de Éber, e Éber, de Salá,  e Salá de Cainã, e Cainã, de Arfaxade, e Arfaxade, de Sem, e Sem, de Noé, e Noé, de Lameque, e Lameque, de Matusalém, e Matusalém, de Enoque, e Enoque, de Jarede, e Jarede, de Maalalel, e Maalalel, de Cainã, e Cainã, de Enos, e Enos, de Sete, e Sete, de Adão, e Adão, de Deus”; (Lc 3.23-38). O Evangelho de João é representado pela face de Águia. Jesus Cristo é Deus.“No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”; (Jo 1.1-3). Não existe nenhuma genealogia crescente ou decrescente. O Evangelho de João representa a Divindade de Jesus Cristo, Ele é a terceira Pessoa da Divindade, Ele é Deus. O Evangelho de João retrata há Tabernaculização do Verbo, Ele tabernaculou, habitou entre nós se tornando o Templo do Deus Vivo.

OUTROS ESTUDOS QUE COMPLETAM A ESSE:

JESUS CRISTO? O MISTÉRIO OCULTO? A SEMENTE DA MULHER?

O QUE É TIPOLOGIA? O QUE É TIPO E ANTÍTIPO?

 A ARCA NA CASA DE OBEDE-EDOM? O TABERNÁCULO DE OBEDE–EDOM?    

SACERDÓCIO DE LEVI? SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE?

CONHECEU, PREDESTINOU, CHAMOU, JUSTIFICOU E GLORIFICOU?

ANJOS? APARÊNCIA? CLASSIFICAÇÃO? HIERARQUIA?

Atenciosamente.

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.