1 de novembro de 2022

O QUE É TIPOLOGIA? O QUE É TIPO E ANTÍTIPO?


“Porque, tendo a lei a sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas”; (Hb 10.1). Bíblia de Estudo Pentecostal.

As obras do Eterno são perfeitas e maravilhosas, e examiná-las, observá-las de perto é o maior prazer que um homem, uma mulher que gosta de estudar as Escrituras, que ama conhecer, compreender, entender, a Palavra do Senhor pode experimentar. As obras do homem quando são examinadas, observadas, admiradas. Por mais interessantes que sejam ou pareçam ser, elas podem rapidamente ser entendidas, compreendidas, mapiadas e catalogadas, pois são obras que pertencem a dimensão física dos homens. A obra, a Criação do Senhor Deus quanto mais a examinarmos e a observarmos ela nos atrai ainda mais e mostra que nada somos e podemos sem Ele. Tudo na Criação do Senhor quanto mais nós estudarmos, mais temos que admitir que nada sabemos, que nós somos limitados dentro da nossa pequena Ciência humana. Os Tipos são prefigurações, sombras, representações vindos da Eternidade de Deus pelo qual Ele nos ensina coisas incompreensíveis. Se nós aprendemos sobre os Tipos, nós podemos conhecer e compreender os Antítipos. Quanto mais nos conhecermos através dos Tipos, maior será a compreensão para entendermos os Antítipos. Estudar, aprender, conhecer através dos textos tipológicos é algo necessário e de um enriquecimento importantíssimo para o nosso bojo teológico. Nós cresceremos de uma forma maravilhosa, aprenderemos a extrair preciosas doutrinas com o poder profético de abençoar, salvar e transformar vidas no Nome de Jesus. O ensino tipológico enriquecerá a nosso ensinamento de uma maneira que teremos a plena convicção no nosso espírito, que somos usados tremendamente pelo Senhor como vasos de honra, atuantes e transbordantes em sua presença. Várias passagens das Escrituras as quais muitas das vezes, nós já lemos, estudamos ou até já ministramos serão vistas de uma forma, de uma maneira, de um modo diferente. Quando nós nos aprofundamos no ensino tipológico e passamos a entender as revelações vindas do Espírito Santo. O nosso espírito e alma estarão atentos aos Tipos, prefiguras, sombras, representações pelas quais o Senhor procura nos mostrar através das coisas terrestres, a realidade das coisas espirituais. Encontraremos, observaremos no Antigo Testamento e no Novo Testamento, o Senhor nós ensinando sobre a glória celestial através de prefiguras, sombras e representações tipológicas de coisas terrestres, coisas que estão na nossa dimensão física, os Tipos que revelam os Antítipos. “O quais servem de exemplar e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o Tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que, no monte, se te mostrou”; (Hb 8.5). Bíblia de Estudo Pentecostal.

Os Tipos são sombras, prefigurações, representações. Os Antítipos são os originais, a realidade dos bens futuros. A Tipologia em si mesma. A Tipologia é apresentada abertamente de tal maneira, de tal modo nas Escrituras Sagradas que nós podemos facilmente ficar maravilhados com tantas informações, às quais podemos encontrar com muita riqueza na Palavra do Senhor. O nosso objetivo, propósito é o de encontrarmos essas informações e transformá-las em revelações e acrescentarmos, pois toda revelação é progressiva. Descobriremos verdades que desvendarão pontos que a princípio nos pareciam obscuros em uma 1ª leitura. A Tipologia nos ajudará e nós fará entender melhor o Evangelho e a observarmos com o nosso intelecto para construirmos no nosso espírito humano através do Espírito Santo. “Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada, indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, para as quais coisas os anjos desejam bem atentar”; (1 Pe 1.10-12). Bíblia de Estudo Pentecostal. Os ensinamentos, as doutrinas estarão mais esclarecidas, mais explicadas, detalhadas para que nós as vivamos e as praticamos, e assim aumentarmos cada vez mais a nossa fé. Observaremos que a Palavra, a Bíblia não é somente de histórias que incluem personagens e acontecimentos reais, objetos, animais, coisas, lugares e circunstâncias. Mas que cada um desses Tipos, sombras, prefigurações e representações terrestres nos revelem os Antítipos celestiais dos bens futuros.

OS TIPOS E OS ANTÍTIPOS

As coisas celestiais servem de exemplar para as terrestres. O que é um Tipo? O que é um Antítipo? O Tipo é a semelhança de uma coisa real, não é a realidade de uma alguma coisa, algo, ou alguém. Mas é a prefiguração, sombra, representação da mesma. É o prefigurar o que está por vir, aquilo que virá. Tipologia é o estudo dos Tipos contidos no Antigo Testamento como prefigurações de algo, alguma coisa ou alguém os quais explicam a realidade profética em suas representações desse algo, dessa alguma coisa ou desse alguém nos Antítipos no Novo Testamento. Devido ao Antigo Testamento estar cheio de Tipos, vários acontecimentos da atual Dispensação da Graça foram prefigurados através de Tipos durante a Dispensação do Mistério. Assim, podemos encontrá-los com frequência nos primeiros livros da Palavra do Senhor. As parábolas de Jesus são ricas e profundas em Tipos e em Projeções Proféticas, mas poucas são as parábolas que já se cumpriram em nosso tempo físico, pois muitas delas ainda se cumprirão no fim dele na Dispensação da Plenitude dos Tempos. Por que nós devemos estudar as Escrituras Sagradas através dos Tipos? Estudar, ministrar, ensinar usando e utilizando a Tipologia é uma forma de enriquecer e fortalecer a doutrina do Evangelho a todos que querem conhecer sobre o Senhor e o seu Reino. Somente assim entenderemos melhor as verdades mais profundas, doutrinas que requerem um maior raciocínio e entendimento trabalhando em conjunto com a utilização da fé. Existem pastores, doutores, profetas que preferem impressionar os seus ouvintes com assuntos inteligíveis. Com a finalidade e o objetivo de serem elogiados e honrados pela sua cultura, conhecimento, sabedoria, inteligência e falácia humana e, não por serem porta-vozes, atalaias da Palavra do Senhor e totalmente dependentes do Espírito Santo. Esses falsos ministros não alimentam a toda a multidão da mesma forma, da mesma maneira, do mesmo jeito como Jesus os alimentava. O alimento mais comum aos povos, tribos e nações é o pão, e Jesus deu-lhes pão. Jesus não foi buscar, Ele não foi procurar com os melhores cozinheiros da sua época um cardápio desconhecido e diferente. Jesus  simplesmente alimentou as multidões com pão. O rico come pão, o pobre come pão, os animais do céu, os animais da terra e os animais das águas comem pão, insetos comem pão. Todos os seres vivos, todas as criaturas comem o pão, todos comem pão. Sendo o pão também a própria Tipologia do corpo de Jesus Cristo, Ele é o nosso alimento. 

OUTROS ESTUDOS QUE COMPLETAM A ESSE:

QUAIS SÃO AS NORMAS E OS PRINCÍPIOS DA TIPOLOGIA?

ARCA DE MADEIRA? REVESTIR DE OURO? POR NO TABERNÁCULO?

PORQUE A ARCA "CRISTO" FOI CAPTURADA PELO INIMIGO?

A ARCA (CRISTO) VENCEU DAGOM (EX LUZEIRO) NO TEMPLO (HADES)?

E DISSE DEUS: HAJA LUZ? QUE LUZ É ESSA?    

Atenciosamente.

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.