1 de abril de 2023

QUAL É A VERDADEIRA ORIGEM DO 1º PECADO?


“Vós tendes por pai ao diabo e queries satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade…”; (Jo 8.44). Bíblia de Estudo Pentecostal.

A origem do pecado na Eternidade; “Quem comete o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo”; (1 Jo 3.8). Bíblia de Estudo Pentecostal. O 1º pecado aconteceu na Eternidade, na presença de Deus e dos seus exércitos angelicais. Deus criou os anjos dotados de perfeição, porém, o ex luzeiro e 1/3 deles se rebelaram contra Ele, pelo que caíram em terrível condenação. Passaram a estar debaixo de um juízo conhecido como “o estado de maldade”. O 1º pecado foi cometido no céu, a 1ª transgressão ocorreu em um ambiente perfeito e eterno, aconteceu na dimensão de Deus. Assim sendo a fim de compreendermos a sua origem, realidade e natureza. Devemos analisar 1º este princípio, que ocorreu na Eternidade, e depois na terra. A origem do pecado é o diabo! O ex luzeiro, diabo, Lúcifer, Satanás foi a 1ª pessoa responsável pelo 1º pecado na presença de Deus, isto, aconteceu na Eternidade. Satanás é um anjo, um ser espiritual, um espírito ministrador! Por que então citá-lo como uma pessoa? Satanás tem uma alma, que contém uma personalidade, caráter, intelecto, vontade e sentimento. Portanto ele é considerado uma pessoa  (não é uma pessoa física pois, ele não tem um corpo físico), mas ele é uma pessoa espiritual. “Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Jeová: Tu és o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; toda pedra preciosa era a tua cobertura: a sardônia, o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado, foram preparados. Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti”; (Ez 28.12-15). Bíblia de Estudo Pentecostal.

O 1º pecado foi cometido na dimensão Kairós de Deus em um ambiente perfeito e eterno. A 1ª profanação de santuários também ocorreu neste mesmo ambiente. O ex Luzeiro profanou as divisões dos seus próprios santuários. “Na multiplicação do teu comércio se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste e nunca mais serás para sempre”; (Ez 28.16-19). Bíblia de Estudo Pentecostal. Como entender, compreender que um ser perfeito, na presença de um Deus perfeito, em um ambiente perfeito. Pudesse gerar idéias de descontentamento, contestação, rebelião a ponto de encher o seu interior de violência e pecar contra o seu próprio Criador? “... Tu és o aferidor da medida...”; (Ez 28.12). Bíblia de Estudo Pentecostal. O aferidor, aquele que afere, instrumento para aferir. Ele não usava instrumento, ele era o próprio instrumento de aferição. O luzeiro era o modelo perfeito, o exemplo de perfeição diante de todos os seres angelicais. Algumas traduções bíblicas utilizam a palavra “sinete” em vez de aferidor.  É o mesmo significado, Sinete: Assinatura, brasão, carimbo, marca padrão de algo ou alguma coisa criada. O ex luzeiro pecou no passado da Eternidade. A Eternidade, o kairós de Deus contém 3 dimensões. “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso”; (Ap 1.8). Bíblia de Estudo Pentecostal. “É” – É o presente da Eternidade, nela está contido o tempo físico do homem. “Era” – Foi o passado da Eternidade, a queda do ex luzeiro e 1/3 dos anjos. “Há de vir” – É o futuro da Eternidade, o Estado Eterno, consumação de tudo. 

Qual foi o pecado do ex Luzeiro, o Aferidor da Medida? “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, (sentido de derrubado, cortado) tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do Norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo”; (Is 14.12-14). Bíblia de Estudo Pentecostal. A QUEDA DO LUZEIRO. EU SUBIREI AO CÉU. O diabo se referi a uma posição de destaque acima da qual ele já possuía. Ele já estava acima das estrelas de Deus. Ele desejava ter o seu trono no monte original de Deus. As estrelas é uma alusão, citação, menção, referência aos principados e potestades angelicais. “Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?”; (Jó 38.7). Bíblia de Estudo Pentecostal. “E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho”; (Ap 12.4). Bíblia de Estudo Pentecostal. O desejo de assegurar o seu domínio sobre os anjos foi sempre expresso. O nome Lúcifer tem a sua origem da tradução latina da Bíblia, a Vulgata; o seu significado é “estrela da manhã, filho da alva”. Satanás, o ex luzeiro, o diabo também é assim chamado antes da sua queda. SUBIREI ACIMA DAS MAIS ALTAS NUVENS E SEREI SEMELHANTE AO ALTÍSSIMO. Ele queria ser igual à Deus, este era o seu desejo posicional máximo. Ele não almejava ser maior do que Deus, e sim igual. Todas estas declarações expressam independência e oposição a Deus, uma ambição deliberada contra Ele. Como esse ser perfeito? Em um ambiente perfeito conseguiu pecar? Independência da vontade de Deus. Lúcifer foi lançado para fora da dimensão de Deus, saiu da Eternidade e veio para a dimensão dos homens trazendo junto de si o estado da maldade e o pecado, e desta maneira, desta forma ele conseguiu contaminar ao homem.

A origem do pecado ho homem. A NATUREZA HUMANA OU A NATUREZA PECAMINOSA? Deus não criou ao homem com a natureza pecaminosa! “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram”; (Rm 5.12). Bíblia de Estudo Pentecostal. Deus criou, Ele formou ao homem com a natureza humana. O homem foi criado, formado à semelhança de Deus. Espiritualmente e moralmente o homem tinha o caráter e a personalidade pura, saudável e santa. “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”; (Gn 1.26). Bíblia de Estudo Pentecostal. “Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Macho e fêmea os criou, e os abençoou, e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados”; (Gn 5.1,2). Bíblia de Estudo Pentecostal. Se Deus tivesse criado, formado ao homem com a natureza pecaminosa. Deus seria o responsável, o culpado dos atos pecaminosos realizados pelo homem. O homem foi criado puro, santo e sem pecado. O que oconteceu foi que a natureza humana foi corrompida com a entrada do pecado. O homem por sua decisão própria, pela sua livre e espontânea escolha, utilizou o seu livre arbítrio, a sua própria vontade para decidir pecar contra a vontade de Deus.“E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem. E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas”; (Gn 5.3,4). Bíblia de Estudo Pentecostal. Adão (macho & fêmea) quando foi criado, foi criado conforme a semelhança e a imagem de Deus. Mas os seus filhos & filhas foram gerados conforme a “sua semelhança”, a semelhança de Adão (com o pecado). Não, mas a semelhança de Deus original (sem pecado e santa). Adão “gerou” filhos e filhas; genericamente e geneticamente, todo homem nasce a semelhança e a imagem de Adão. A semelhança e a imagem original de Deus somente é restabelecida no homem quando Jesus Cristo vive em sua vida, quando ocorre “verdadeiramente” o novo nascimento. 

OUTROS ESTUDOS QUE COMPLETAM A ESSE:
 








Atenciosamente.

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.