Os elementos representativos; o sacerdócio de ordem universal; Coroa, primícias, pão, vinho, dízimos, ofertas, fé e graça. O sacerdócio levítico; Mitra, “páscoa”, lei e ordenanças. Os holocaustos; Primícias, Pão, Vinho, Cordeiro e Altar. Hoje na atual dispensação da graça não é mais necessário oferecer o sistema antigo de holocausto para sacrificar ao Senhor pelos pecados. Pois o sacrifício vicário de Jesus Cristo foi único e Nele estão contidos todos os elementos do antigo holocausto. Jesus Cristo é as Primícias, o Pão, o Vinho, o Cordeiro e o Altar. Os sacerdotes do sacerdócio universal foram somente quatro; Adão, Jó, Melquisedeque e Moisés. O Sacerdócio Levítico não era o que o Senhor desejava, queria para a nação de Israel. O Senhor não queria usar, utilizar desse sacerdócio para Israel, o sacerdócio que o Senhor desejou para Israel, nação eleita, desde o princípio, desde o início, desde o começo era o Sacerdócio da Ordem de Melquisedeque. Através de um Sacerdócio Universal de um Pacto Universal toda a nação de Israel sem distinção, seria um corpo nacional de reis e sacerdotes. Uma nação literalmente única e diferente de todas as demais nações da terra. São enormes as diferenças entre o Sacerdócio Levítico e o Sacerdócio Universal. Para o Senhor ter instituído o Sacerdócio Levitico, Ele mudou, alterou uma exclusividade que era somente para a nação de Israel, e isso causou uma mudança radical no cumprimento do Pacto Universal. O objetivo, meta, propósito do Senhor em escolher ao povo de Israel como nação, não foi para que o povo ao ser eleito, se pusesse, se colocasse como único e exclusivo privilegiado em ser escolhido. Pelo contrário, a nação de Israel foi escolhida para abençoar todas as outras nações. Mas a nação de Israel se orgulhou desse privilégio. esqueceu da incumbência, do ofício, do objetivo de sua escolha e apegou-se as regalias e as prerrogativas de ser a nação escolhida. O sentido da escolha da nação de Israel não foi também para concedê-la, o vir-a-ser uma grandeza sociopolítica, ou lhe dar o título de máxima potência econômica, com o objetivo de menosprezar, destruir e suplantar os outros povos e nações da terra. Qual foi o sentido da escolha da nação de Israel? O sentido da escolha de Israel era o de abençoar e o de beneficiar todas as nações da terra. Com o propósito de humanizar o Pacto, o Reino, a Divindade. Um Ser que era Espíritual, Celestial passou a manifestar a sua glória na dimensão física dos homens. O Verbo, a 2ª Pessoa da Divindade se encarnou, tabernaculou, passou a ser o Emanuel “Deus conosco”. Embora a nação de Israel tenha falhado em seu propósito. O propósito do Senhor não deixou de ser realizado a “Semente da Mulher” não falhou, um judeu eleito fez o que uma nação eleita falhou. Jesus Cristo realizou o que Israel falhou, Ele é o fundador da Igreja, nação eleita. O Sacerdócio Levítico foi apenas nacional, limitado somente para a nação de Israel, o que Levi foi para os seus irmãos, Israel como uma “Nação” deveria ter sido para todas as demais nações da terra. O Sacerdócio Levítico não é o modelo sacerdotal original, o Sacerdócio Levítico é de certa forma um castigo para a nação de Israel, pela falha do povo em não obedecer às prerrogativas para ser uma benção para todas as famílias da terra. O Sacerdócio Universal por um período de tempo foi posto, colocado de lado, ficou de certa forma esquecido. O Senhor precisou tratar inicialmente com a nação de Israel “organizar a casa, lavar a roupa “vestimenta” suja”. A fim de que essa casa um dia possa assumir a posição a qual lhe havia sido predita.
Moisés, o último sacerdote universal da ordem de Melquisedeque. Enquanto o seu irmão Arão que era o sumo sacerdote levita fazia, realizava o ritual sacerdotal completo, para entrar no Lugar Santíssimo uma vez por ano; ”mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue”; (Hb 9.7). Moisés como sacerdote universal entrava no Lugar Santíssimo o dia, a hora, o momento em que ele quisesse. ”E Moisés pôs estas varas perante o Senhor na tenda do Testemunho. Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos, e dera amêndoas (Moisés entrou 2x, entrou no dia em que colocou as varas e no dia seguinte voltou para ver de quem era a vara que floresceu)”; (Nm 17.7,8). Bíblia de Estudo Pentecostal. Com a morte do patriarca Moisés, ficou esquecido por um período proposital o exercício sacerdotal do Sacerdócio Universal. Através da vida do profeta João Batista o Senhor reutilizou o Nazireado, um sacerdócio o qual Ele já havia usado provisoriamente no passado durante “O Período dos Juízes em israel”. João batista poderia ter sido um sacerdote levita, mas ele não seguiu a linhagem sacerdotal do seu pai Zacarias o qual servia, ministrava o Sacerdócio Levítico como sacerdote. Ele foi ungido para ser um nazireu e ir adiante de Jesus o qual recomeçaria o exercício original do Sacerdócio Universal, sendo Ele Jesus “O” Sumo Sacerdote dessa ordem Melquisedequeana. O Sacerdócio Universal iniciou, começou com o patriarca Adão e parou, estacionou no patriarca Moisés, sendo ele o último sacerdote dessa ordem universal sacerdotal. As diferenças de ministério sacerdotal entre os irmãos Moisés & Arão; um sacerdote universal é superior há um sumo sacerdote levítico. Moisés falava com Deus face a face quando quisesse, Arão somente uma vez por ano. Moisés recebeu dízimos e ofertas de Arão. Mmoisés liderou e consagrou a Arão, e aos seus filhos. Moisés estabeleceu a Lei, Arão cumpriu a Lei. As primícias, os dízimos e as ofertas pertencem ao sacerdocio universal. Os patriarcas já ofereciam, entregavam as primícias, os dízimos e as ofertas em suas tendas patriarcais muito antes do Sacerdócio Levítico ser instituído, Abrão dizimou a Melquisedeque. Os sacrifícios do Pacto Universal eram respaldados por um sacerdócio de ordem Universal. Com um propósito original superior ao Sacerdócio Levítico e o Nazireado. O Senhor implantou desde o início o Sacerdócio Universal (PPVCA). Os patriarcas realizavam, faziam holocaustos para o Senhor diretamente no Lugar Santíssimo de suas tendas patriarcais, não existia véu, não havia divisão. O pecado do povo de Israel trouxe o Sacerdócio Levítico e as divisões, os limites, as repartições do tabernáculo. Na tenda patriarcal era somente o Lugar Santíssimo, a tenda era a intimidade do Senhor com o homem. Não havia, não existia a necessidade de divisões como as que existiam no tabernáculo. Mas por causa do pecado houve mudanças, passou a existir uma tenda com divisões, e a tribo de Levi passou a exercer o seu ofício sacerdotal nessa tenda.
O pacto universal de um sacerdócio de uma ordem universal; O holocausto, o sacrifício do "PPVCA”. Após a morte de Moisés o qual foi o último sacerdote da ordem Universal, o Senhor não levantou a um novo sacerdote dessa linhagem universal, Jesus Cristo o próprio Sumo Sacerdote dessa ordem, em sua tabernaculização deu continuidade ao Sacerdócio Universal. A substitução do pacto universal de uma nação de reis e sacerdotes. A TRIBO DE LEVI – Assumiu a parte do sacerdócio. A TRIBO DE JUDÁ – Assumiu a parte do reino; (Basileilogia). Essa foi a substituição, essa foi a mudança radical que o Senhor realizou, estabeleceu. Em lugar de uma nação real e sacerdotal, Ele estabeleceu uma tribo sacerdotal (Levi) e uma tribo real (Judá) sobre todas as outras tribos de Israel. Todas as 12 tribos que formam a Nação de Israel seriam todas elas uma “Nação” de “Reis & Sacerdotes”. O propósito universal do Senhor para as tribos como uma nação. A nação de Israel foi chamada para ser uma benção para todas as nações da terra através do Sacerdócio Universal. Da mesma forma que as outras tribos traziam as primícias, os dízimos e as ofertas aos levitas. Da mesma maneira todas as tribos, povos e nações da terra através de seus imperadores, reis e presidentes fariam o mesmo a nação de Israel. Mas a nação de Israel falhou e por isso as tribos, povos e nações, não dão primícias, ofertas e não dizimam e nem conhecem ao Senhor da forma como deveriam. Mas no Milênio e durante o Estado Eterno acontecerá o cumprimento do propósito original do Sacerdócio Universal para a nação de Israel. Ser uma nação sacerdotal implica em não ter herança própria, como a tribo sacerdotal de Levi não tinha, a tribo de levi não recebeu parte da terra prometida na repartição, na divisão da terra entre as tribos. O sustento de uma nação sacerdotal equivale a ser sustentada diretamente pelo próprio Senhor, o qual é o possuidor de tudo e de todos. “Disse também o Senhor a Arão: Na sua terra possessão nenhuma terás, e no meio deles, nenhuma parte terás; eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel”; (Nm 18.20). Bíblia de Estudo Pentecostal. Ser uma nação sacerdotal significa, representa que toda a nação tem que ser santa, um modelo universal para todas as demais nações da terra. Isso requer obediência aos mandamentos, as leis, as normas e aos estatutos do Senhor. Isso implica em oficiar expiação, cumprir a liturgia do sacerdócio, zelar pelo cumprimento dos deveres e obrigações dos povos e nações em relação as coisas concernentes ao Senhor, desempenharem o sacerdócio em santidade e em santificação. Esse era o propósito, a meta, o objetivo original para a nação de Israel, entretanto a nação falhou nesse requisito. Mas esse propósito “ainda” acontecerá, se cumprirá para a nação de Israel na Basileilogia; começara no Milênio e se estenderá no Estado Eterno. De certa forma a Igreja, A NOIVA DO CORDEIRO nestemomento é o Israel de Deus. O que a nação de Israel deixou de ser no passado, hoje, agora, nesse instante, nesse momento o Senhor efetua, realiza através de Cristo por intermédio da Igreja. A Igreja não tem herança nesta terra como os levitas da tribo de Levi também não tinha. A Igreja é uma benção para todas as tribos, povos e nações da terra. A nação de Israel não aproveitou a sua oportunidade, por isso, por causa disso aguarda o cumprimento da última semana das 70 Semanas do Profeta Daniel acontecer para eles. A Igreja é de reis e sacerdotes, a Igreja faz parte do Sacerdócio Universal (da Graça) e não do Sacerdócio Levitíco (da Lei).
Mas, a nação de Israel será aperfeiçoada pois Levi não é uma tribo real, dela veio o sacerdócio. Judá é a tribo real, de Judá veio o reino, Jesus não veio da tribo de Levi, Ele veio da tribo de Judá. Judá nunca foi citada pelos judeus como uma tribo sacerdotal, Jesus é da tribo de Judá. Ele reiniciou o Sacerdócio Universal, por isso, por causa disso o rei Davi, descendente direto de Judá pôde entrar no templo e comer dos pães da Mesa da Proposição, pães os quais somente os sacerdotes levitas podiam comer. Os outros reis de Israel não puderam fazer isso. Os reis que tentaram exercer o ofício sacerdotal exclusivo pertencente aos sacerdotes levitas, como no caso dos reis Saul e Uzias você já sabe, você já aprendeu nessa disciplina o que aconteceu, o que ocorreu com eles. ”Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos. Então, irei ao altar de Deus, do Deus que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu (Como o rei Davi entraria nos tabernáculos? Como ele chegaria até ao altar de Deus? Como ele tocaria harpa e louvaria ao Senhor Deus de Israel?)”; (Sl 43.3,4). Bíblia de Estudo Pentecostal. ”A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?”; (Sl 42.2). Bíblia de Estudo Pentecostal. Davi não era da tribo de Levi. Davi não era um sacerdote levita para chegar até a Mesa dos Pães da Proposição no Lugar Santo. Davi também não era um sumo sacerdote levita para se apresentar no Lugar Santíssimo diante da face do Senhor. Como então ele esperava, aguardava, ansiava chegar diante da face do Senhor, sendo ele um rei e membro da tribo de Judá? ”Então, veio Davi a Nobe, ao sacerdote Aimeleque; e Aimeleque, tremendo, saiu ao encontro de Davi, e disse-lhe: Por que vens só, e ninguém contigo? E disse Davi ao sacerdote Aimeleque: O rei me encomendou um negócio e me disse: Ninguém saiba deste negócio pelo qual eu te enviei e o qual te ordenei; quanto aos jovens, apontei-lhes tal e tal lugar. Agora, pois, que tens à mão? Dá-me cinco pães na minha mão ou o que se achar. E, respondendo o sacerdote a Davi, disse: Não tenho pão comum à mão; há, porém, pão sagrado, se ao menos os jovens se abstiveram das mulheres. E respondeu Davi ao sacerdote, e lhe disse: Sim, em boa fé, as mulheres se nos vedaram desde ontem; e, anteontem, quando eu saí, o corpo dos jovens também era santo; e em alguma maneira é pão comum, quanto mais que hoje se santificará outro no corpo. Então, o sacerdote lhe deu o pão sagrado, porquanto não havia ali outro pão, senão os pães da proposição, que se tiraram de diante do Senhor, para se pôr ali pão quente, no dia em que aquele se tirasse”; (1 Sm 21.1-6). Bíblia de Estudo Pentecostal. Davi como descendente direto de Judá, membro da tribo de Judá, uma tribo real, não poderia comer dos pães da Mesa da Proposição, a qual se localizava no Lugar Santo do Tabernáculo. Somente os sacerdotes levitas descendentes da tribo de Levi era lícito tocar e comer dos pães sagrados. Mas Davi os recebeu diretamente das mãos do sacerdote Aimeleque. Por que Davi pôde receber os pães sagrados? Como Davi pôde tocar e comer dos pães sagrados do Tabernáculo? Por que lhe foi permitido?
O Senhor Jesus Cristo também fez essa mesma pergunta para os fariseus acerca de Davi. E os fariseus não souberam como lhe responder. “Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na Casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes?”; (Mt 12.3,4). Bíblia de Estudo Pentecostal. Davi foi um tipo, uma sombra, uma figura, uma representação de um sacerdócio superior ao Sacerdócio Levítico. Por isso ele pôde vestir o éfode de linho e ministrar como um sacerdote. ”E Davi saltava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido de um éfode de linho”; (2 Sm 6.14). Bíblia de Estudo Pentecostal. Davi também obteve as mesmas 3 unções as quais Jesus Cristo recebeu. Davi teve experiências como rei, como sacerdote e como profeta. Davi foi ungido em sua casa diante de seu pai Jessé e seus irmãos. Davi foi ungido diante da sua tribo Judá.Davi foi ungido diante de toda a nação de Israel. Davi foi um tipo de Cristo o qual o antítipo é o próprio Cristo. Jesus Cristo reúne Nele mesmo todas as tribos, todos os povos e todas as nações da terra através da Igreja. A Igreja é a união de Gentios & Judeus. A Igreja é um dos três elementos do Reino, Ela é uma das três medidas de farinha, Nela não há acepção de tribos, povos e nações. O rei Davi não foi contado como um dos sacerdotes pertencentes à Ordem Universal de Melquisedeque. Davi como representação de Cristo, prefigurou também a tribo de Judá a qual reinará em Israel durante o Milênio e perpetuamente por todo o Estado Eterno. A tenda de Davi será novamente levantada, ela será reerguida em Israel. A Igreja é um sacerdócio Real (Reis & sacerdotes). A Igreja é geração eleita & Nação Santa. O sacerdócio Universal de Melquisedeque é da Graça (e não da Lei). O sacerdócio Levítico de Arão é da Lei. “De tanto melhor concerto Jesus foi feito fiador. E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número (todos os sacerdotes e sumo sacerdotes do Sacerdócio Levítico), porque pela morte foram impedidos de permanecer; mas este (Jesus Cristo), porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus; que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente, por seus próprios pecados e, depois, pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo. Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre”; (Hb 7.22-28). Bíblia de Estudo Pentecostal.
O pão e o vinho é o Cristo Ressurreto, todos os elementos do “PPVCA” se convertem em Cristo. Os dois discípulos no caminho de Emaús que antes não reconheciam mais a Jesus, no partir do pão eles o reconheceram. Antes, eles foram desobedientes não permanecendo em Jerusalém e ido para Emaús. Após o reconhecerem retornaram, voltaram para Jerusalém como primícias da 1ª Ceia do Senhor do Cristo ressurreto. ”E disseram um para o outro: Porventura, não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? E, na mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém e acharam congregados os onze e os que estavam com eles, os quais diziam: Ressuscitou, verdadeiramente, o Senhor e já apareceu a Simão. E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles foi conhecido no partir do pão. E, falando eles dessas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco”; (Lc 24.32-36). Bíblia de Estudo Pentecostal. Através da Igreja qualquer pessoa que receber a Jesus e viver a Palavra pode servir ao Senhor. ”Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina; e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia”; (1 Pd 2.6-10). Bíblia de Estudo Pentecostal. Antes nós os gentios, nós não podíamos, nós não tínhamos nenhum direito, nós nem éramos considerados povo do Senhor. Agora o homem, a mulher que tem a Jesus como seu salvador e que passou pelo processo do novo nascimento, tem autoridade para atuar no Santuário, pode servir no altar do Senhor. Através da Igreja os “gentios” têm acesso direto ao Lugar Santíssimo. ”E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém!”; (Ap 1.5,6). Bíblia de Estudo Pentecostal.
OUTROS ESTUDOS QUE COMPLETAM A ESSE:
O QUE É TIPOLOGIA? O QUE É TIPO E ANTÍTIPO?
PORQUE A ARCA "CRISTO" FOI CAPTURADA PELO INIMIGO?
A ARCA NA TENDA DE DAVI? ONDE ESTA A ARCA HOJE?
CONHECEU, PREDESTINOU, CHAMOU, JUSTIFICOU E GLORIFICOU?
Atenciosamente.
Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.