A princípio o conhecimento é confuso, conhecer algo, diferenciar alguma coisa, relacionar com alguém leva tempo. O povo de Israel trouxe todo o material, todas as peças a Moisés, colchetes, tábuas, varais, colunas, cobertas enfim tudo que pertencia ao tabernáculo. Nessa 1ª fase não há repartições, divisões, não existe ainda o Átrio, o Lugar Santo e nem o Lugar Santíssimo, ainda não há tabernáculo. Todos os utensílios foram colocados juntos em um só lugar, em uma mesma área. Deus coloca todas as peças da obra juntas para conhecer (relacionar, diferenciar, aprovar) o compromisso do ministro e o trabalho conjunto de uma peça com outra peça. O serviço ministerial é voluntário, não é forçado. O prego (apoio, sustento) perto da Arca (liderança) para relacionar humildade e liderança. Todos observam a presença da Arca, mas, não observam os pregos que sustentam a cobertura do véu da Arca e outros pregos que estão dentro da alvenaria. Algumas peças não são vistas aparentemente (pregos, estacas), mas Deus sabe que elas estão trabalhando, Deus conhece que as peças estão executando os seus ministérios. O ministro que almeja a liderança, que quer ser uma Arca. Ela é coberta de ouro batido, será que esse ministro aguenta ser batido? Deus coloca a base (jejum, oração) perto da coluna (intercessão) para que as peças percebam e entendam que elas são individuais, mas dependem uma da outra o trabalho é coletivo. Nessa 1ª fase Deus relaciona peça por peça, mas ainda não exige a posição correta para cada uma delas. Apesar das peças estarem separadas, não haver ainda o Tabernáculo e as divisões, Deus vê, contempla a obra pronta, conhece a obra completa. Viu, pois, Moisés toda a obra (tipo de Deus), e eis que a tinham feito; como o Senhor ordenara, assim a fizeram; então Moisés os abençoou”; (Êx 39.43). Bíblia de Estudo Pentecostal. “Então, disse o Senhor a Moisés: Eis que te tenho posto por Deus”; (Êx 7.1a). Bíblia de Estudo Pentecostal. “Os quais servem de exemplar e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou”; (Hb 8.5). Bíblia de Estudo Pentecostal.
2ª Fase; A PREDESTINAÇÃO. “Também os predestinou (predestino, pre é antes do destino, ainda não é, vai ser, será)”; (Rm 8.29b). Bíblia de Estudo Pentecostal. “Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: No primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o tabernáculo da tenda da congregação, e porás nele a arca do Testemunho, e cobrirás a arca com o véu. Depois, meterás nele a mesa e porás em ordem o que se deve pôr em ordem nela; também meterás nele o castiçal, e acenderás as suas lâmpadas. E porás o altar de ouro para o incenso diante da arca do Testemunho; então, pendurarás a coberta da porta do tabernáculo. Porás também o altar do holocausto diante da porta do tabernáculo da tenda da congregação. E porás a pia entre a tenda da congregação e o altar e nela porás água. Depois, porás o pátio ao redor e pendurarás a cortina à porta do pátio”; (Êx 40.1-8). Bíblia de Estudo Pentecostal. Nessa 2ª fase não é mais de qualquer jeito, de qualquer forma, de qualquer maneira. O ministro tem que estar ciente que não é brincadeira, não é mais leitinho, tem que ser comida sólida. Nessa 2ª fase observe que existêm separações, repartições, limites, há portas. Deus inaugurou o Tabernáculo colocando a 1ª peça, Ele iniciou pelo Lugar Santíssimo, Ele começou pela Arca. “E porás nele a arca do Testemunho, e cobrirás a arca com o véu”; (Êx 40.3). Mas antes de introduzir a Arca no Tabernáculo (liderança & presença), teve que acontecer algo essencial, houve, ocorreu algo básico, primordial e fundamental. Deus zela (tem zelo) pelas primícias. “No primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o tabernáculo da tenda da congregação”; (Êx 40.2). Bíblia de Estudo Pentecostal. Nessa 2ª fase, já existe no Tabernáculo a tripartição entre o Lugar Santíssimo, o Lugar Santo e o Átrio. Deus já conhece a posição de cada uma das peças, Ele sabe a onde coloca-lás, a Arca no Lugar Santíssimo. O altar de ouro, o castiçal e a mesa no Lugar Santo, a pia e o altar de cobre no Átrio, mas há separações, repartições, limites entre as peças. O ministro tem que saber o seu limite, sua separação, tem que haver véu. O véu tipifica a ética ministerial do ministro, a Arca não sai do Lugar Santíssimo para o Lugar Santo. A pia não sai do Átrio para o Lugar Santo, cada peça sabe, conhece o seu limite de atuação e o seu próprio lugar. Apesar de Deus saber qual é a utilização de cada uma das peças, elas ainda não estão ativas, as peças estão predestinadas.
3ª Fase; O CHAMAMENTO. “E aos que predestinou, a esses também chamou”; (Rm 8.30a). Bíblia de Estudo Pentecostal. “Então, tomarás o azeite da unção e ungirás o tabernáculo e tudo o que há nele; e o santificarás com todos os seus móveis, e será santo. Ungirás também o altar do holocausto e a todos os seus utensílios e santificarás o altar; e o altar será uma coisa santíssima. Então, ungirás a pia e a sua base, e a santificarás. Farás também chegar Arão e seus filhos à porta da tenda da congregação e os lavarás com água. E vestirás a Arão as vestes santas, e o ungirás, e o santificarás, para que me administre o sacerdócio. Também farás chegar a seus filhos, e lhes vestirás as túnicas, e os ungirás como ungiste a seu pai, para que me administrem o sacerdócio; e a sua unção lhes será por sacerdócio perpétuo nas suas gerações. E fê-lo Moisés; conforme tudo o que o Senhor lhe ordenou, assim o fez”; (Êx 40.9-16). Bíblia de Estudo Pentecostal. Nessa 3ª fase aconteceu a desejada e almejada unção, o azeite. A unção somente aconteceu depois que Deus conheceu e predestinou. E muitos querem ter a unção na 1ª fase, ela só ocorreu na 3ª fase. Quando Deus predestinou, Ele começou pela Arca (liderança), Ele iniciou de dentro para fora, do Lugar Santíssimo para o Átrio. Mas quando derramou o azeite da unção, Deus iniciou de fora para dentro. Ele começou pelas peças do Átrio. Independente de onde estavam, no Lugar Santíssimo, no Lugar Santo ou no Átrio, todas as peças do Tabernáculo foram ungidas. Uma peça de uma engrenagem por exemplo, tem que estar bem lubrificada, antes de se iniciar a rotação. Pois se por falta de óleo quebrar uma ponta da peça, conseqüentemente haverá um atrito entre a peça e as outras e será afetado, compromissado todo o serviço, o trabalho da engrenagem. Tem pregos (ministros de apoio, ministérios de suporte) que acham que são desprezados, se sentem como uma peça insignificante na engrenagem da obra. So que não existe peça melhor do que a outra, um prego que não recebeu unção pode fazer um grande estrago. Mas havia prego ungido entre as peças de madeira, fixados nas bases que seguram as laçadas e os colchetes das cortinas, inclusive o véu da cobertura da Arca. Os pregos também estavam nos batentes das estacas e nas portas, nas divisões, nos limites. Todas as peças do tabernáculo, além de serem ungidas uma por uma, elas também foram santificadas, tinham que ser santificadas.
4ª Fase; A JUSTIFICAÇÃO. “E aos que chamou, a esses também justificou”; (Rm 8.30b). Bíblia de Estudo Pentecostal. “E aconteceu no mês primeiro, no ano segundo, ao primeiro do mês, que o tabernáculo foi levantado; porque Moisés levantou o tabernáculo, e pôs as suas bases, e armou as suas tábuas, e meteu nele os seus varais, e levantou as suas colunas; e estendeu a tenda sobre o tabernáculo, e pôs a coberta da tenda sobre ela, em cima, (1º) como o Senhor ordenara a Moisés. E tomou o Testemunho, e pô-lo na arca, e meteu os varais à arca; e pôs o propiciatório sobre a arca, em cima. E levou a arca no tabernáculo, e pendurou o véu da cobertura, e cobriu a arca do Testemunho, (2º) como o Senhor ordenara a Moisés. Pôs também a mesa na tenda da congregação, ao lado do tabernáculo, para o norte, fora do véu. E sobre ela pôs em ordem o pão perante o Senhor, (3º) como o Senhor ordenara a Moisés. Pôs também na tenda da congregação o castiçal defronte da mesa, ao lado do tabernáculo para o sul, e acendeu as lâmpadas perante o Senhor, (4º) como o Senhor ordenara a Moisés. E pôs o altar de ouro na tenda da congregação, diante do véu. E acendeu sobre ele o incenso de especiarias aromáticas, (5º) como o Senhor ordenara a Moisés. Pendurou também a coberta da porta do tabernáculo, e pôs o altar do holocausto à porta do tabernáculo da tenda da congregação, e ofereceu sobre ele holocausto e oferta de manjares, (6º) como o Senhor ordenara a Moisés. Pós também a pia entre a tenda da congregação e o altar e derramou água nela, para lavar. E Moisés, e Arão, e seus filhos, lavaram nela as mãos e os pés. Quando entravam na tenda da congregação e quando chegavam ao altar, lavavam-se, (7º) como o Senhor ordenara a Moisés. Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim Moisés acabou a obra (7 = Perfeição)”; (Êx 40.17-33). Bíblia de Estudo Pentecostal. Deus conheceu na 1ª fase, predestinou na 2ª fase e chamou na 3ª fase. Na 4ª fase, Ele justificou dando as peças a matéria prima para que elas pudessem exercer o serviço ministerial, o trabalho sacerdotal conforme a liturgia do Tabernáculo. No Lugar Santíssimo Deus pôs o Propiciatório como tampa em cima da Arca, a Mesa no Lugar Santo é o tipo da comunhão, a união ministerial entre os ministérios. Estava tudo em ordem e perfeito, o pão estava em ordem na Mesa (tipo do Corpo de Cristo). Observe que ao redor da Mesa, não havia cadeiras, não era um lugar de se assentar, descansar, e sim de muito trabalho: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”; (Jo 5.17). Bíblia de Estudo Pentecostal.
Cada peça começoua produzir o serviço conforme o seu trabalho, de acordo o seu ministério. O Castiçal de ouro que estava defronte da Mesa distribuia o azeite da unção e acendiam-se as suas lâmpadas. Colocava-se incenso no Altar de ouro, ofereciam se os holocaustos no Altar de cobre, derramava a água na Pia. Não se podia se exigir luz da Pia, realizar sacrifícios no Castiçal, colocar água no Altar de ouro. Cada uma das peças do Tabernáculo tinha que ser respeitada naquilo o que ela produzia a partir da sua própria matéria prima. Cada uma das peças tinha a sua importância, nenhuma peça era melhor do que a outra, toda peça do Tabernáculo era importante de acordo com a sua função, ofício, tarefa, serviço, trabalho. Deus é o único que poderia autorizar mover alguma peça de lugar se assim fosse necessário. Cada peça do Tabernáculo estava em seu devido lugar, produzindo o que tinha que produzir a partir de sua própria matéria prima. A perfeição de Deus (representada no número 7) chancelava a produção do trabalho, por 7 vezes foi citado; como o Senhor ordenara a Moisés. 5ª Fase; A GLORIFICAÇÃO. “E aos que justificou, a esses também glorificou”; (Rm 8.30c). Bíblia de Estudo Pentecostal. “Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo, de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem ficava sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo. Quando, pois, a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, então, os filhos de Israel caminhavam em todas as suas jornadas. Se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam até ao dia em que ela se levantava; porquanto a nuvem do Senhor estava de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas”; (Êx 40.34-38). Bíblia de Estudo Pentecostal. Nessa 5ª e última fase ministerial, o ministro conhecido, predestinado, chamado, justificado por Deus, entenderá a vontade de Deus em relação ao seu ministério em cada fase. Deus respeita a decisão, Ele não fere o livre arbítrio, o trabalho não é forçado. O ministro que compreende essas fases “O” servirá de espírito, alma e corpo. Aqueles que forem fiéis até o fim, terão os seus corpos glorificados. Assim como a glória do Senhor enchia o Tabernáculo, nós também que somos Tabernáculo, templos vivos, servimos há um Deus vivo.
OUTROS ESTUDOS QUE COMPLETAM A ESSE:
O QUE É TIPOLOGIA? O QUE É TIPO E ANTÍTIPO?
O QUE REPRESENTAM AS 4 FACES DOS QUERUBINS?
SACERDÓCIO DE LEVI? SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE?
ARCA DE MADEIRA? REVESTIR DE OURO? POR NO TABERNÁCULO?
Atenciosamente.
Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.