“Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos”; (Ef 4.5,6). “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que tens amado a eles como me tens amado a mim”; (Jo 17.21-23). “Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um”; (1 Jo 5.7). A Unidade da Divindade; Um testifica do Outro (Cada Uma das Três Pessoas da Divindade testifica sobre a Outra). O Pai Testifica do Filho. “Havendo Deus antigamente falado, muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho? E, quando outra vez, introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. E, quanto aos anjos, diz: O que de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labareda de fogo. Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; e todos eles, como roupa, envelhecerão, e como um manto os enrolarás, e como uma veste, se mudarão. Mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão”; (Hb 1.8-12).
O Filho testifica do Pai. “Mas Jesus respondeu e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer ao Pai, porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente”; (Jo 5.19). Bíblia de Estudo Pentecostal. “Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. E, agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra. Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti; Porque lhes dei as palavras que me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste”; (Jo 17.4-8). O Espírito Santo testifica do Filho. “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim. E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio”; (Jo 15.26,27). O Filho testifica do Espírito Santo. “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”; (Jo 14.26). “Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo”; (Jo 16.7,8).
Existe uma Concordância entre Eles. Eles são Três Pessoas distintas que se manifestam como Um só Deus! E não três manifestações distintas de um mesmo Deus. No Antigo Testamento Os Três Eram Jeová (Yahweh) o Filho era diferenciado como o Verbo e o Pai era o Ancião de Dias. No Novo Testamento Eles em Divindade são Pai, Filho e Espírito Santo. Há uma Regra de Unidade entre Eles: Um só Senhor; Um só corpo; Um só Espírito; Uma só essência. Um só Senhor; Há um só Senhorio de unidade. “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos”; (Ef 4.4-6). “E há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos”; (1 Co 12.5,6). Um só corpo; Um só lugar para a unidade, o Corpo místico e físico. “Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular”; (1 Co 12.27). Um só Espírito; Uma só essência. O que Deus é! A Sua natureza! O conteúdo da Divindade! Deus quer restabelecer no homem que aceita a Jesus Cristo como o Seu salvador a natureza perdida. Isto só pode acontecer com o novo nascimento. É como se a pessoa acaba-se de nascer no mundo espiritual. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”; (2 Co 5.17). Cada Uma das Três Pessoas da Divindade possuem uma mesma Essência, uma mesma Natureza. A água passa por três estados, mas não deixa de ser água. Água é essencial para toda forma de vida. A lâmpada é formada por três gases. São três polos para mostrar uma só luminosidade. Mas quando olhamos para a lâmpada acesa só vemos a luz. No Antigo Testamento não existia a expressão o “Pai” e o “Filho” da forma que hoje nos conhecemos. Existia o Senhor “Jeová”. Na Eternidade (Deus já Coexistia) Não se fala em Filho ou em Jesus, mas sim do Verbo. O Verbo era a expressão, e o Espírito Santo é o vínculo e a natureza da Divindade. O termo Filho de Deus não se refere a ser nascido de Deus, e sim ao Seu nascimento do ventre de Maria por obra e graça do Espírito Santo. Não quer dizer que Deus teve um Filho! Jesus veio a ser Filho, através do Seu nascimento (corpo) e encarnação.
Os Nomes pelos quais os judeus
conhecem a Deus. Deus nunca se fez conhecer por um Nome ao Seu povo. Conforme
Ele manifestava-se e agia na providência aos Israelitas. O povo ou o
beneficiário é quem dava um Nome em referência ao fato, ao livramento ou a atuação. Jeová Jiré,
“O Senhor proverá”; (Gn 22.14). Jeová Shaphar, “O Senhor é juiz”; (Gn 18.25; Sl
35.1; 43.1). Jeová Nissi, “O Senhor é a nossa bandeira”; (Ex 17.15). Elohim, “Deus
criador”; (plural); (Gn 1.1; 2.4). Jeová Kadosh, “O Senhor santo de Israel”. El
Elion, “Deus altíssimo”; (Nm 24.16, Sl 7.17; 18.13). Aba, “Paizinho”; (Sl
40.17; 89.26; 103.13; Rm 8.15; Is 46.4;). Adonai, “Soberano Senhor”; para
Israel: Kúrios (gr); Adonai = Yahweh. El Shadai, “Deus todo poderoso”; (Gn
17.1). Jeová Tsidkenu, “O Senhor é a nossa justiça”; (Je 23.6). Jeová Sabaoth, “O
Senhor dos exércitos”; (Je 11.20; Sl 103; 44; Is 14.27). Jeová Magen, “O Senhor
é o meu escudo, proteção”; (Gn 15.1; Dt 33.29; Sl 3.3). Jeová Palar, “O Senhor
liberta (O Eu Sou)”; (Ex 13.13,14; Is 43.13). Jeová Rapha, “O Senhor sara”; (Ex
15.26). Jeová Shalom, “O Senhor é paz”; (Jz 6.24). Jeová Mikadiskim, “O Senhor
que vos santifica”; (Êx 31.13). El Roi, “Deus de visão”; (Gn 16.13). El Betel, “Deus
se manifesta aqui”; (Gn 35.7). Jeová Shamá, “O Senhor esta ali”; (Ez 48.35).
Emanuel, “Deus conosco”; (Is 7.4; Mt 1.23). Jeová Raa, “O Senhor é o meu
pastor”; (Sl 23.1). El Olam, “Deus da Eternidade”; (Gn 21.33). El Eli, “Deus
meu”; (Sl 102.24). El Meholleka, “Deus que meu formou”; (Dt 32.18). El Gemulot, “Deus de recompensa”; (Jr 51.56). El
Hanneeman, “Deus fiel”; (Dt 7.9). El Hakkabod, “Deus de glória”; (Sl 29.3). El Emet, “Deus da
verdade”; (Sl 31.5). El Deot, “Deus da sabedoria”; (1 Sm 2.3). El Tsaddiq, “Deus
justo”; (Is 45.21). El Qanná, “Deus zeloso”; (Êx 20.5). El Gibbor, “Deus
poderoso”; (Jr 32.18). El Roy, “Deus que me vê”; (Gn 16.13). El Nose,“Deus que
perdoa”; (Sl 99.8). EL Yeshuatenu, “Deus da nossa salvação”; (Sl 68.19). El
Yeshuati, “Deus, é a minha salvação”; (Is 12.2). El Hay, “Deus vivo”; (1Sm
17.26). El Haggadôl, “Deus dos deuses”; (Dt 10.17). El Mina’al, “Deus que está
acima”; (Jó 31.28). El Ma’uzzi, “Deus é a minha fortaleza”; (2 Sm 22.33). Jeová
Tsur, “Senhor é a minha rocha”; (Sl 144.1). Jeová Hohi, “Senhor é o meu
pastor”; (Sl 23.1). Melek Kabowd, “Rei da glória”; (Sl 24.7). Gaol (Gaal), “Redentor”;
(Jó 19.25). El Berith, “Deus de aliança”; (Jz 9.46).
A Divindade somente pode ser
conhecida por um verdadeiro e único Nome, Jesus Cristo. “Então, disse Moisés a
Deus: Eis que quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de
vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes
direi? E disse Deus a Moisés: Eu sou o que sou. Disse mais: Assim dirás aos
filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós”; (Êx 3.13,14). “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que
Abraão existisse, eu sou”; (Jo 8.58). Bíblia de Estudo Pentecostal. Jesus pode
usar o Nome Jeová, “Senhor”. “E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele
dia um será o Senhor, e um será o seu nome”; (Zc 14.9). Jesus recebeu este Nome Jeová “Senhor” por herança do Pai. “Feito
tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que
eles. Porque a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E
outra vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho?”; (Hb 1.4,5). Bíblia
de Estudo Pentecostal. O Nome Jesus. “Pelo que também Deus o exaltou
soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de
Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da
terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor”; (Fp 2.9,10).
Bíblia de Estudo Pentecostal. O nome Jesus relaciona-se com o Seu ministério
terreno e a Sua vitória conquistada pelo trabalho que Ele realizou. Jesus foi
chamado como Filho de Deus a partir da Sua encarnação, porque na Eternidade,
Jesus não é Filho, Ele é Deus. O Nome Jesus é especial entre todos os Nomes de
nosso salvador. É o Seu Nome pessoal. Os Seus outros Nomes são na verdade títulos, não Nomes pessoais. Jesus,
contudo, é o Nome que foi dado a Ele pelo Seu próprio Pai. É o Nome acima de
todos os outros nomes, pelo qual falamos com e sobre Ele. Yehoshua ou Yeshua
(hb) “Salvador, o Senhor salva”. “E eis que em teu ventre conceberás, e darás à
luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado
filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; e
reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim”; (Lc 1.31-33). O Nome Cristo “Messias”, Ungido totalmente é relacionado
às suas três unções. Real, Profética e Sacerdotal. Mas Jesus Cristo receberá um
novo Nome que será conhecido depois dos 1000 anos de governo (Milênio) e após o
Seu Reino eterno literal na terra. “Eis que venho sem demora; guarda o que
tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do
meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o
nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e
também o meu novo nome”; (Ap 3.11,12).
