1 de fevereiro de 2022

TEOFANIA? EPIFANIA? CRISTOFANIA?


“E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. E disse-me: Olha, não faças tal, porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus”; (Ap 22.8,9). Bíblia de Estudo Pentecostal.

O Anjo da Face do Senhor (O Anjo do Senhor). Os anjos não podem ser adorados, eles não podem receber adoração. “E eu lancei-me a seus pés para o adorar, mas ele disse-me: Olha, não faças tal; sou teu conservo e de teus irmãos que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus”; (Ap 19.10a). Bíblia de Estudo Pentecostal. Mas quem é este varão que Abraão inclinou-se em terra para adorá-lo? Porque este Anjo aceitou a adoração e não repreendeu ao patriarca Abraão? “Depois, apareceu-lhe o Senhor nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, quando tinha aquecido o dia. E levantou os olhos e olhou, e eis três varões estavam em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro, e inclinou-se à terra, e disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo”; (Gn 18.1-3). Bíblia de Estudo Pentecostal. Este varão é o Anjo do Senhor. Ele podia receber adoração, pois Ele era a manifestação da 2ª Pessoa da Divindade, Jesus em sua forma teofânica. O (artigo definido) Anjo do Senhor, se fosse o artigo indefinido (um) anjo do Senhor, poderia denotar ser a presença de qualquer um dos anjos enviado por Deus. Porém este Anjo do Senhor era especial. Jesus veio em Teofania testificar os momentos mais importantes e decisivos da vida dos patriarcas, profetas, reis, sacerdotes e guerreiros de Israel. Situações em que era necessária a sua presença, e em alguns casos também a sua intervenção. As Três Pessoas da Divindade aceitam adoração! Abrão viu os Três e disse meu Senhor. Observe que Ló adorou aos dois “Anjos” e “Eles” também aceitarão a Adoração! Mas Ló não discerniu quem Eles eram, pois disse: meus senhores.  

Este “ANJO” aceitava ser adorado, Ele podia receber adoração. “E vieram os dois anjos (1ª & 3ª Pessoas) a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra. E disse: Eis agora, meus senhores...”; (Gn 19.1,2). Bíblia de Estudo Pentecostal. O nosso Senhor Jesus Cristo estava naquele momento tendo uma conversa maravilhosa com o patriarca Abraão. Eu imagino a alegria de Abraão naquele instante. Durante a conversa teve até um piquenique, um almoço. Eles estavam conversando e comendo (as 3 Pessoas da Divindade comeram com Abraão) debaixo de uma árvore. Que cardápio maravilhoso; um bocado de pão e uma vitela assada com manteiga e leite. “Traga-se, agora, um pouco de água; e lavai os vossos pés e recostai-vos debaixo desta árvore; e trarei um bocado de pão, para que esforceis o vosso coração; depois, passareis adiante, porquanto por isso chegastes até vosso servo. E disseram: Assim, faze como tens dito. E Abraão apressou-se em ir ter com Sara à tenda e disse-lhe: Amassa depressa três medidas de flor de farinha, e faze bolos. E correu Abraão às vacas, e tomou uma vitela tenra e boa, e deu-a ao moço, que se apressou em prepará-la.  E tomou manteiga e leite e a vitela que tinha preparado e pôs tudo diante deles; e ele estava em pé junto a eles debaixo da árvore; e comeram. E disseram-lhe: (Os Três) Onde está Sara, tua mulher? E ele disse: Ei-la, aí está na tenda. E disse: (Jesus) Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara, tua mulher, terá um filho. E ouviu-o Sara à porta da tenda, que estava atrás dele. E eram Abraão e Sara já velhos e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho? E disse o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade, gerarei eu ainda, havendo já envelhecido?”; (Gn 18.4-13). Bíblia de Estudo Pentecostal.

Jesus se lembrou deste momento em particular com o patriarca Abraão. Jesus relatou isso aos judeus quando eles queriam apedrejá-lo. “Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se. Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou. Então, pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles e assim se retirou”; (Jo 8.56-59). Bíblia de Estudo Pentecostal. E ensinado que “O” que fica conversando com Abraão é o Pai. Mas agora você sabe que na realidade foi o Filho antes de sua encarnação. O Pai foi executar o juízo Sodoma! A 1ª vez que a 2ª Pessoa da Divindade, Jesus Cristo Manifestou-se em teofania foi para Agar e Ismael. Isto ocorreu na ocasião em que eles fugiram da presença de Sarai (Sara) e Abraão. O Anjo do Senhor os encontrou junto a uma fonte de água no deserto, no caminho de Sur. “E o Anjo do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur. E disse: Agar, serva de Sarai, de onde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai, minha senhora. Então lhe disse o Anjo do Senhor: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos. Disse-lhe mais o Anjo do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua semente, que não será contada, por numerosa que será”; (Gn 16.7-10). Bíblia de Estudo Pentecostal. Observe a autoridade que esta revestida no Anjo da Face do Senhor. Ele não está falando em Nome de Deus, Ele não fala da maneira como costuma falar os anjos de Deus que vem a terra como mensageiros para entregar a vitória nas mãos dos homens e mulheres de Deus. O Anjo é diretamente dito Ser Deus, ou é dito ter os atributos (ou exercer as ações) prerrogativas, exclusivas e identificatórias de Deus. “Disse-lhe mais o Anjo do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua semente, que não será contada, por numerosa que será”; (Gn 16.10). Bíblia de Estudo Pentecostal. Agar percebeu que Jesus era quem falava com ela. “E ela chamou o nome do Senhor, que com ela falava: Tu és Deus da vista, porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?”; (Gn 16.13). Bíblia de Estudo Pentecostal.

Jacó lutou literalmente com o Anjo do Senhor em Peniel. “E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque. E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha. Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um varão, até que a alva subiu. E, vendo que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa; e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares. E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. Então disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. E Jacó lhe perguntou e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali. E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva”; (Gn 32.22-30). Bíblia de Estudo Pentecostal. O Anjo do Senhor também se manifestou a Moisés no Monte Horebe. “E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e veio ao monte de Deus, a Horebe. E apareceu-lhe o Anjo do Senhor em uma chama de fogo (a 2ª & 3ª Pessoa da Divindade), no meio de uma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei está grande visão, porque a sarça não se queima. E vendo o Senhor que se virava para lá a ver, bradou Deus (1ª Pessoa da Divindade, juntamente com a 2ª e 3ª Pessoa) a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os teus sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus. E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores (cobradores, arrecadadores, coletores), porque conheci as suas dores. Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do ferezeu, e do heveu, e do jebuseu. E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel chegou a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo, os filhos de Israel do Egito”; (Êx 3.1-10). Bíblia de Estudo Pentecostal. Ele se preparava para Sua encarnação. Mas venho agora como... 

O Anjo do Senhor manisfestou-se a Josué. Novamente Jesus em Sua manifestação teofânica aceita ser adorado por Josué. Nós já sabemos que os anjos não podem receber adoração. Jesus em teofania revela-se de uma forma pela qual Ele só era reconhecido pelos Seus anjos. Pela primeira vez, Ele revela-se como  o  Príncipe do Exército do Senhor; O Senhor dos Exércitos para um homem. Ele escolheu Josué. “E sucedeu que, estando Josué perto de Jericó, levantou os seus olhos e olhou; e eis que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua; e chegou-se Josué a ele, e disse-lhe: És tu dos nossos ou dos nossos inimigos? E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra, e o adorou, (Se fosse o Arcanjo Miguel essa menção ao príncipe “principal”, do exercito de Deus, ele não aceitaria ser adorado) e disse-lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo? Então disse o príncipe do exército do Senhor a Josué: Descalça os sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim”; (Js 5.13-15). Bíblia de Estudo Pentecostal. O Anjo do Senhor repreende a toda a naçào de Israel. Novamente o Anjo do Senhor, utiliza-se de prerrogativas, exclusivas e identificatórias de Deus. Jesus estava bravo com o Seu povo, pois eles estavam se misturando com os povos daquela terra, e a ordem de Deus era totalmente contrário a isto. “E Subiu o Anjo do Senhor de Gilgal a Boquim, e disse: Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe à terra que a vossos pais tinha jurado, e disse: Nunca invalidarei o meu concerto convosco. E, quanto a vós, não fareis concerto com os moradores desta terra; antes derrubareis os seus altares. Mas vós não obedecestes à minha voz. Por que fizestes  isso? Pelo que também eu disse: Não os expelirei de diante de vós; antes, estarão às vossas costas, e os seus deuses vos serão por laço. E sucedeu que, falando o Anjo do Senhor estas palavras a todos os filhos de Israel, o povo levantou a sua voz e chorou”; (Jz 2.1-4). Bíblia de Estudo Pentecostal.

O Anjo do Senhor manifestou-se a Gideão. “Então, o Anjo do Senhor veio e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, varão valoroso. Mas Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém, agora o Senhor nos desamparou e nos deu nas mãos dos midianitas. Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura, não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai. E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás os midianitas como se fossem um só homem. E ele disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és o que comigo falas. Rogo-te que daqui não te apartes, até que eu venha a ti, e traga o meu presente, e o ponha perante ti. E disse: Eu esperarei até que voltes. E entrou Gideão e preparou um cabrito e bolos asmos de um efa de farinha; a carne pôs num açafate (cestinho de vime, de bordo baixo, sem arco e sem asas) e o caldo pôs numa panela; e trouxe-lho até debaixo do carvalho, e lho ofereceu. Porém o Anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os bolos asmos, e põe-nos sobre esta penha e verte o caldo. E assim o fez. E o Anjo do Senhor estendeu a ponta do cajado, que estava na sua mão, e tocou a carne e os bolos asmos; então, subiu o fogo da penha, e consumiu a carne e os bolos asmos; (os bolos asmos de uma efa de farinha, e a carne de cabrito com o caldo por cima foram consumidas pelo Anjo do Senhor, no momento em que Ele as tocou com a ponta do Seu cajado) e o Anjo do Senhor desapareceu de seus olhos. Então viu Gideão que era o Anjo do Senhor e disse Gideão: Ah, Senhor Jeová, que eu vi o Anjo do Senhor face a face”; (Jz 6.11-22). Bíblia de Estudo Pentecostal. Gideão ficou sem palavras quando ele teve o entendimento que o Anjo do Senhor era o Senhor Jesus Cristo em sua manifestação teofânica. O Anjo do Senhor recebeu o holocausto feito por Gideão como um presente, um louvor e principalmente uma adoração. 

O Anjo do Senhor manifestou-se a Manoá da tribo de Dã, pai de Sansão. “E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher, era estéril, não tinha filhos. E o Anjo do Senhor apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora, és estéril e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho. Agora, pois, guarda-te de que bebas vinho, ou bebida forte, nem comas coisa imunda. Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus. Então, a mulher entrou e falou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim, cuja aparência era semelhante de um anjo de Deus, terribilíssima; e não lhe perguntei de onde era, nem ele me disse o seu nome. Porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho; agora, pois, não bebas vinho nem bebida forte e não comas coisa imunda; porque o menino será nazireu de Deus, desde o ventre até ao dia da sua morte. Então Manoá orou instantemente ao Senhor e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus, que enviaste, ainda venha para nós outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer. E Deus ouviu a voz de Manoá; e o Anjo de Deus veio outra vez à mulher, e ela estava no campo, porém não estava com ela seu marido Manoá. Apressou-se, pois, a mulher, e correu, e noticiou-o a seu marido, e disse-lhe: Eis que aquele homem que veio a mim o outro dia me apareceu. Então, Manoá levantou-se, e seguiu a sua mulher, e veio àquele homem, e disse-lhe: És tu aquele homem que falaste a esta mulher? E disse: Eu sou. Então, disse Manoá: Cumpram-se as tuas palavras; mas qual será o modo de viver e o serviço do menino? E disse o Anjo do Senhor a Manoá: De tudo quanto eu disse à mulher se guardará ela. De tudo quanto procede da vide não comerá, nem vinho, nem bebida forte beberá, nem coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará. Então, Manoá disse ao Anjo do Senhor: Ora, deixa que te detenhamos e te preparemos um cabrito. (Com Abraão Ele comeu bolo, manteiga  leite e a vitela, Mas junto com o Pai e o Espírito Santo) Porém o Anjo do Senhor disse a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; (quando Ele apareceu para Gideão os bolos asmos, e a carne de cabrito com o caldo por cima foram consumidas por Ele no momento em que as tocou com a ponta do Seu cajado) e, se fizeres holocausto o oferecerás ao Senhor (Com Manoá Ele diz: Não posso agora, mas chegará o dia que cearei). Porque não sabia Manoá que fosse o Anjo do Senhor. E disse Manoá ao Anjo do Senhor: Qual é o teu nome? Para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos? E o Anjo do Senhor lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso? Então, Manoá tomou um cabrito e uma oferta de manjares e os ofereceu sobre uma penha ao Senhor: e agiu o Anjo maravilhosamente, vendo-o Manoá e sua mulher”; (Jz 13.2-19). Bíblia de Estudo Pentecostal. Se fizeres holocauto não oferecerás a mim. “E sucedeu que, subindo a chama do altar para o céu, o Anjo do Senhor subiu na chama do altar; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram em terra sobre seus rostos. E nunca mais apareceu o Anjo do Senhor a Manoá, nem a sua mulher; então conheceu Manoá que era o Anjo do Senhor. E disse Manoá à sua mulher: Certamente morreremos, porquanto temos visto Deus”; (Jz 13.20-22). Bíblia de Estudo Pentecostal.

O Anjo do Senhor manifestou-se a Hananias, Misael e Azarias. Estes jovens são mais conhecidos como Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Ele apareceu junto com eles dentro da fornalha de fogo ardente do rei Nabucodonosor. “E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente. Então, o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou e disse aos seus capitães: Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei. Respondeu e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nada, há de lesão neles; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho dos deuses (o rei era politeísta conforme a crença babilônica, por isso ele se expressou dessa forma, dessa maneira). Então, se chegou Nabucodonosor à porta do forno de fogo ardente, falou e disse: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do meio do fogo”; (Dn 3.23-26). Bíblia de Estudo Pentecostal. O Anjo do Senhor foi enviado por Deus para ir adiante de Moisés. “Eis que eu envio um Anjo diante de ti, para que te guarde neste caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado. Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebelião; porque o meu nome está nele. Mas, se diligentemente ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. Porque o meu Anjo irá adiante de ti, e te levará aos amorreus, e aos heteus, e aos ferezeus, e aos cananeus, e aos heveus, e aos jebuseus; e eu os destruirei”; (Êx 23.20-23). Bíblia de Estudo Pentecostal. Infelizmente por falta de total entendimento e compreensão a este conhecimento sobre Teofania. Alguns pregadores e mestres ensinam ser cristo em algumas manifestações de anjo no Novo Testamento, pelo fato de ser mencionado o anjo do Senhor, e não um anjo do Senhor. Isto não faz e não tem nenhum sentido. Ele já veio em Su Teofania e em Sua Teantropia. Hoje Ele tem um corpo físico que foi imortalizado e depois glorificado. Não teria sentido algum Ele retornar em uma manifestação teofânica. Por isso deve se levar em consideração a forma, a maneira, a autoridade de como o Anjo do Senhor se apresentava, falava e agia no Antigo Testamento. Após a Sua encarnação “TEANTROPIA” não foi mais necessário a manifestação de Jesus como O ANJO DO SENHOR, não teve mais “TEOFANIA”.

OUTROS ESTUDOS QUE COMPLETAM A ESSE:

A ETERNIDADE KAIRÓS DE DEUS? O TEMPO CHRONOS DOS HOMENS?

DEUS É O PAI? O FILHO? O ESPÍRITO SANTO?

TEANTROPIA? DEUS TABERNACULOU? HABITOU ENTRE NÓS?

QUAL É A DIFERÊNÇA ENTRE HOMENS E ANJOS?

Atenciosamente.

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.