1 de novembro de 2023

DEMÔNIOS? ANJOS CAÍDOS? ESPÍRITOS IMUNDOS?


“E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram”; (Gn 6.1,2). Bíblia de Estudo Pentecostal. 

 Como surgiram os demônios? Quando eles passaram a existir? De onde eles vieram? Os demônios são anjos caídos (quando eles estão nas Regiões Celestiais. Esses anjos caídos se tornam em demônios quando estão na Terra). Os demônios não são resultados da relação sexual entre mulheres e anjos caídos, seres espirituais não tem corpos físicos, sangue, DNA, esperma. Os demônios são os espíritos malignos, imundos e familiares. Os demônios são os anjos caídos que se manifestam em pessoas possessas por eles. Os anjos caídos eram anjos de Deus que caíram com o ex luzeiro e que deixam as regiões celestiais. Estando nessas regiões são anjos caídos e legais pois esta dimensão foi criada para eles. Saindo dessas regiões celestiais para entrarem  no mundo físico se tornam ilegais e também entrando na dimensão dos homens se tornam  demônios. A atuação dos anjos caídos como demônios passou a existir pela 1ª vez quando os filhos de Sete e as filhas de Caim romperam a proibição de se unirem em jugo desigual. Essa união deu legalidade aos anjos caídos de possessarem todos dessa união. As filhas dos homens (malditos) da descêndencia de Caim e os filhos de Deus (benditos) da descendência de Sete. Essas duas descendências se uniram para constituir família em jugo desigual, sem a bênção e a permissão de Deus. Essas duas descendências não poderiam se misturar, para que não perdesse a proteção que estava sobre a descendência de Caim, a fim de que Satanás, o ex luzeiro não tomasse possessão dela por falta de proteção. Quando estas duas descendências desobedientemente se uniram, uma nova geração nasceu sem nenhuma proteção. Alguns ensinam invertendo as “descendências”, sendo que não muda em nada o resultado do jugo desigual! Então começaram a aparecer, surgir os primeiros “Nephilins” os gigantes da terra. Imagine as reações das pessoas vivendo aquela novidade: pessoas com características hoje conhecidas de “endemoninhadas”. Por causa do jugo desigual o homem colocou gerações à disposição de Satanás. O ex luzeiro ainda não havia entrado em nenhum homem através de possessão, nem mesmo em Caim. Por causa de uma desobediência, a partir do jugo desigual os demônios atuaram em toda humanidade antediluviana. O jugo desigual proporcionou uma geração sem cobertura e livre para os demônios atuarem e agirem.

O SINAL DE CAIM 

“O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto, qualquer que matar a Caim sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse qualquer que o achasse”; (Gn 4.15). Bíblia de Estudo Pentecostal. Deus preservou Caim através de um sinal de proteção para Satanás, o ex luzeiro não ter direito legal de possessa-ló e consequentemente matá-lo. Quando ocorreu a união dos descendentes de Sete, com os descendentes de Caim esta proteção foi quebrada por causa do jugo desigual. Até então, os descendentes de Caim, devido às vocações que estavam neles, estavam protegidos por Deus por um sinal que Deus havia posto na sua geração. As vocações da humanidade estavam sendo protegidas por Deus em Caim, pois Abel havia sido morto e Sete não havia nascido ainda. Caim saiu do quadrante de diante da face do Senhor com todas as vocações dentro dele. Essas duas descendências não poderiam se misturar para que não fosse rompida a proteção que estava sobre a descendência de Caim, a fim de que Satanás não tomasse possessão desta descendência por falta de proteção. A legalidade foi dada a Satanás quando Caim cometeu o 1º Assassinato da história da humanidade ao matar ao seu irmão Abel, por isso havia um sinal espiritual de Deus em Caim. As principais vocações da humanidade que estavam em Caim. A CONSTRUÇÃO – Enoque, descendente de Caim; (não confunda com Enoque descendente de Sete). “Edificou uma cidade”; (Gn 4.17). Bíblia de Estudo Pentecostal. A IMOBILIÁRIA & A PECUARIA – Jabal, descendente de Caim. “Dos que habitam em tendas, e tem gado”; (Gn 4.20). Bíblia de Estudo Pentecostal. A MÚSICA – Jubal, descendente de Caim. “Tocam harpa e órgão”; (Gn 4.21). Bíblia de Estudo Pentecostal. A METALURGIA – Tubalcaim, descendente de Caim. “Mestre de toda obra de cobre e de ferro”; (Gn 4.22a). Bíblia de Estudo Pentecostal. 

No momento certo e oportuno todas as vocações que estavam com os descendentes de Caim, inclusive as que eram de Abel foram reconquistadas pela descendência de Sete. As primeiras gerações daqueles dias nunca haviam presenciado o fruto do jugo desigual, uma geração sem proteção contra os gigantes possessos de demônios daquela época. Esses foram os 1º  endemoninhados da História da Humanidade. “Os emins dantes habitaram nela; um povo grande e numeroso, e alto como os gigantes. Também estes foram considerados gigantes como os anaquins; e os moabitas os chamavam emins”; (Dt 2.10,11). Bíblia de Estudo Pentecostal. “Também essa foi considerada terra de gigantes; antes nela habitavam gigantes, e os amonitas os chamavam zanzumins”; (Dt 2.20). Bíblia de Estudo Pentecostal. Esses gigantes são gigantes do ponto de vista físico, apesar de serem também bárbaros e cheios de demônios. Desta geração saiu o gigante Golias e seus quatro irmãos. Mas a palavra “Nephilim”, que se aplica aos filhos da união do jugo desigual está diretamente ligada a uma pessoa que possui poderes sobrenaturais, pessoa rebelde e incontrolável como Ninrode. Uma das sete cabeças do grande dragão vermelho é nomeada, chamada como o principado de Ninrode. “E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso (significa rebelde e possuído de força sobrenatural incontrolável atribuída ao império das trevas) na terra”; (Gn 10.8). Bíblia de Estudo Pentecostal.

SATANÁS O ACUSADOR

“E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus (novamente aqui como em Jó 38.7; a base herética de argumentação de Gn 6.2) vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o Senhor. Então o Senhor disse a Satanás: De onde vens? E respondeu Satanás ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e reto, temente a Deus, desviando-se do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa. Então, Satanás respondeu ao Senhor e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. Estende, porém, a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema de ti na tua face! E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão; poupa, porém a sua vida”; (Jó 2.1-6). Bíblia de Estudo Pentecostal. Satanás, o ex luzeiro apresentar-se perante ao Senhor? Estar na presença de Deus em suas reuniões com os seus anjos eleitos para acusar aos homens de Deus na terra. Como é isso?  Como pode Deus aceitar e deixar Satanás aparecer em suas reuniões celestiais para nos acusar? Deus permite que isso aconteça por causa dos verdadeiros adoradores, os que 1º se sujeitam a Ele e conseguem resistir ao diabo, e desses ele tem que fugir! “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”; (Tg 4.7). Bíblia de Estudo Pentecostal. “Então, Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma”; (Jó 1.20-22). Bíblia de Estudo Pentecostal. O motivo da ira de Satanás contra o homem é porque nós seremos como Ele o nosso Cristo é, assim também seremos. Qual é a aparência de Satanás? “Tu eras querubim ungido para proteger”; (Ez 28.14). Bíblia de Estudo Pentecostal. 

Satanás é um ser espiritual com poder de atuação no mundo físico, embora ele não tenha um corpo físico como o homem, mas pode estar presente na dimensão do homem. Pois recebe esta legalidade dada pelos que cometem iniquidades, dando-lhe direito legal de possessão, mas está ilegalmente em um corpo físico que não é dele. Satanás não tem um corpo físico, qualquer imagem dele portanto são simplesmente produto da imaginação humana, embora possam representar e simbolizar o seu caráter maligno. Satanás pode tornar-se visível ocasionalmente tal como os anjos, afinal ele era originalmente um espírito ministrador. Um anjo de Deus, classe única de querubim ungido antes de se rebelar e de ter insurgido em oposição a Ele. Contudo, entretanto nós não sabemos com que se parece o diabo quando ele se torna visível; ele pode se transfigurar e assumir diferentes e diversas formas. Quando ele tentou a mulher no Jardim do Éden, ele possessou a serpente. Ele tinha que possessar um “animal” que “já” existia, ele escolheu pela astúcia. “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito”; (Gn 3.1). Bíblia de Estudo Pentecostal. O apóstolo Paulo relatou para nós que Satanás mesmo não sendo mais um espírito ministrador, um anjo, por vezes, se transfigura em anjo de luz, a fim de tentar enganar-nos. “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz”; (2 Co 11.14). Bíblia de Estudo Pentecostal. O apóstolo Pedro comparou-o a um leão que ruge procurando alguém para devorar. “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”; (1 Pe 5.8). Bíblia de Estudo Pentecostal. Não podemos nos esquecer de duas importantes verdades sobre o Diabo. 1ª Verdade; Ele é real, e ele é maligno. O seu único objetivo é opor se a Deus de todos os modos que pode no mundo e nas nossas vidas. 2ª verdade: Satanás é um inimigo derrotado. Jesus Cristo venceu os poderes do pecado e da morte, e Satanás pela sua morte e ressurreição. E no fim essa vitória será completa. Quando isso acontecer a sua aparência será a de um leviatã. “Naquele dia, o Senhor castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, a serpente veloz, e o leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão, que está no mar”; (Is 27.1). Bíblia de Estudo Pentecostal.  

OUTROS ESTUDOS QUE COMPLETAM A ESSE:


              





Atenciosamente.

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.