1 de maio de 2023

REGIÕES CELESTIAIS? PRINCIPADOS? POTESTADES? HOSTES?


“Porque não temos que lutar contra a carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”; (Ef 6.12). Bíblia de Estudo Pentecostal. 

As Potestades do ar? O que são as Regiões, os Lugares Celestiais? “Em que, noutro tempo, andastes, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência”; (Ef 2.2). Bíblia de Estudo Pentecostal.  É o espaço cósmico, o espaço sideral, a atmosfera terrestre, o espaço aéreo em geral. Enfim tudo que está no ar, qualquer local acima do solo. Estas regiões, lugares celestiais são o domicílio temporário de atuação e habitação dos anjos caídos de Satanás, também chamados de demônios. Nesses lugares, nessas regiões os anjos caídos (os espíritos malignos, os espíritos imundos) atuam livremente pela permissão de Deus. Todos os anjos caídos que estiverem em solo físico, estão ilegalmente. Por isso se diz que eles estão fora do seu domicílio, eles estão expostos. Um anjo caído, um demônio sabe que estando ele fora do seu domicílio, você e eu, como Igreja temos autoridade para mandá-lo para o Abismo. Os demônios vivem nos ares porque eles não têm corpos físicos, só habita no planeta terra quem tem um corpo físico, o corpo é o passaporte para se habitar na dimensão dos homens. O homem tem o domínio do mundo físico justamente por causa do corpo físico.  No momento em que uma pessoa morre, ocorre então a separação da alma, espírito e corpo. Acontece a tripartição da tricotomia, essa pessoa não pode mais habitar na terra, porque ela não tem mais a posse do corpo físico. Quando um anjo caído, um espírito maligno possessa uma pessoa ou um animal através de uma legalidade adquirida (pecado), ele adquiri um corpo físico, podendo desta forma então sair dos ares (as regiões celestiais) e vir para o solo (dimensão dos homens). “No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; os quais em outro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a Arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água”; (1 Pe 3. 19,20). Bíblia de Estudo Pentecostal. Os Três Céus. O 1º Céu é a atmosfera terrestre “a camada azul que protege o planeta terra”. “E chamou Deus à expansão Céus; e foi a tarde e a manhã o dia segundo”; (Gn 1.8). Bíblia de Estudo Pentecostal. O 2º Céu é o espaço sideral “galáxias, sistemas solares, planetas, astros, luas e estrelas”. “E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos”; (Gn 1.14). Bíblia de Estudo Pentecostal. O 3º Céu é a Eternidade de Deus, “Kairós” a morada do Altíssimo, a dimensão de Deus. “Conheço um homem em Cristo que; há catorze anos (se no corpo, não sei; se fora do corpo, não sei; Deus o sabe), foi arrebatado até ao terceiro céu”; (2 Co 12.2). Bíblia de Estudo Pentecostal. 

O Reino das Trevas é organizado. “Porque não temos que lutar contra a carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”; (Ef 6.12). Bíblia de Estudo Pentecostal. Os Principados é uma organização em regime nacional e internacional. As Potestades é uma organização em regime regional. Os Príncipes das Trevas (Dominadores, governadores) é uma organização em regime local. As Hostes é uma organização em regime de grupos familiares. Esses espíritos malignos, imundos, familiares têm todas as informações minuciosas referentes à geração familiar de uma pessoa, com o propósito de enganar, com mentiras e ilusões. A Guerra Espiritual; Os Anjos x Os Demônios (a mesma Autoridade Dimensional). A maior patente que Satanás tem em seu exército é a de principado. Principado é a dignidade de príncipe, território ou domicílio governado por príncipe. “E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande Dia”; (Jd 6). Bíblia de Estudo Pentecostal. O termo “arch” significa príncipe. Esses príncipes das trevas eram arcanjos que perderam as suas patentes, posições angelicais. Miguel é o único arcanjo de Deus remanescente. “Mas o príncipe do reino da Pérsia se pôs defronte de mim vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia”; (Dn 10.13). Bíblia de Estudo Pentecostal. “Mas eu te declarei o que está escrito na Escritura da Verdade; e ninguém há (no sentido de que não há outro) que se esforce comigo contra aqueles (outrora arcanjos de Deus), a não ser Miguel, vosso príncipe”; (Dn 10.21). Bíblia de Estudo Pentecostal. Satanás quando se rebelou trouxe com ele em sua queda 1/3 dos anjos de Deus, que consequentemente se tornaram anjos caídos, ou seja, demônios. “E viu-se outro sinal no céu, e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete diademas. E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho”; (Ap 12.3,4). Bíblia de Estudo Pentecostal. 

Desses 1/3 de anjos caídos o ex luzeiro tem somente duas ex patentes angelicais a seu serviço, ex-anjos e alguns ex-arcanjos. Satanás não tem a posse de todos os ex-arcanjos em seu exército, mas somente de alguns. Pois Deus mandou, enviou a maioria dos arcanjos rebeldes direto para o Abismo no Hades quando ocorreu a rebelião celestial. Satanás não tem querubins e nem serafins em seu exército por causa dos ofícios e funções que em nada tem haver com o império das trevas. O arcanjo Miguel repreendeu a Satanás em Nome do Senhor. “Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda”; (Jd 9). Bíblia de Estudo Pentecostal. Por que apesar de Satanás ter sido um querubim protetor ungido, patente de classe única, Miguel é um arcanjo. Mas a nível de principado e autoridade dimensional eles têm a mesma patente.  O príncipe dos anjos de Deus contra o príncipe dos demônios das trevas. “Agora, é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo”; (Jo 12.31). Bíblia de Estudo Pentecostal. “E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos, mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele”; (Ap 12.7-9). Bíblia de Estudo Pentecostal. Os Carros com Cavalos de Fogo. “Os carros de Deus são vinte milhares, milhares de milhares. O Senhor está entre eles, como em Sinai, no lugar santo”; (Sl 68.17). Bíblia de Estudo Pentecostal. “Porque eis que o Senhor virá em fogo; e os seus carros, como um torvelinho (redemoinho); para tornar a sua ira em furor, e a sua repreensão em chamas de fogo”; (Is 66.15). Bíblia de Estudo Pentecostal. Os Quatro Ventos do Céu.“Falou Daniel e disse: Eu estava olhando, na minha visão da noite, e eis que os quatro ventos do céu cobatiam no mar grande”; (Dn 7.2). Bíblia de Estudo Pentecostal. No primeiro ano de Belsazar, rei da Babilônia teve Daniel na sua cama um sonho e visões da sua cabeça; escreveu logo o sonho e relatou a suma das coisas. Nesse sonho Daniel observa quatro ventos que combatiam no mar grande. Esses quatro ventos são os anjos de Deus. Mas, esta revelação somente é completa quando estudamos os textos da Bíblia em equação. 

Comparemos a visão do profeta Daniel com a visão de outro homem de Deus, o profeta Zacarias. “Olhei de noite e vi um homem montado em um cavalo vermelho, e parava entre as murtas que estavam na profundeza; e atrás dele estavam cavalos vermelhos, morenos e brancos. E eu disse: Senhor meu, quem são estes? E disse-me o anjo que falava comigo: Eu te mostrarei quem estes são. Então, respondeu o homem que estava entre as murtas (plantas) e disse: Estes são os que o Senhor tem enviado para andarem pela terra. E eles responderam ao anjo do Senhor, que estava entre as murtas e disseram: Nós já andamos pela terra, e eis que toda a terra está tranqüila e em descanso”; (Zc 1.8-11). Bíblia de Estudo Pentecostal. O contexto da equação que completa a revelação. “E outra vez levantei os meus olhos, e olhei, e vi quatro carros que saíram dentre dois montes, e estes montes eram montes de metal (bronze). No primeiro  carro,  eram  cavalos  vermelhos, e,  no  segundo  carro,  cavalos pretos. E, no terceiro carro, cavalos brancos, e, no quarto carro, cavalos grisalhos e fortes. E respondi e disse ao anjo que falava comigo: Que é isto, Senhor meu? E o anjo respondeu e me disse: Estes são os quatro ventos do céu, saindo donde estavam perante o Senhor de toda a terra. O carro em que estão os cavalos pretos sai para terra do Norte, e os brancos saem atrás deles, e os grisalhos saem para a terra do Sul. E os cavalos fortes saíam e procuravam ir por diante, para andarem pela terra. E ele disse: Ide, andai pela terra. E andavam pela terra. E me chamou e me falou, dizendo: Eis que aqueles que saíram para a terra do Norte fizeram repousar o meu Espírito na terra do norte”; (Zc 6.1-8). Bíblia de Estudo Pentecostal. Os quatro ventos do céu são anjos de Deus montados em seus carros de fogo, os quais são puxados por cavalos maravilhosos, fortes e de cores diversas. Quando o profeta Elias subiu ao céu em um redemoinho, um dos milhares desses carros de fogo com cavalos de fogo separou o profeta Eliseu do profeta Elias. O profeta Elias subiu ao céu em um redemoinho (não em um carro de fogo com cavalos de fogo), mas o carro de fogo com cavalos de fogo veio por causa do profeta Eliseu. “E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho”; (2 Rs 2.11). Bíblia de Estudo Pentecostal. 

Os carros de fogo com cavalos de fogo sempre estiveram à disposição do profeta Eliseu por causa de sua porção dobrada do Espírito Santo. “E orou Eliseu e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu”; (2 Rs 6.17). Bíblia de Estudo Pentecostal. Cada Principado tem o seu próprio Domicílio de Operação. “E disse: Sabes porque eu vim a ti? Eu tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia. Mas eu te declarei o que está escrito na escritura da verdade; e ninguém há que se esforce comigo contra aquele a não ser Miguel, vosso príncipe”; (Dn 10.20,21). Bíblia de Estudo Pentecostal. O que é um domicílio? São as áreas, regiões, os lugares em que um demônio, ou principado opera originalmente. Isso significa que eles não podem deixá-los. Por isso muitos demônios fora de seu domicílio, são lançados no Abismo. Fora de suas áreas de atuações, de suas regiões, possessando um corpo de uma pessoa ou de animal estão fora de seu domicílio. O domicílio pode ser uma cidade, dependendo do principado pode ser até de uma nação inteira. O príncipe “principado” da Pérsia e o príncipe “principado” da Grécia lutam para que não haja revelações e atuação do Espírito Santo sobre os seus domicílios. Cada tribo, povo, nação ou etnia tem o seu principado e sob a sua autoridade estão as legiões para os mais diversos fins constituídos e divididos. 

Cada principado sabe que não pode abandonar o seu domicílio. Se a legião de demônios que estava em Gadara saísse de lá, já sabiam que Jesus os enviaria ao Abismo em um novo confronto, pois estariam novamente fora de seu domicílio. Naquele confronto, naquela ocasião Jesus não os mandou diretamente para o Abismo por que os demônios lhe rogaram. “E rogavam-lhe que os não mandassem para o abismo”; (Lc 8.31). Bíblia de Estudo Pentecostal. Jesus permitiu, concedeu que entrassem nos porcos (Ele não ordenou) que os demônios fossem e entrassem nos porcos. “E andava pastando ali no monte uma manada de muitos porcos; e rogaram-lhe que lhes concedesse entrar neles; e concedeu-lho”; (Lc 8.32). Bíblia de Estudo Pentecostal. Os demônios tiveram a permissão de permanecerem na cidade. Jesus não poderia mandar-lhes a outro lugar que não fosse o seu próprio domicílio, ali mesmo em Gadara. Ou permaneciam ali ou iam direto para o Abismo. Os demônios, os espíritos malignos, os espíritos imundos pediram a Jesus que não lhes mandasse ao Abismo, porque  o Abismo é o lugar em que estarão trancafiados para o Dia do Juízo, todos os demônios dos dias de Noé, Ló, Egito, como os outros que para lá foram enviados durante o Antigo testamento e agora no Novo Testamento. As partes imateriais (espirituais) têm a capacidade de compartilhar-se do mesmo espaço (corpo físico) ao mesmo tempo, sem perderem as suas identidades (personalidade). Por isso, em apenas um corpo de uma pessoa pode haver muitos demônios (uma legião é + ou – 2.000). E nenhum deles perderem a sua identidade individual. Quando os demônios foram expulsos do gadareno, Jesus não lhes podia enviar para um outro domicílio a não ser para o Abismo. Então concedeu que permanecessem ali mesmo naquele domicílio. “.. (eram quase dois mil)..”; (Mc 5.13). Bíblia de Estudo Pentecostal. “E, tendo saído os demônios do homem, entraram nos porcos, e a manada precipitou-se de um despenhadeiro no lago e afogou-se”; (Lc 8.33). Bíblia de Estudo Pentecostal. A manada de porcos se afogou no lago. Os animais morreram, mas os espíritos malignos, os espíritos imundos que estavam em seus corpos, não morreram, eles não podem morrer. Eles são eternos, outrora eram anjos de Deus, seres espirituais, a morte é no corpo, eles permaneceram ali naquele domicílio. A cada século acontece uma troca de atuação, a cada cem anos mudam-se as estratégias dos ataques de Satanás. Como ele não tem mais demônios para repor, ele os desloca, realiza um rodízio entre os domicílios de atuação de seus principados. Ele recebe a autoridade legal de atuação de ataque concedida através de palavras malditas, pecado, satanismo. 

OUTROS ESTUDOS QUE COMPLETAM A ESSE:




Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.