1 de dezembro de 2022

QUAIS SÃO AS NORMAS E OS PRINCÍPIOS DA TIPOLOGIA?


“Os quais servem de exemplar e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o Tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que, no monte, se te mostrou”; (Hb 8.5). Bíblia de Estudo Pentecostal.

As normas e os princípios da Tipologia. A regra básica, a norma principal no ensino da aplicação da Tipologia é nunca forçar um texto bíblico a expelir Tipologia, se o texto em questão não for um texto tipológico. É o mesmo que querer ou tentar fazer uma limonada, mas espremendo laranjas em vez de se espremer limões. Tem que existir uma consciência tipológica. O maior erro de um teólogo e tentar criar, mostrar, extrair uma interpretação tipológica de um texto bíblico o qual se explica por si mesmo de uma maneira simples, de uma forma objetiva e clara na sua própria interpretação hermenêutica, e em sua explanação exegética. Existem vários tipos de textos bíblicos. Um texto bíblico pode ser: Tipológico, Simbólico, Numérico, Alegórico, Histórico, Gramatical, Parabólico, Ilustrativo, Profético, Literal, Dissertativo, Apologético, Expositivo. Tenha muito cuidado, Símbolos, Alegorias e Ilustrações Não são Tipos e Projeções Proféticas não são Tipos & Antíitpos. Haverá momentos, ocasiões, situações em determinados textos bíblicos que uma porta, uma rocha, um cordeiro serão Tipos de Cristo. Mas haverá momentos em que uma porta, uma rocha, um cordeiro serão uma porta, uma rocha, um cordeiro. Então, como saber se é um texto tipológico, ou se não é um texto tipológico? Respeitando a regra de aplicação da hermenêutica e da exegese no contexto completo do próprio texto. A Palavra do Senhor, a Bíblia se explica e se completa por si mesma. Análise, estude, observe o texto bíblico em um todo, os versículos anteriores e os posteriores, e em alguns casos é necessário sondar até a capítulos anteriores. A representação dos Tipos mais comuns estão prefigurados por meio de: Pessoas, Sacerdotes, Reis, Pastores, Caminhos, Arcas, Viagens, Fatos, Dias, Festas, Cerimoniais, Rituais, Ofertas, Nações, Lugares, Cidades, Vestes, Mantos, Capas, Cortinas, Doenças, Madeiras, Cores, Pães, Frutos, Árvores, Plantas, Metais, Varas, Pombas, Cordeiros, Carneiros, Bois, Bezerros, Montes, Rios, Mares, Lagos, Nuvens, Fogos, Águas, Pedras, Sacerdócios, Templos, Tendas, Tabernáculos, Altares, Alimentos, Bacias, Candelabros, Nomes, Vales. 

As características dos Tipos & Antítipos. O Tipo é a figura, sombra, representação do Antítipo. O Tipo é a prefiguração, a revelação temporária de alguém, alguma coisa, algum lugar, alguma situação ou algo no Antigo Testamento, o qual é revelado, ou revelada de um modo mais pleno, de uma maneira mais clara, direta e objetiva no Novo Testamento. O Novo Testamento está contido no Antigo Testamento e o Antigo Testamento explica o Novo Testamento. O Tipo é profético, é menor, é terrestre pois pertence a dimensão física dos homens. O Antíitipo é que contém as características verdadeiras, oficiais e reais prefiguradas através do Tipo. O Antítipo pertence ao Novo Testamento. O Antítipo é a realidade do Tipo predito no Antigo Testamento. O Antítipo é o cumprimento da profecia de alguém, alguma coisa, algum lugar ou algo. O Antítipo é maior, é celestial, pois pertence a dimensão de Deus. O Tipo é anterior e deixa de ter o seu significado quando o Antítipo “aparece” ou se “apresenta”. “Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer, por nós, perante a face de Deus”; (Hb 9.24). Bíblia de Estudo Pentecostal. “Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo”; (1 Pe 3.21). Bíblia de Estudo Pentecostal. Tenha bastante cuidado e muita atenção na interpretação bíblica nos textos baseados em Tipos & Antítipos para evitar o exagero de transformar a Palavra do Senhor em Misticismo, cometendo extravagâncias com a finalidade de encontrar prefigurações, sombras, representações de Tipos para Antítipos onde não existe. Nem toda semelhança de um fato, situação, coisa, pessoa, evento, lugar  do Antigo Testamento é necessariamente um Tipo que requer um Antítipo. E não possamos estar à mercê da criatividade e invencionice de muitos. Por isso as normas, as regras devem ser observadas, consideradas e cumpridas em relação aos textos tipológicos. 

Os Tipos são temporais, prefigurações, sombras, figuras, representações os quais apontam para a realidade original do Antítipo o qual é Jesus Cristo;“Porque, tendo a lei a sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas”; (Hb 10.1). Bíblia de Estudo Pentecostal. A ação do Tipo no Antigo Testamento. O Antigo Testamento é o projeto, é a estrutura, é o alicerce, é a base, é o fundamento. Nele está contido, inserido, abrangido, englobado no Novo Testamento. Se pode observar, ver, analisar, olhar a alvenaria, o acabamento da construção de uma obra através de um  olhar. Mas para entender os detalhes sobre a estrutura e o fundamento já não são possíveis de serem observados, analisados somente através de um olhar. Tem que se ter acesso aos projetos originais da obra, a planta da construção. Esse fundamento que alguns ministérios e ministros desprezam e não querem observar é o Antigo Testamento. O Antigo Testamento não é estudado, remoído, analisado profundamente, e não sendo tratado com a importância que realmente merece. O Antigo Testamento é a planta, a estrutura que segura toda alvenaria do Novo Testamento. A ação do Antítipo no Novo Testamento. O Novo Testamento é o edifício construído, é a obra pronta, terminada e acabada. Cujo  projeto está latente, encoberto, escondido, oculto, manifestado no Antigo Testamento. São muitos os detalhes minuciosos desse projeto que ainda permanecem dissimulados, subentendidos, embutidos. Para nós encontrarmos, descobrirmos o Tipo no Antigo Testamento que prefigura o Antítipo contido no Novo Testamento. Nós devemos e teremos que encontrar um Ponto de Referência entre ambos. O homem natural entende a Palavra do Senhor com o intelecto e sua fé não é acrescida, pois conhece e entende a Palavra do Senhor com o auxílio do seu racional. O homem espiritual consegue entender plenamente a Palavra do Senhor com o auxílio do Espírito Santo, o qual habita em seu espírito humano. Através da Tipologia observaremos que é mais fácil conhecer, entender compreender e saber explicar os Tipos do Antigo Testamento através dos Antítipos contidos no Novo Testamento. Teremos doutrinas profundas para aprendermos e também para ensinarmos. Conheceremos melhor o fundamento, a base, a estrutura que está escondida no interior de assuntos deixados de lado, quando nós entendemos a Palavra do Senhor de uma forma metódica ou de uma maneira racional. O estudo da Tipologia é profundo e importante no contexto da Teologia Sistemática. Muitos se honram a si mesmos por terem lido a Bíblia várias vezes. O importante é  que nós a leiamos em espírito, a guardemos no coração, e a vivamos em praticidade diária.

OUTROS ESTUDOS QUE COMPLETAM A ESSE:

O QUE É TIPOLOGIA? O QUE É TIPO E ANTÍTIPO?

O QUE REPRESENTAM AS 4 FACES DOS QUERUBINS?

CONHECEU, PREDESTINOU, CHAMOU, JUSTIFICOU E GLORIFICOU?

ARCA DE MADEIRA? REVESTIR DE OURO? POR NO TABERNÁCULO?

Atenciosamente.

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.