1 de agosto de 2022

A ARCA (CRISTO) VENCEU DAGOM (EX LUZEIRO) NO TEMPLO (HADES)?


“Os filisteus, pois, tomaram a arca de Deus e a trouxeram de Ebenézer a Asdode. E tomaram os filisteus a arca de Deus, e a meteram na casa de Dagom, e a puseram junto a Dagom”; (1 Sm 5.1,2). Bíblia de Estudo Pentecostal. 

A Tipologia da Arca em Asdode no Templo de Dagom. Por mais que os israelitas não entendessem, o propósito de Deus era derrotar Dagom, e destruir os irreverentes. É muito difícil compreender isto em plena derrota. Por mais que não possamos entender ou admitir, Deus nunca entra em uma batalha para ser derrotado. Deus tem as suas estratégias. Muitas vezes nos esquecemos de louvar a Deus em plena aflição, porque não temos a visão do final da batalha. Quem poderia dizer que a Arca sairia vitoriosa do Templo de Dagom? Ninguém creria se antes fosse anunciado. Para Deus começar a construir, 1º Ele destrói o velho sistema. Deixa tudo sem a mesma raiz para estabelecer um novo céu e uma nova terra. Se nós quisermos ver Deus atuando para estabelecer uma nova vida, um novo início, os principados devem sair, toda maldição deve ser tirada. O 1º deve ser destituído para que o 2º seja estabilizado para sempre. Entenda bem algo! Em tudo, Deus sempre tem um propósito. “Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim; e por ele o Amém, para glória de Deus, por nós”; (2 Co 1.20). Bíblia de Estudo Pentecostal.

Ele é o sim, mas nós estabelecemos o amém. A Arca não estava derrotada, por mais que o povo a visse de outra forma, de outra maneira. Quando o Pai viu a seu Filho totalmente desamparado, foi difícil para Ele. Mesmo assim o Pai preferiu ver tudo aquilo, o Sangue, os Cravos e a Cruz. De outra maneira, se Jesus não tivesse morrido, nos não teríamos nascido para Deus. Os filisteus consideraram a vitória muito simples e fácil. Eles haviam tomado possessão de um dos mais preciosos símbolos da nação de Israel. Os filisteus, como eram idólatras por natureza, pensavam que havia sido o próprio Deus de Israel a quem eles haviam vencido. A Arca era o tipo de Cristo. Os filisteus não poderiam imaginar o que havia de acontecer com eles. Deus se deixou vencer para avançar no campo do inimigo. A glória aparentemente tinha ido. Hofni e Finéias haviam sido mortos, mas os filisteus tinham o prêmio da sua aparente vitória. A Arca foi introduzida dentro do Templo de Dagom. Deus esperava por isso há muitos tempo. Que duro foi para Nicodemos, José de Arimatéia terem depositado o corpo do homem que havia dito “Lazaro sai para fora”. Aqueles que viram aquele homem curar enfermos, ressuscitar mortos, como eles não se sentiam? Jesus morreu, lá estava à sepultura. A Arca do Senhor, tipificação da presença de Cristo foi colocada no Templo de Dagom. A Alma de Cristo foi ao Hades. A morte pensou que poderia conter a Cristo, mas ela foi vencida. Um dos grandes propósitos do Senhor Deus, é o de ir à raiz de tudo. Vencer aos filisteus somente, não era tudo o que Deus queria. Ele queria derrotar definitivamente O inimigo. Ele quis triunfar sobre Dagom em sua própria casa. A Arca alcançou vitória sobre o deus Dagom dos filisteus. Jesus venceu a Satanás!

“Os filisteus, pois, tomaram a arca de Deus e a trouxeram de Ebenézer a Asdode. E tomaram os filisteus a arca de Deus, e a meteram na casa de Dagom, e a puseram junto a Dagom. Levantando-se, porém, de madrugada os de Asdode, no dia seguinte, eis que Dagom estava caído com o rosto em terra, diante da arca do Senhor; e tomaram a Dagom, e tornaram a pô-lo no seu lugar. E, levantando-se de madrugada no dia seguinte, pela manhã, eis que Dagom jazia caído com o rosto em terra, diante da arca do Senhor; e a cabeça de Dagom e ambas as palmas das suas mãos, cortadas sobre o limiar; somente o tronco ficou a Dagom. Pelo que nem os sacerdotes de Dagom, nem nenhum de todos os que entram na casa de Dagom pisam o limiar de Dagom em Asdode, até ao dia de hoje. Porém a mão do Senhor se agravou sobre os de Asdode, e os assolou, e os feriu com hemorróidas, a Asdode e aos seus termos. Vendo, então, os homens de Asdode que assim era, disseram: Não fique conosco a arca do Deus de Israel; pois a sua mão é dura sobre nós e sobre Dagom, nosso deus. Pelo que enviaram, e congregaram a si todos os príncipes dos filisteus, e disseram: Que faremos nós da arca do Deus de Israel? E responderam: A arca do Deus de Israel dará volta a Gate. Assim, a rodearam com a arca do Deus de Israel.  E sucedeu que, desde que a rodearam com ela, a mão do Senhor veio contra aquela cidade, com mui grande vexação; pois feriu os homens daquela cidade, desde o pequeno até ao grande; e tinham hemorróidas nas partes secretas. Então, enviaram a arca de Deus a Ecrom. Sucedeu, porém, que, vindo a arca de Deus a Ecrom, os de Ecrom exclamaram, dizendo: Transportaram para nós a arca do Deus de Israel, para nos matarem, a nós e ao nosso povo. E enviaram, e congregaram a todos os príncipes dos filisteus, e disseram: Enviai a arca do Deus de Israel, e torne para o seu lugar, para que não mate nem a nós nem ao nosso povo. Porque havia mortal vexação em toda a cidade, e a mão de Deus muito se agravara ali. E os homens que não morriam eram tão feridos com hemorróidas, que o clamor da cidade subia até o céu”; (1 Sm 5.1-12). Bíblia de Estudo Pentecostal.

A Arca em Pessoa desceu ao Hades, Dagom foi vencido em seu Templo. A presença da Arca em Asdode no Templo de Dagom (Tipo de Satanás) foi uma vergonha, um vexame para os filisteus, eles desprezaram a Arca do Concerto. A presença da Arca trouxe julgamento entre eles. Os filisteus estavam perecendo, morrendo com hemorroidas em suas partes íntimas. Não se coloca nenhum ídolo acima do Senhor. A Arca no Templo de Dagom foi o Tipo, a ida de Jesus ao Hades foi o Antítipo. A Arca no Templo de Dagom foi uma Tipologia de Cristo no Ministério de sua Morte. Tipo da aparente derrota de Cristo ao morrer na Cruz do Calvário e ir ao Hades se transformou em vitória ao resgatar os justos. Quando Jesus saiu do Hades, não saiu de lá só, levou cativo o cativeiro, levou todo o Seio de Abraão a presença do Pai. “Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Ora, isto --- ele subiu --- que é, senão que também, antes, tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas”; (Ef 4.8-10). Bíblia de Estudo Pentecostal. A Arca (Tipologia de Jesus) esteve nas mãos dos filisteus (Tipologia dos demônios), mas voltou, retornou (Tipologia da Ressurreição) para a sua terra (Tipologia do Céu). Os filisteus estavam sofrendo as consequências da pesada mão do Senhor sobre eles. Eles tomaram uma decisão, resolveram devolver a Arca porque Deus os castigava de uma maneira sobrenatural, eles estavam morrendo. Nas mãos de seus inimigos a presença da Arca tornou-se em maldição para eles. “Então, enviaram a arca de Deus a Ecrom. Sucedeu, porém, que, vindo a arca de Deus a Ecrom, os de Ecrom exclamaram, dizendo: Transportaram para nós a arca do Deus de Israel, para nos matarem, a nós e ao nosso povo. E enviaram, e congregaram a todos os príncipes dos filisteus, e disseram: Enviai a arca do Deus de Israel, e torne para o seu lugar, para que não mate nem a nós nem ao nosso povo. Porque havia mortal vexação em toda a cidade, e a mão de Deus muito se agravara ali”; (1 Sm 5.11). Bíblia de Estudo Pentecostal. Mesmo quando esteve entre os inimigos de Israel, entre os filisteus, a Arca os fizeram sofrer muito. As aflições se agravaram muito através dos tumores de hemorroidas em suas partes secretas, com um mortal vexame. Jesus não esteve no Hades para pregar a Salvação, e sim sentença de Juízo no Lugar de Tormento. A Arca não foi a Asdode para considerar os filisteus como amigos. Ela esteve lá para manifestar de uma maneira sobrenatural o seu poder.  

A Tipologia da Arca Devolvida em Bete Semes. Após um período de 7 meses de intenso sofrimento e aflições, os filisteus resolveram devolver a Arca ao povo de Israel. Eles enviaram a Arca para fora do limiar, dos limites de suas terras. Mas, eles não devolveram a Arca vazia, Eles a devolveram com algo especial, uma oferta pela culpa. Os filisteus apresentaram as suas ofertas, Deus foi glorificado pelo inimigo. Cada  príncipe filisteu fez a sua parte. A Arca saiu vitoriosa, ratos e hemorroidas de ouro significam experiência, apesar de as vezes ser feia, sofrida, dolorida, traz uma lição de ensino na vida. “Havendo, pois, estado a arca do Senhor na terra dos filisteus sete meses, os filisteus chamaram os sacerdotes e os adivinhadores, dizendo: Que faremos nós da arca do Senhor? Fazei-nos saber como a tornaremos a enviar ao seu lugar. Os quais disseram: Se enviardes a arca do Deus de Israel, não a envieis vazia, porém sem falta lhe enviareis uma oferta para a expiação da culpa; então, sereis curados, e se vos fará saber por que a sua mão se não tira de vós. Então, disseram: Qual é a expiação da culpa que lhe havemos de oferecer? E disseram: Segundo o número dos príncipes dos filisteus, cinco hemorróidas de ouro e cinco ratos de ouro; porquanto a praga é uma mesma sobre todos vós e sobre todos os vossos príncipes. Fazei, pois, umas imagens das vossas hemorróidas e as imagens dos vossos ratos, que andam destruindo a terra, e dai glória ao Deus de Israel; porventura aliviará a sua mão de cima de vós, e de cima do vosso deus, e de cima da vossa terra. Por que, pois, endureceríeis o coração, como os egípcios e Faraó endureceram o coração? Porventura depois de os haverem tratado tão mal, não os  deixaram ir, e eles não se foram? Agora, pois, tomai, e fazei-vos um carro novo, e tomai duas vacas que criem, sobre as quais não tenha subido o jugo, e atai as vacas ao carro, e levai os seus bezerros de após elas para casa. Então, tomai a arca do Senhor, e ponde-a sobre o carro, e metei num cofre, ao seu lado, as figuras de ouro que lhe haveis de oferecer em expiação da culpa; e assim a enviareis, para que se vá. Vede então: Se subir pelo caminho do seu termo a Bete-Semes, foi ele quem nos fez este grande mal (sacerdotes e adivinhadores filisteus); e, se não, saberemos que não nos tocou a sua mão, e que isso nos sucedeu por acaso. E assim fizeram aqueles homens, e tomaram duas vacas que criavam, e as ataram ao carro, e os seus bezerros encerraram em casa. E puseram a arca do Senhor sobre o carro, como também o cofre com os ratos de ouro e com as imagens das suas hemorróidas. Então, as vacas se encaminharam diretamente pelo caminho de Bete-Semes, e seguiam um mesmo caminho, andando e berrando, sem se desviarem, nem para a direita nem para a esquerda; e os príncipes dos filisteus foram atrás delas, até ao termo de Bete-Semes”; (1 Sm 6.1-12). Bíblia de Estudo Pentecostal.

A Arca chegou à cidade de Bete-Semes, com a oferta pela culpa oferecida pelos filisteus. “E andavam os de Bete-Semes fazendo a sega do trigo no vale e, levantando os olhos, viram a arca; e, vendo-a, se alegraram. E o carro veio ao campo de Josué, o bete-semita, e parou ali; e ali estava uma grande pedra; e fenderam a madeira do carro, e ofereceram as vacas ao Senhor em holocausto. E os levitas desceram a arca do Senhor, como também o cofre que estava junto a ela, em que estavam as obras de ouro, e puseram-nos sobre aquela grande pedra; e os homens de Bete-Semes ofereceram holocaustos e sacrifícios ao Senhor no mesmo dia. E, vendo aquilo os cinco príncipes dos filisteus, voltaram para Ecrom no mesmo dia. Estas, pois, são as hemorróidas de ouro que enviaram os filisteus ao Senhor em expiação da culpa: por Asdode uma, por Gaza outra, por Asquelom outra, por Gate outra, por Ecrom outra. Como também os ratos de ouro, segundo o número de todas as cidades dos filisteus, pertencentes aos cinco príncipes, desde as cidades fortes até às aldeias, e até Abel, a grande pedra sobre a qual puseram a arca do Senhor, que ainda está até ao dia de hoje no campo de Josué, o bete-semita”; (1 Sm 6.13-18). Bíblia de Estudo Pentecostal. A Arca não regressou vazia para a cidade de Bete-Semes, no território de Judá. O Senhor Deus aceitou o valor da oferta, não importava o formato em que o ouro estava. A oferta de expiação pela culpa estabelecida foi o de 5 hemorróidas de ouro e 5 ratos de ouro para cada príncipe. A Arca retornando com oferta para Israel, é um tipo do Cristo vitorioso, quando ressuscitou e retornou ao Pai levando o Seio de Abraão. A Arca  esteve na terra dos filisteus, na casa do inimigo, venceu-o e saiu de lá com uma oferta. Mas, os habitantes da cidade de Bete-Semes não compreenderam a vitória. Eles não quiseram ficar com a presença do Senhor, tipificada na presença da Arca, e fizeram o que não deviam, olharam para o interior dela. Olharam para dentro da Arca! “E feriu o Senhor os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do Senhor; até ferir do povo cinqüenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porquanto o Senhor fizera tão grande estrago entre o povo. Então, disseram os homens de Bete-Semes: Quem poderia estar em pé perante o Senhor, este Deus santo? E a quem subirá desde nós? Enviaram, pois, mensageiros aos habitantes de Quiriate-Jearim, dizendo: Os filisteus remeteram a arca do Senhor; descei, pois, e fazei-a subir para vós”; (1 Sm 6.19-21). Bíblia de Estudo Pentecostal.

A Arca retornou vitoriosa, jesus Cristo ressuscitou vitorioso. Sem santificação e consagração, não se toca e nem se olha para o interior da Arca, se não morre! A não ser aos escolhidos aos quais Deus permitiu a eles terem olhado e tocado! “Havendo, pois, Arão e seus filhos, ao partir do arraial, acabado de cobrir o santuário, e todos os instrumentos do santuário, então os filhos de Coate virão para  levá-lo; mas no santuário não tocarão para que não morram; este é o cargo dos filhos de Coate na tenda da congregação. Porém o cargo de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, será o azeite da luminária, e o incenso aromático, e a contínua oferta dos manjares, e o azeite da unção, o cargo de todo o tabernáculo e de tudo que nele há, o santuário e os seus móveis. E falou o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo: Não deixareis extirpar a tribo das gerações dos coatitas do meio dos levitas. Mas isto lhes fareis, para que vivam e não morram, quando chegarem a santidade das santidades Arão e seus filhos virão e a cada um porão no seu ministério e no seu cargo, Porém não entrarão a ver, quando cobrirem o santuário, para que não morram”; (Nm 4.15-20). Bíblia de Estudo Pentecostal. Tipologia da presença do Senhor ao aproximarmos e tentarmos entendê-lo com a nossa mente humana natural e carnal. De Bete-Semes, cidade fronteira entre os territórios das tribos de Judá e  Dã. Embora fosse possessão da tribo de Dã, Bete-Semes pertencia a Judá. Os seus habitantes enviaram a Arca a Quiriate-Jearim, cidade também do território de Judá. A Tipologia da Arca em Quiriate- Jearim. “Então, vieram os homens de Quiriate-Jearim, e levaram a arca do Senhor, e a trouxeram à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram a Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca do Senhor. E sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate - Jearim, e tantos dias se passaram, que chegaram até vinte anos, e lamentava toda a casa de Israel após o Senhor”; (1 Sm 7.1,2). Bíblia de Estudo Pentecostal. Durante todo o período de tempo do reinado de Saul a Arca ficou esquecida, negligenciada, a Arca permaneceu na obscuridade aos cuidados de Eleazar, filho de Abinadabe. Saul não deu a devida importância para Ela, o real valor e atenção para a presença da Arca. Não se pode reinar, não se obtém êxito sem a presença de Jesus. É o mesmo que se autoderrotar. Quem se esquece da presença de Deus, está determinando o seu próprio fracasso. Sem a presença de Deus, nenhum homem, organização ou reino se subsiste.