1 de fevereiro de 2024

NOVO NASCIMENTO? É POSSÍVEL NASCER DE NOVO?


“E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado”; (Jo 7.37-39). Bíblia de Estudo Pentecostal. 

Nicodemos, o príncipe dos Judeus. “E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre, vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso? Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?”; (Jo 3.1-10). Bíblia de Estudo Pentecostal. 

O que é o Novo Nascimento? Como é possível ao homem nascer de novo? O homem quando “verdadeiramente” nasce de novo deixa de ser o homem natural e passa a ser o homem espiritual. Mas, entre o objeto de sua nova maturidade espiritual, há um novo caminho a ser percorrido que é se deixar transbordar no Espírito Santo e vencer o 1º obstáculo, que é romper o véu do coração. O véu do coração está entre o espírito humano (fé, esperança e amor) e a alma (intelecto, vontade e sentimento). O 2º obstáculo a ser vencido é romper o segundo véu que é a mente. A mente deve ser vencida em seus 8 instintos atuantes (comunhão, produção, reprodução, dependência, domínio, aquisição, alimentação e preservação). Para que tudo seja refletido nos sentidos do corpo, os quais são os atributos de (visão, audição, olfato, paladar e tato). Rompendo-se o 1º véu do coração, fica bem mais fácil de se romper o 2º véu, o da mente. “Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do Velho Testamento, o qual foi por Cristo abolido. E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará”; (2 Co 3.14-16). Bíblia de Estudo Pentecostal.  

A fé é o normal de Deus, é o âmbito de Deus, é o prisma, o paradigma da Divindade! Porque o que é impossível para o homem é possível para Deus! O que a nossa mente humana não consegue entender, o Espírito Santo agirá com a mente de Cristo. A nossa mente humana sem a ajuda do Espírito Santo nunca poderá compreender, entender, processar o sobrenatural de Deus. Quando se rompe o véu do coração; a fé, a esperança e o amor os quais são os atributos do espírito humano. Esses atributos passam a agirem e extravasarem nos instintos e sentidos do corpo. Desta forma o Espírito Santo transborda no espírito humano da pessoa, enche a alma e inunda o corpo. A arca saiu do Lugar Santíssimo do homem (espírito), cruzou o Lugar Santo (alma) e chegou ao Átrio (corpo). Deus entra através do espírito da pessoa, para se fazer conhecido no seu coração, para habitar, fazer morada no seu corpo. Dessa forma o coração não é mais enganoso, passa a ser um novo coração. Mas, para aquele que “verdadeiramente” nasce de novo, nasce da água. “E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne; para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem; e eles serão o meu povo, e eu serei por Deus. Mas, quanto àqueles cujo coração andar conforme o coração das suas coisas detestáveis e das suas abominações, eu farei recair nas suas cabeças o seu caminho, diz o Senhor Jeová”; (Ez 11.19-21). Bíblia de Estudo Pentecostal.  Quando se nasce de novo, ocorre, acontece, passar a existir um conflito interno entre o velho homem e o novo homem. Este conflito é positivo, isto é bom, é ótimo é excelente! Pois é a prova de que o Espírito Santo está trabalhando sem cessar contra o domínio da carne. A mente que é o centro da carne não toma as decisões sozinha, ela agora escuta, ouve ao coração e  passa a exigir coisas boas, honestas e divinas. Mas “este” coração tem que andar, guardar, executar os mandamentos, os estatutos, os preceitos do Senhor em praticidade diária de vida.

O espírito humano não é uma pessoa. O que é uma pessoa? A pessoa é a alma, a personalidade do homem. Na disciplina de Cristologia nós ensinamos que a alma de Jesus tinha uma personalidade divina. A alma humana tem a personalidade natural. O espírito humano está sempre pronto, parece forte, mas a alma e o corpo lhes dominam se ele não estiver fortalecido. Em outras palavras, o espírito humano não tem personalidade em si mesmo, por isso não pode comandar sem a intervenção do Espírito Santo nele. Pois nele, o Espírito Santo toma o controle, dando ao espírito humano capacidade de decisão e autoridade sobre a carne. O espírito humano não foi depositado no homem para viver só. Deus colocou a personalidade na alma do homem, deixando o espírito humano livre, para assim receber a presença do Espírito Santo. Proporcionando assim o novo nascimento, que somente o homem pode receber. Somente assim podemos compreender o novo nascimento. O novo nascimento é o nascer do Espírito. É quando o espírito humano convida ao Espírito Santo para entrar nele, para governá-lo e transbordá-lo para assim encher também a alma e o corpo. “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la”; (Jo 4.14,15). Bíblia de Estudo Pentecostal. Desta forma não haverá manifestações de duas personalidades, somente a de uma personalidade divina dirigindo e orientando a alma, depois que esta der lugar para a ação do Espírito Santo. O qual proverá os meios necessários para que isto ocorra e aconteça. O corpo será dirigido pela alma e a alma será orientada e guiada pelo Espírito Santo. O espírito humano não é uma pessoa! Pois se fosse assim “se o espírito humano fosse a pessoa em si” todos nós automaticamente e naturalmente retornaríamos para Deus quando morrêssemos. “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”; (Ec 12.7). Bíblia de Estudo Pentecostal. 

OUTROS ESTUDOS QUE COMPLETAM A ESSE:

O QUE FOI A EVASÃO E O QUE É A EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO?

VOCE AINDA PEDE PORÇÃO DOBRADA DO ESPÍRITO SANTO?

HOMENS FONTES? ESTAR SOBRE? PAIRAR? REPOUSAR? CONTENDER?

CORAÇÃO? MENTE? INSTINTOS? SENTIDOS? ATRIBUTOS?

LIVRE ARBÍTRIO? ELEIÇÃO? JUÍZO? HOMENS? ANJOS? DEMÔNIOS?

Atenciosamente.

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.