1 de julho de 2021

JESUS CRISTO RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA?


“Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra”; (Mt 12.40). Bíblia de Estudo Pentecostal. 

O próprio Jesus disse que Ele estaria “TRÊS DIAS E TRÊS NOITES”. Jesus também deu testemunho afirmando que Ele ressuscitaria “AO TERCEIRO DIA”. “Desde então, começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muito dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar AO TERCEIRO DIA”; (Mt 16.21). Bíblia de Estudo Pentecostal. “Ora, achando-se eles na Galiléia, disse-lhes Jesus: O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e matá-lo-ão, e, AO TERCEIRO DIA, ressuscitará. E eles se entristeceram muito”; (Mt 17.23). Bíblia de Estudo Pentecostal. Jesus também disse que Ele ressuscitaria “DEPOIS DE TRÊS DIAS”. “E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do Homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos, e pelos príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que, DEPOIS DE TRÊS DIAS ressuscitaria”; (Mc 8.31). Bíblia de Estudo Pentecostal. Todas essas expressões ditas pelo próprio Jesus Cristo forão usadas alternadamente. A maioria das referências e inferências à ressurreição de Jesus relatam que ela ocorreu no terceiro dia. O que isso quer dizer? Quer dizer que Jesus Cristo ressuscitou no terceiro dia, independente de quantas horas o seu corpo ficasse no túmulo. Tanto Mateus, Marcos como o próprio Jesus e também os fariseus concordaram entre si, que Ele disse que ressuscitaria no terceiro dia. Os escribas e os fariseus entenderam o significado das profecias sobre a ressurreição, eles tinham o entendimento que “depois de três dias”, “três dias e três noites” significava “ao terceiro dia”. “Dizendo: Senhor, lembramo-nos de que aquele enganador, vivendo ainda, disse: DEPOIS DE TRÊS DIAS, ressuscitarei. Manda, pois, que o sepulcro seja guardado com segurança até AO TERCEIRO DIA, não se dê o caso que os seus discípulos vão de noite, e o furtem, e digam ao povo: Ressuscitou dos mortos; e assim o último erro será pior do que o primeiro”;(Mt 27.63,64). Bíblia de Estudo Pentecostal. 

Após a explicação de: DEPOIS DE TRÊS DIAS, e AO TERCEIRO DIA, fica mais fácil para o seu entendimento e para a sua compreensão o porquê de Jesus Cristo ter usado a expressão: TRÊS DIAS E TRÊS NOITES. Aconteceu o uso de uma expressão idiomática e não um relato minucioso de precisão de tempo. Ou seja, TRÊS DIAS E TRÊS NOITES = TRÊS DIAS. Exemplo de expressão idiomática encontrado em duas passagens bíblicas: “Deram-lhe também um pedaço de massa de figos secos e dois cachos de passas, e comeu; e voltou-lhe o seu espírito, porque havia TRÊS DIAS E TRÊS NOITES que não tinha comido pão nem bebido água. Então Davi lhe disse: De quem és tu e de onde és? E disse o moço egípcio: Sou servo de um homem amalequita, e meu senhor me deixou, porque adoeci há TRÊS DIAS”; (1 Sm 30.12,13). Bíblia de Estudo Pentecostal. “E pô-los juntos em guarda TRÊS DIAS. E AO TERCEIRO DIA, Disse-lhes José: Fazei isso e vivereis, porque eu temo a Deus”; (Gn 42.17,18). Bíblia de Estudo Pentecostal. O moço egípcio esteve a três dias e três noites sem comer e beber, pois, foi o período de três dias que ele esteve abandonado pelo seu senhor amalequita. Os irmãos de José ficaram presos três dias e depois disso José os soltou. Então eles teriam sido soltos no quarto dia? Porém não é isso que aconteceu. Ele os soltou no terceiro dia. Ou seja, eles ficaram presos durante três dias (forma idiomática expressiva) e eles foram soltos no terceiro dia (literalmente). Se nos observarmos  haveria uma contradição, pois os irmãos de José estiveram presos por um período de 72 horas. Mas o mesmo texto afirma que eles foram soltos antes das 72 horas. Não há contradição porque é uma expressão idiomática. A expressão UM DIA E UMA NOITE representa tanto o período total de um dia como também parte dele, o qual também é usado no Antigo Testamento. 

Outra forma de entender e compreender: TRÊS DIAS E TRÊS NOITES é ter em consideração a comprovação histórica. O método judaico de calcular o tempo. Os escritores judaicos registraram em seus comentários sobre as Escrituras Sagradas o princípio que governa o registro do tempo. Qualquer parte do período é considerado um período total, qualquer parte de um dia acaba sendo  registrado como um dia completo. O Talmud relata que uma parte do dia é como se fosse o total dele; “um dia e uma noite” são um “Onah” e a parte de um “Onah” é como o total dele. Um “Onah” é “um período de tempo”, “uma fração de momento”. O termo “Onah” em sua raiz etmologica também é usado para tempo de qualidade de intimidade entre o homem e  a mulher no casamento. Entendemos, portanto, que a expressão idiomática “três dias e três noites” representam  “três dias” seguidos, independente do tempo de horas transcorridos neles. Jesus Cristo ficou no seio da terra três dias e três noites. Se o corpo de Jesus Cristo tivesse sido sepultado sexta-feira após as 18 horas a profecia não teria se cumprido. Pois não poderíamos registrar o dia de sexta-feira.  Como o corpo de Jesus Cristo foi sepultado antes do pôr do sol conta-se o dia do seu sepultamento. Assim sendo Jesus Cristo não se contraditou quando disse que estaria “três dias e três noites” no seio da terra. Ele usou TRÊS DIAS E TRÊS NOITES, porque Ele sabia que era uma forma de expressão que indicaria a sua ressurreição no domingo. Se assim não o fosse, os fariseus teriam pedido uma guarda até o quarto dia. Porém os mesmos pediram que os romanos cuidassem do túmulo até o terceiro dia. “Manda, pois, que o sepulcro seja guardado com segurança até AO TERCEIRO DIA”; (Mt 27.64). Bíblia de Estudo Pentecostal. 

OS TRÊS DIAS E TRÊS NOITES referentes ao período em que o corpo de Jesus Cristo ficou no túmulo são registrados da seguinte maneira: Ele foi crucificado na sexta-feira. Qualquer período de tempo antes das 6 horas da tarde da sexta-feira é considerado “um dia e uma noite”. Qualquer período de tempo depois das 6 horas da tarde de sexta-feira até sábado às 6 horas da tarde também é considerado “um dia e uma noite”. Da mesma forma, semelhantemente qualquer período de tempo após as 6 horas da tarde de sábado até o momento em que Jesus Cristo ressuscitou-se na manhã de domingo também é considerado “um dia e uma noite”. Portanto “TRÊS DIAS E TRÊS NOITES” correspondem ao período de sexta-feira à tarde até ao domingo de manhã. 1º Dia – Sexta feira a tarde Ele foi ao SEIO DE ABRAÃO. 2º Dia – Sábado inteiro Ele foi ao LUGAR DE TORMENTO. 3º Dia – Domingo de manhã Ele foi ao Abismo. A expressão TRÊS DIAS E TRÊS NOITES é referente há três dias corridos, independente de qual tenha sido o período de aproveitamento de tempo usado em propósito em qualquer um desses três dias. O que aconteceu com a tricotómia de Jesus Cristo durante esté período? O Espírito foi entregue ao Pai no momento que ocorreu a morte do corpo na Cruz. A alma de Jesus é a 2ª Pessoa da Divindade, Ela foi ao “Hades”; ao “Seio de Abraão”, ao “Lugar de Tormento” e ao “Abismo”. O corpo ficou na sepultura sendo protegido por “dois anjos”, aguardando o retorno da sua Alma a qual  estava no ministério de sua morte no Hades, e do Espírito para ocorrer à ressurreição do corpo. A morte não teve e nunca terá poder sobre Ele, ela não ôde detê-lo. “Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela”; (At 2.24). Bíblia de Estudo Pentecostal.

OUTROS ESTUDOS QUE COMPLETAM A ESSE:

PORQUE JESUS CRISTO FOI AO HADES?

HADES? GEHENNA? INFERNO? COMO ENTENDER ISSO?

JESUS CRISTO? O MISTÉRIO OCULTO? A SEMENTE DA MULHER?

Atenciosamente.

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.