“E, depois destas coisas, vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória. E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, e abrigo de todo espírito imundo, e refúgio de toda ave imunda e aborrecível! Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição. Os reis da terra se prostituíram com ela. E os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias. E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados e para que não incorras nas suas pragas. Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela”; (Ap 18.1-5). Bíblia de Estudo Pentecostal.
O Livro de Apocalipse revela o trono de Deus descortinando todas as profecias em todos os seus capítulos. Em cada ato a atuação direta dos anjos e respostas direta do Trono através de vozes, trovões e relâmpagos dando o veredicto contra o poder da impiedade. Deus enviará um anjo tão poderoso e glorioso o qual iluminará toda a terra, nos dias em que ser das trevas será status para a humanidade, gerando medo nos homens ímpios. Deus manifesta a sua luz e demonstra quem está no controle. Note, observe que estas aparições e intervenções do trono estão em todo o livro. Todos os acontecimentos proféticos iniciarão a partir dos 7 selos que Cristo, o Leão que ruge e vinga, desatará no capítulo 6, mantendo-se sempre no controle. Os acontecimentos proféticos não se realizam descontroladamente segundo a vontade de Satanás. “Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer”; (Ap 1.1). Bíblia de Estudo Pentecostal. A revelação do Apocalipse é sobre Cristo e não sobre o Dragão, o Leviatã, o Anticristo, a Antiga Serpente. Satanás não terá domínio, mas sendo destronado do seu domínio. Jesus Cristo será revelado para as nações e para Israel. As duas medidas de farinha que ainda faltam ser levedadas. A Igreja já recebeu o Mistério Escondido, Ela já se levedou. “Outra parábola lhes disse: O Reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha (As três medidas é o mesmo que os três elementos do Reino; Nações, Israel e Igreja), até que tudo esteja levedado”; (Mt 13.33). Bíblia de Estudo Pentecostal. A grande queda da Babilônia será a queda do unitarismo religioso e da sua influência, presentes na História da humanidade em todos os sentidos: empresarial, social, político, econômico e religioso. A Globalização e o Ecumenismo será a plataforma para o governo do Anticristo, sendo que a Falsa Igreja atuará na globalização religiosa. O seu objetivo será dar continuidade ao intento de Ninrode. Uma das 7 Cabeças do Grande Dragão Vermelho, os 7 Principados das Treva sempre atuou nos impérios da terra e atuará no Reinado do Anticristo. Ele terá essa mesma intenção, mas, inicialmente permitirá a influência política da Falsa Igreja. Ela aparecerá sentada sobre a Besta. Causará inveja entre os 10 reis, mas será destruída. A 1ª Besta receberá os seus poderes. “E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala. E aconteceu que, partindo eles do Oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali. E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume, por cal. E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra”; (Gn 11.1-4). Bíblia de Estudo Pentecostal.
A mulher do Livro de Apocalipse 17 é o tipo de sua Organização Eclesiástica. O nome Babilônia significa “mescla”, “confusão”. O Anticristo se aproveitará dela, mas ela será um problema para ele. Alguns dos blocos de nações não aceitarão a diplomacia, a demagogia e a liderança do Anticristo. Essas nações saberão discernir o Remanescente de Israel e quem o Anticristo realmente é. O Anticristo no início da 1ª ½ dos 7 anos; os 3. ½ três anos e meio iniciais da Grande Tribulação. Aproveitar-se-á da Igreja Apóstata Falsa, a qual terá um poder político religioso mundial. Mas no ½ do período de 7 nos, no início da 2ª ½; os 3. ½ três anos e meio finais. Ele revelará o seu caráter satânico. E não necessitará mais da Falsa Igreja, pois irá destrui-la, e tomará o seu poder, que emana de Satanás. A diferença entre a Globalização e o Ecumenismo é que a Globalização busca um ditador político e o Ecumenismo um líder religioso. Tanto um como o outro busca união. Satanás necessitará deles para a sua Atenção e Adoração. O Falso Profeta tomará o poder da Falsa Igreja que necessitou do Ecumenismo. O Anticristo será um líder sociopolítico que subjugará as nações em organização socio econômica baseada na propriedade coletiva dos meios de produção. O sistema do Ecumenismo é muito mais que uma união de igrejas, é uma poderosa plataforma para o Anticristo a 1ª Besta. Os Ecumênicos esperaram um líder e esse líder primeiro será um sistema. Depois eles entregarão o poder ao Falso Profeta a 2ª Besta. O vinho é a mescla de poder político com a religiosidade falsa. A religião e a política terão um papel importantíssimo nos acontecimentos do fim. O Comunismo é um tipo de vinho da Babilônia de Ninrode e é muito mais do que um sistema materialista e ateísta; é um sistema religioso no qual o homem é adorado e venerado. É uma arma do diabo, para facilitar a sua religião universal e o culto a Satanás. Uma preparação para que o mundo aceite uma religião universal, uma igreja mundial e ateísta, materialista e humanista, como no tempo dos Imperadores Romanos. Deus tem 2 elementos para acumular a impiedade de uma nação e de um homem: a taça e a balança. Os pecados de uma nação se acumulam em taças. As obras de um líder político, ele pesa na sua balança. Assim, Deus mostra como mede a impiedade de uma nação e as ações de um líder.
“Tornai-lhe a dar como ela vos tem dado e retribuí-lhe em dobro conforme as suas obras; no cálice em que vos deu de beber, dai-lhe a ela em dobro. Quanto ela se glorificou e em delícias esteve, foi-lhe outro tanto de tormento e pranto, porque diz em seu coração: Estou assentada como rainha, não sou viúva e não verei o pranto. Portanto, num dia virão as suas pragas: a morte, e o pranto, e a fome; e será queimada no fogo, porque é forte o Senhor Deus, que a julga. E os reis da terra, que se prostituíram com ela e viveram em delícias, a chorarão e sobre ela prantearão, quando virem a fumaça do seu incêndio. Estarão de longe pelo temor do seu tormento, dizendo: Ai! Ai daquela grande Babilônia, aquela forte cidade! Pois numa hora veio o seu juízo. E sobre ela choram e lamentam os mercadores da terra, porque ninguém mais compra as suas mercadorias: mercadorias de ouro, e de prata, e de pedras preciosas, e de pérolas, e de linho fino, e de púrpura, e de seda, e de escarlata; e toda madeira odorífera, e todo vaso de marfim, e todo vaso de madeira preciosíssima, de bronze e de ferro, e de mármore”; (Ap 18.6-12). Bíblia de Estudo Pentecostal. Em Apocalipse que Deus escolhe as taças da ira. Porque Ele dará em dobro o que Babilônia, o sistema político religioso apóstata, ofereceu aos blocos de nações e aos seus líderes na terra. Por isso, as taças serão os instrumentos de juízo. A imundícia da falsa igreja foi a sua prostituição religiosa, pois usava a religião hipocritamente para mostrar espiritualidade, mas onde ela se estabelecia havia miséria, ignorância e controle. A Falsa Igreja Ecumênica viverá dias de glória, quando as riquezas das nações serão trazidas às suas portas. “E cinamomo, e cardamomo, e perfume, e mirra, e incenso, e vinho, e azeite, e flor de farinha, e trigo, e cavalgaduras, e ovelhas; e mercadorias de cavalos, e de carros, e de corpos e de almas de homens.
E o fruto do desejo da tua alma foi-se de ti, e todas as coisas gostosas e excelentes se foram de ti, e não mais as acharás. Os mercadores destas coisas, que com elas se enriqueceram, estarão de longe, pelo temor do seu tormento, chorando, e lamentando, e dizendo: Ai! Ai daquela grande cidade, que estava vestida de linho fino, de púrpura, de escarlata, adornada com ouro e pedras preciosas e pérolas! Porque numa hora foram assoladas tantas riquezas. E todo piloto, e todo o que navega em naus, e todo marinheiro, e todos os que negociam no mar se puseram de longe. E, vendo a fumaça do seu incêndio, clamaram, dizendo: Que cidade é semelhante a esta grande cidade? E lançaram pó sobre a cabeça e clamaram, chorando, e lamentando, e dizendo: Ai! Ai daquela grande cidade, na qual todos os que tinham naus no mar se enriqueceram em razão da sua opulência! Porque numa hora foi assolada”; (Ap 18.13-19). Bíblia de Estudo Pentecostal. Os negociantes do mundo que intermediavam os grandes contratos perderão o seu grande lucro. A cidade sacerdotal mundial será destruída de uma forma espantosa e rápida. Os transportadores mundiais das mercadorias da Falsa Igreja estarão perplexos, tal será o seu domínio no comércio mundial. A influência da Falsa Igreja tornar-se-á em fumaça. “Alegra-te sobre ela, ó céu, e vós, santos apóstolos e profetas, porque já Deus julgou a vossa causa quanto a ela. E um forte anjo levantou uma pedra como uma grande mó e lançou-a no mar, dizendo: Com igual ímpeto será lançada Babilônia, aquela grande cidade, e não será jamais achada. E em ti não se ouvirá mais a voz de harpistas, e de músicos, e de flauteiros, e de trombeteiros, e nenhum artífice de arte alguma se achará mais em ti; e ruído de mó em ti se não ouvirá mais; e luz de candeia não mais luzirá em ti, e voz de esposo e de esposa não mais em ti se ouvirá; porque os teus mercadores eram os grandes da terra; porque todas as nações foram enganadas pelas tuas feitiçarias. E nela se achou o sangue dos profetas, e dos santos, e de todos os que foram mortos na terra”; (Ap 18.20-24). Bíblia de Estudo Pentecostal. A alegria da Igreja a qual já estará na Nova Jerusalém Celestial, de onde contemplará a queda da Babilônia. A destruição da sua indústria. A Falsa Igreja enganará o mundo usando a música e a arte. Para ela afluirão os melhores artistas do mundo. A opulência, a beleza e o glamour serão destruídos. Nada poderá encobrir para sempre o sangue dos mártires sacrificados sob o seu poder durante toda a História. Deus cobrará todo o sangue derramado.
OUTROS ESTUDOS QUE COMPLETAM A ESSE:
AS TRÊS BESTAM QUE SOBEM? DO MAR? DA TERRA? DO ABISMO?
AS DUAS TESTEMUNHAS? AS DUAS OLIVEIRAS?Atenciosamente.
Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.
